Pular para o conteúdo

Salmo do Dia da 26ª Semana Tempo Comum

Salmos e Aclamações ao Evangelho

 26ª Semana do Tempo Comum

Segunda à Sábado

Ano Impar

 

Olá amigos!

Entenda melhor porque as vezes o salmo que você procura não está no vídeo daquela semana.

Bem, os Salmos da Semana são divididos em Ano Par e Ano Ímpar.

Os vídeos no canal, começaram a ser postados no Ano Par (2020).

Agora estamos gravando o Ano Ímpar (2021).

Os salmos da semana, na liturgia, se repetem de acordo com o ano, por isso os vídeos são gravados com os Salmos de Segunda à Sábado, para utilizarmos nos próximos anos.

Acontece que as vezes uma data específica cai em um determinado dia da semana e aí a liturgia muda de acordo com essas datas.

 

Exemplo:

Neste ano de 2021, a Festa Arcanjos São Miguel, São Gabriel e São Rafael, 29/09 cai na quarta-feira da 26ª semana do Tempo Comum, então haverá um salmo diferente, específico para este dia (confira aqui salmo e repertório completo).

Neste ano de 2021, a Memoria dos Santos Anjos da Guarda, 02/10 cai no sábado da 26ª semana do Tempo Comum, então haverá um salmo diferente, específico para este dia (confira aqui salmo e repertório completo).

 

 

A liturgia muda a cada ano, de acordo com o calendário.

Compreende?

Agora que você já sabe as diferenças, vamos aos Salmos e Aclamações desta semana.

Nesta página deixarei  as letras cifradas dos Salmos da 26ª Semana do Tempo Comum, como também suas alterações (e se houver o salmo já gravado no meu canal, deixarei o link para você poder vê-lo).

As Aclamações ao Evangelho de acordo com cada dia e sugestão de REPERTÓRIO COMPLETO (Músicas para a Missa) para toda esta 25ª semana, de Segunda à Sábado.

Qualquer dúvida, anote, e venha tirá-la no grupo do TELEGRAM.

 

Deus abençoe você, seu ministério e sua comunidade!

 

Sugestão de Repertório Completo

Antífona de Entrada: 

Senhor, tudo o que fizestes conosco, com razão o fizestes, pois pecamos contra vós e não obedecemos aos vossos mandamentos. Mas honrai o vosso nome, tratando-nos segundo vossa misericórdia. (Dn 3,31.29.30.43.42)

 

Para o CANTO  de ENTRADA temos essa opção:

Senhor, tu tens razão

26ª Domingo

 

Letra e Música: Reginaldo Veloso


Senhor, tu tens razão bem feito foi, bem feito foi, pois contra a ti pecamos. Mas pela tua honra misericórdia de nós, agora, a ti nós suplica-mos. 1-Quem confia no Senhor é qual monte de Sião Não tem medo, não se abala está bem firme no seu chão 2-As montanhas rodeiam a feliz Jerusalém O Senhor cerca seu povo para não temer ninguém 3-Venha a paz para o teu povo o teu povo de Israel Venha a paz para o teu povo pois tu És um Deus fiel 4-A mão dura dos malvados não esmague as criaturas Para os justos não mancharem suas mãos em aventuras
Para o ATO PENITENCIAL Tempo Comum, temos na 3ª formula a seguinte melodia:

1-Senhor que vieste salvar – Kyrie Eleison (JMJ 2013)

(vídeo, letra completa e cifrada clique aqui)

2-Senhor, que sois o caminho que leva ao Pai (Cristiane G. da Matta e Pe. Valdecir Ferreira)

(vídeo, letra completa e cifrada clique aqui)

3-Senhor que vieste salvar –  Frei Joel Postma

(vídeo, letra completa e cifrada clique aqui)

4-Senhor, viestes, não para condenar

Letra: Missal Romano
Melodia: Cindy Ferrarezi
Senhor  viestes não para condenar, mas para perdoar Tende piedade de nós Senhor, tende piedade, tende piedade tende piedade de nós Cristo que vos alegrais pelo pecador arrependido Tende piedade de nós Cristo, tende piedade, tende piedade tende piedade de nós Senhor que muito perdoais a todo aquele que muito ama Tende piedade de nós Senhor, tende piedade, tende piedade tende piedade de nós

5-Senhor que sois o caminho que leva ao Pai 

Melodia: Cindy Ferrarezi

  
1-Senhor que sois o caminho que leva ao Pai, tende piedade de nós. Kyrie, Kyrie, Kyrie eleison Kyrie, Kyrie, Kyrie eleison 2-Cristo, que sois a verdade que ilumina os povos, tende piedade de nós. Christe, Christe, Christe eleison Christe, Christe, Christe eleison 3-Senhor, que sois a vida que renova o mundo, tende piedade de nós Kyrie, Kyrie, Kyrie eleison Kyrie, Kyrie, Kyrie eleison

Segunda à Sábado – Ano Impar

 

Caso você tenha dúvidas sobre como cantar um salmo quando tem três (3), ou cinco (5) versos, sinal da flexa (+), deixarei aqui um texto explicando.

 

2ª FEIRA

Salmo 101(102)

Este salmo possui TRÊS estrofes, 1ª e 2ª  com SEIS versos, 3ª com SETE versos.

MELODIA com 4 compassos!

