Pular para o conteúdo

Salmo do Dia da 23ª Semana – Ano Par

Salmo do Dia da 23ª Semana – Ano Par

Salmos do Dia da 23ª Semana

e Aclamações ao Evangelho

 Segunda à Sábado

Ano Par

 

Olá amigos!

Entenda melhor porque as vezes o salmo que você procura não está no vídeo daquela semana. Bem, os Salmos da Semana são divididos em Ano Par e Ano Ímpar.

Os vídeos no canal, começaram a ser postados no Ano Par (2020).

Agora estamos no Ano Par (2022).

Os salmos da semana, na liturgia, se repetem de acordo com o ano, por isso os vídeos são gravados com os Salmos de Segunda à Sábado, para utilizarmos nos próximos anos.

Acontece que as vezes uma data específica cai em um determinado dia da semana e aí a liturgia muda de acordo com essas datas.

 

Exemplo:

Neste ano de 2021, a Festa da Natividade de Nossa Senhora, 08/09 cai na quinta-feira da 23ª semana do Tempo Comum, então haverá um salmo diferente, específico para este dia (confira aqui salmo e repertório completo).

 

A liturgia muda a cada ano, de acordo com o calendário.

Compreende?

 

Agora que você já sabe as diferenças, vamos aos Salmos e Aclamações desta semana.

Nesta página deixarei  as letras cifradas dos Salmos da 23ª Semana do Tempo Comum, como também suas alterações (e se houver o salmo já gravado no meu canal, deixarei o link para você poder vê-lo).

As Aclamações ao Evangelho de acordo com cada dia e sugestão de REPERTÓRIO COMPLETO (Músicas para a Missa) para toda esta 23ª semana, de Segunda à Sábado.

 

Deus abençoe você, seu ministério e sua comunidade!


05/09 – 2ª feira da 23ª semana

06/09 – 3ª feira da 23ª semana

07/09 – 4ª feira da 23ª semana

08/09 – 5ª feira Festa da Natividade de Nossa Senhora

09/09 – 6ª feira da 23ª semana

10/09 – Sábado da 23ª semana


Sugestão de Repertório Completo

 

Antífona de Entrada:

Vós sois justo, Senhor, e justa é a vossa sentença; tratai o vosso servo segundo a vossa misericórdia. (Sl 118,137.124)

 

Para o CANTO  de ENTRADA temos essa opção:

 

Senhor sois justo e correto

 

Composição: Cindy Ferrarezi


Senhor sois justo e correto, em vossa sentença trata o vosso servo, com misericórdia Tende compaixão, por aqueles que o invocam 1-Escutai, ó Senhor Deus, minhas palavras atendei o meu gemido Ficai atento ao clamor da minha prece ó meu Rei e meu Senhor 2-É a vós que eu dirijo a minha prece de manhã já me escutais Desde cedo eu me preparo para vós e permaneço a vossa espera 3-Que me possa conduzir vossa justiça por causa do inimigo A minha frente aplainai vosso caminho e guiai meu caminhar 4-Por que ao justo abençoais com vosso amor e o protegeis como um escudo!



Para o ATO PENITENCIAL Tempo Comum, temos na 3ª formula a seguinte melodia:

 

SENHOR QUE SOIS O CAMINHO II

ATO PENITENCIAL – 3ª fórmula

Melodia: Cindy Ferrarezi

1-Senhor que sois o caminho que leva ao Pai, tende piedade de nós. Senhor, tende piedade de nós 2-Cristo, que sois a verdade que ilumina os povos, tende piedade de nós. Cristo, tende piedade de nós 3-Senhor, que sois a vida que renova o mundo, tende piedade de nós Senhor, tende piedade de nós


Segunda à Sábado – Ano Par

 

Caso você tenha dúvidas sobre como cantar um salmo quando tem três (3), ou cinco (5) versos, sinal da flexa (+), deixarei aqui um texto explicando.

 

2ª FEIRA

Salmo 5

Este salmo possui TRÊS estrofes, ambas com QUATRO versos.

MELODIA com 4 compassos!

Na vossa justiça guiai-me Senhor! Não sois um Deus a quem agrade a iniqüidade, * não pode o mau morar convosco; nem os ímpios poderão permanecer * perante os vossos olhos. Detestais o que pratica a iniqüidade * e destruís o mentiroso. Ó Senhor, abominais o sanguinário, * o perverso e enganador. Mas exulte de alegria todo aquele * que em vós se refugia; sob a vossa proteção se regozijem, * os que amam vosso nome!

ACLAMAÇÃO AO EVANGELHO 

EVANGELHO:
Lucas 6,6-11​

​Melodia: Cindy Ferrarezi

Aleluia, aleluia!    Minhas ovelhas escutam minha voz, eu as conheço e elas me seguem. (Jo 10,27).​

Canto de Comunhão de acordo com o Evangelho do dia: Jesus disse ao homem de mão ressequida



3ª FEIRA

Salmo – 149(150)

Este salmo possui TRÊS estrofes, ambas com QUATRO.

