Sinal da Cruz
Olá amigos!
Trago a vocês uma melodia para o sinal da cruz, letra como rezamos, forma litúrgica.
“A letra dos textos litúrgicos, quando cantadas, estão da mesma forma quando se proclama/lê? Essa pergunta e fundamental para cantar de forma correta o sinal da cruz e outros cantos litúrgicos.
Em NOME do Pai, e do Filho, e do Espírito Santo. (CORRETO)
Em NOME do Pai, em NOME do Filho, em NOME do Espírito Santo. (ERRADO)
A palavra NOME indica a substância de Deus. Ora, a substância de Deus é uma só. O Filho e o Espírito Santo têm a mesma substância do Pai. são consubstanciais ao Pai. Por isso, não se repete a palavra “nome”.
Ao cantar de forma errada propagamos uma heresia combatida pela Igreja: o TRITEÍSMO. Afirma, esta heresia, as três pessoas divinas como substâncias independentes e autônomas; seriam três princípios criadores, eternos e absolutos do universo que teriam assumido viver em comunhão.”
Texto retirado do livro do Pe. Márcio Fernando França – A música, o canto, na Liturgia Eucarística
Assista a live completa com o padre Márcio
Letra: Missal Romano
Melodia: Frei Luiz Prim
Padre: Em
Povo:
Padre: A g
Jesus C
o amor do
do Es
es
Povo: Ben
no amor de
Convide o padre de sua comunidade para cantar, mas se isso não for possível, ensine ao menos a comunidade a parte da assembleia.
A participação do povo é muito importante.
No vídeo abaixo explico com detalhes. (48:12 ponto onde começo falar sobre esse assunto)
Precisa de Músicas para Missa, Repertório Completo? Clique aqui