Sinal da Cruz

Olá amigos!

Trago a vocês uma melodia para o sinal da cruz, letra como rezamos, forma litúrgica.

 

“A letra dos textos litúrgicos, quando cantadas, estão da mesma forma quando se proclama/lê? Essa pergunta e fundamental para cantar de forma correta o sinal da cruz e outros cantos litúrgicos.

Em NOME do Pai, e do Filho, e do Espírito Santo. (CORRETO)

Em NOME do Pai, em NOME  do Filho, em NOME do Espírito Santo. (ERRADO)

A palavra NOME indica a substância de Deus. Ora, a substância de Deus é uma só. O Filho e o Espírito Santo têm a mesma substância do Pai. são consubstanciais ao Pai. Por isso, não se repete a palavra “nome”.

Ao cantar de forma errada propagamos uma heresia combatida pela Igreja: o TRITEÍSMO. Afirma, esta heresia, as três pessoas divinas como substâncias independentes e autônomas; seriam três princípios criadores, eternos e absolutos do universo que teriam assumido viver em comunhão.”

Texto retirado do livro do Pe. Márcio Fernando França – A música, o canto, na Liturgia Eucarística

Assista a live com o padre Márcio

Letra: Missal Romano
Melodia: Frei Luiz Prim​

Padre: Em nome do Pai e do Filho, e do Espírito Santo Povo: AAmém, Amém, AAmém, Amém, AAmém, Amém, A-mém. Padre: A graça de Nosso Senhor Jesus Cristo, o amor do Pai e a comunhão do Espírito Santo estejam convosco Povo: Bendito seja Deus, que nos reuniu no amor de Cristo
Convide o padre de sua comunidade para cantar, mas se isso não for possível, ensine ao menos a comunidade a parte da assembleia.

A participação do povo é muito importante.

No vídeo abaixo explico com detalhes. (48:12 ponto onde começo falar sobre esse assunto)