Sem alterações!

MELODIA com 4 compassos!

O Senhor ama seu povo de verdade. Cantai ao Senhor Deus um canto novo, * e o seu louvor na assembleia dos fiéis! Alegre-se Israel em Quem o fez, * e Sião se rejubile no seu Rei! Com danças glorifiquem o seu nome, * toquem harpa e tambor em sua honra! Porque, de fato, o Senhor ama seu povo * e coroa com vitória os seus humildes. Exultem os fiéis por sua glória, * e cantando se levantem de seus leitos, com louvores do Senhor em sua boca * Eis a glória para todos os seus santos.

ACLAMAÇÃO AO EVANGELHO 

EVANGELHO:
Lucas 6,12-19​

Aleluia, aleluia! Eu vos escolhi a fim de que deis no meio do mundo um fruto que dure.

Canto de Comunhão de acordo com o Evangelho do dia: Enviados ao mundo por Ti



4ª FEIRA

Salmo 44(45)

Este salmo possui TRÊS estrofes, ambas com QUATRO versos.

Sem alterações!

MELODIA com 4 compassos!

Escutai, minha filha, olhai, ouvi isto! Escutai, minha filha, olhai, ouvi isto: *  'Esquecei vosso povo e a casa paterna! Que o Rei se encante com vossa beleza! * Prestai-lhe homenagem: é vosso Senhor! Majestosa, a princesa real vem chegando, * vestida de ricos brocados de ouro. Em vestes vistosas ao Rei se dirige, * e as virgens amigas lhe formam cortejo. entre cantos de festa e com grande alegria, * ingressam, então, no palácio real'. Deixareis vossos pais, mas tereis muitos filhos; * fareis deles os reis soberanos da terra.

ACLAMAÇÃO AO EVANGELHO 

EVANGELHO:
Lucas 6,20-26​

Melodia: Cindy Ferrarezi

 

Aleluia, aleluia! Meus discípulos, alegrai-vos, exultai de alegria, pois grande é a recompensa que nos céus tereis um dia! (Lc 6,23).

 

Canto de Comunhão de acordo com o Evangelho do dia: Felizes os pobres, felizes os mansos



5ª FEIRA

Salmo 138(139)

Este salmo possui TRÊS estrofes, ambas com QUATRO versos. Sem alterações!

MELODIA com 4 compassos!

Conduzi-me no caminho para a vida, ó Senhor! Senhor, vós me sondais e conheceis, * sabeis quando me sento ou me levanto; de longe penetrais meus pensamentos, + percebeis quando me deito e quando eu ando, * os meus caminhos vos são todos conhecidos. Fostes vós que me formastes as entranhas, * e no seio de minha mãe vós me tecestes. Eu vos louvo e vos dou graças, ó Senhor, + porque de modo admirável me formastes! * Que prodígio e maravilha as vossas obras! Senhor, sondai-me, conhecei meu coração, * examinai-me e provai meus pensamentos! Vede bem se não estou no mau caminho, * e conduzi-me no caminho para a vida!

ACLAMAÇÃO AO EVANGELHO 

EVANGELHO:
Lucas 6,27-38​

Melodia: Cindy Ferrarezi

 

Aleluia, aleluia! Se nós nos amamos, irmãos, Deus vive unido conosco e, em nós, seu amor fica pleno! (1Jo 4,12).

 

Canto de Comunhão de acordo com o Evangelho do dia: Se amam somente quem ama vocês



6ª FEIRA

Salmo 83(84)

Atenção!

Este salmo possui 4 estrofes. 1ª,    e com 4 versos.

Já a   tem 5 versos, sendo o 1º mais longo, por isso aparece o sinal da flexa (+).

Faremos uma breve respiração.

MELODIA com 2 compassos!

Quão amável, ó Senhor, é vossa casa! Minha alma desfalece de saudades * e anseia pelos átrios do Senhor! Meu coração e minha carne rejubilam * e exultam de alegria no Deus vivo! Mesmo o pardal encontra abrigo em vossa casa, + e a andorinha ali prepara o seu ninho, * para nele seus filhotes colocar: vossos altares, ó Senhor Deus do universo! * vossos altares, ó meu Rei e meu Senhor! Felizes os que habitam vossa casa; * para sempre haverão de vos louvar! Felizes os que em vós têm sua força, * e se decidem a partir em romaria! O Senhor Deus é como um sol, é um escudo, * e largamente distribui a graça e a glória. O Senhor nunca recusa bem algum * àqueles que caminham na justiça.

 

ACLAMAÇÃO AO EVANGELHO 

EVANGELHO:
Lucas 6,39-42​

Melodia: Cindy Ferrarezi

 

Aleluia, aleluia, Aleluia, aleluia! ​ Vossa palavra é a verdade, santificai-nos na verdade! (Jo 17,17) ​

Canto de Comunhão de acordo com o Evangelho do dia: Com a trave no olho queremos limpar



SÁBADO

Salmo 115(116) 

Este salmo possui TRÊS estrofes, ambas com QUATRO versos.

MELODIA com 4 compassos!

Oferto ao Senhor um sacrifício de louvor Que poderei retribuir ao Senhor Deus* por tudo aquilo que ele fez em meu favor? Elevo o cálice da minha salvação,* invocando o nome santo do Senhor. Por isso oferto um sacrifício de louvor,* invocando o nome santo do Senhor. Vou cumprir minhas promessas ao Senhor* na presença de seu povo reunido.

 

ACLAMAÇÃO AO EVANGELHO 

EVANGELHO:
Lucas 6,43-49​

Aleluia, aleluia, aleluia Aleluia, aleluia, aleluia "Quem me ama realmente guardará minha palavra , e meu Pai o amará e a Ele nós viremos" (Jo 14,23).

 

Canto de Comunhão de acordo com o Evangelho do dia: A boa árvore não pode dar maus frutos





 

Para o CANTO da APRESENTAÇÃO das OFERENDAS temos essas opções: 

BENDITO SEJAIS

(aprenda a tocar esta música clicando aqui)

 

Melodia: Cindy Ferrarezi

 

Bendito sejais, Senhor, Deus do universo, pelo pão que recebemos de vossa bondade, fruto da terra e do trabalho humano, que agora vos apresentamos e para nós se vai tornar pão da vida. Bendito seja Deus para sempre! Bendito seja Deus para sempre! Bendito sejais, Senhor, Deus do universo, pelo vinho que recebemos de vossa bondade, fruto da videira e do trabalho humano, que agora vos apresentamos e para nós se vai tornar vinho da salvação.


Melodia para o canto do SANTO temos essas opções:  

 

SANTO – Melodia ANDRÉ J. ZAMUR  

 

SANTO – Melodia Ministério Adoração e Vida

 

SANTO, SANTO, SANTO I

 

composição: Cindy Ferrarezi

Santo, Santo, Santo Senhor Deus do universo O céu e a terra proclamam vossa glória Hosana nas alturas Hosana nas alturas Hosana, Hosana nas alturas Bendito o que vem em nome do Senhor Hosana nas alturas Hosana nas alturas Hosana, Hosana nas alturas


Santo, Santo, Santo II

L. Missal Romano

Melodia: Cindy Ferrarezi

 

Santo, Santo, Santo Senhor Deus do universo O céu e a terra proclamam vossa glória Ho sana Ho sana nas al tu- u- ras Ho sana Ho sana nas al turas Ho sana, Ho sana nas al tu- u- ras Ho sana Ho sana nas al turas Ben dito o que vem em nome do Senhor Ho sana Ho sana nas al tu- u- ras Ho sana Ho sana nas al turas Ho sana, Ho sana nas al tu- u- ras Ho sana Ho sana nas al turas


Santo, Santo, Santo III

L. Missal Romano
Melodia: Cindy Ferrarezi
Santo, Santo, Santo Senhor Deus do universo O céu e a terra proclamam a vossa glória Hosana Hosana nas alturas Hosana Hosana nas alturas Hosana Hosana nas alturas Hosana Hosana nas alturas Bendito o que vem em nome do Senhor Hosana Hosana nas alturas Hosana Hosana nas alturas


Temos essas opções de melodias para  CORDEIRO de DEUS:

Cordeiro de Deus

Cordeiro de Deus 2



Para o CANTO de COMUNHÃO temos essas opções:

Você pode seguir a Antífona da Comunhão ou o Evangelho do dia

(as sugestões  TAMBÉM estão logo abaixo da indicação do Evangelho, de cada dia)

 

Antífona da Comunhão:

Assim como a corça suspira pelas águas correntes, suspira, igualmente, minh’alma por vós, ó meu Deus! Minha alma tem sede de Deus, e deseja o Deus vivo! (Sl 41,2-3)

ou

Eu sou a luz do mundo, diz o Senhor; aquele que me segue não anda nas trevas, mas terá a luz da vida. (Jo 8,12)


 

2ª FEIRA

Jesus disse ao homem de mão ressequida

3ª FEIRA

Enviados ao mundo por Ti

4ª FEIRA

Felizes os pobres, felizes os mansos

5ª FEIRA

Se amam somente quem ama vocês

6ª FEIRA

Com a trave no olho queremos limpar

SÁBADO

A boa árvore não pode dar maus frutos

 

CANTO FINAL: À ESCOLHA