O Senhor edificou Jerusalém, e apareceu na sua glória! - As nações respeitarão o vosso nome, * e os reis de toda a terra, a vossa glória; - quando o Senhor reconstruir Jerusalém * e aparecer com gloriosa majestade, - ele ouvirá a oração dos oprimidos * e não desprezará a sua prece. - Para as futuras gerações se escreva isto, * e um povo novo a ser criado louve a Deus. - Ele inclinou-se de seu templo nas alturas, * e o Senhor olhou a terra do alto céu, - para os gemidos dos cativos escutar * e da morte libertar os condenados. - Assim também a geração dos vossos servos + terá casa e viverá em segurança, * e ante vós se firmará sua descendência. - Para que cantem o seu nome em Sião * e louve ao Senhor Jerusalém, - quando os povos e as nações se reunirem * e todos os impérios o servirem.

ACLAMAÇÃO AO EVANGELHO

EVANGELHO:
Lucas 9,46-50​

Melodia: Cindy Ferrarezi

 

Aleluia, aleluia! Veio o filho do homem, a fim de servir e dar sua vida em resgate por muitos (Mc 10,45).


Quem o reino de Deus não acolhe


3ª FEIRA

Salmo – 86(87)

Este salmo possui TRÊS estrofes, 1ª  com SEIS versos, 2ª  com OITO versos, 3ª com SETE versos.

MELODIA com 4 compassos!

Nós temos ouvido que Deus está convosco. - O Senhor ama a cidade * que fundou no Monte santo; - ama as portas de Sião * mais que as casas de Jacó. - Dizem coisas gloriosas * da Cidade do Senhor. - 'Lembro o Egito e Babilônia * entre os meus veneradores. - Na Filistéia ou em Tiro + ou no país da Etiópia, * este ou aquele ali nasceu. - De Sião, porém, se diz: + 'Nasceu nela todo homem; * Deus é sua segurança'. - Deus anota no seu livro, + onde inscreve os povos todos: * 'Foi ali que estes nasceram'. - E por isso todos juntos * a cantar se alegrarão; - e, dançando, exclamarão: * 'Estão em ti as nossas fontes!'

ACLAMAÇÃO AO EVANGELHO

EVANGELHO:
Lucas 9,51-56​


Melodia: Cindy Ferrarezi

 

Aleluia, aleluia! Veio o filho do homem, a fim de servir e dar sua vida em resgate por muitos (Mc 10,45).

 

Veio o Filho do Homem ao mundo

 

4ª FEIRA

Salmo 136(137)

Este salmo possui CINCO estrofes, 1ª e 4ª com CINCO versos, 2ª e 3ª  com SEIS versos.

MELODIA com 4 compassos!

Que se prenda a minha língua ao céu da boca, se de ti Jerusalém, eu me esquecer! - Junto aos rios da Babilônia + nos sentávamos chorando,* com saudades de Sião. - Nos salgueiros por ali* penduramos nossas harpas. - Pois foi lá que os opressores* nos pediram nossos cânticos; - nossos guardas exigiam* alegria na tristeza: - 'Cantai hoje para nós* algum canto de Sião!' - Como havemos de cantar + os cantares do Senhor* numa terra estrangeira? - Se de ti, Jerusalém, + algum dia eu me esquecer,* que resseque a minha mão! - Que se cole a minha língua + e se prenda ao céu da boca,* se de ti não me lembrar! - Se não for Jerusalém* minha grande alegria!

 

ACLAMAÇÃO AO EVANGELHO

EVANGELHO:
Lucas 9,57-62​​

 

Melodia: Cindy Ferrarezi

 

Aleluia, aleluia! Eu tudo considero como perda e como lixo a fim de eu ganhar Cristo e ser achado nele! (Fl 3,8s)​
 

 

Deus dos mortos não é o nosso Deus

 

5ª FEIRA

Salmo 18(19)

Este salmo possui QUATRO estrofes, ambas com QUATRO versos. Sem alterações !

MELODIA com 4 compassos!

Os ensinos do Senhor são sempre retos, alegria ao coração. - A lei do Senhor Deus é perfeita,* conforto para a alma! - O testemunho do Senhor é fiel,* sabedoria dos humildes. - Os preceitos do Senhor são precisos,* alegria ao coração. - O mandamento do Senhor é brilhante,* para os olhos é uma luz. - É puro o temor do Senhor,* imutável para sempre. - Os julgamentos do Senhor são corretos* e justos igualmente. - Mais desejáveis do que o ouro são eles,* do que o ouro refinado. Suas palavras são mais doces que o mel,* que o mel que sai dos favos.

ACLAMAÇÃO AO EVANGELHO

EVANGELHO:
Lucas 10,1-12​

 

Aleluuia, aleluuia! Convertei-vos e crede no Evangelho, pois, o Reino de Deus está chegando! (Mc 1,15).
Setenta e dois escolheu

6ª FEIRA

Salmo 78(79)

Este salmo possui QUATRO estrofes, 1ª  com SETE versos, 2ª  com NOVE versos, 3ª e 4ª com TRÊS versos.

 

MELODIA com 4 compassos!

Por vosso nome e vossa glória, libertai-nos, ó Senhor! - Invadiram vossa herança os infiéis, + profanaram, ó Senhor, o vosso templo, * Jerusalém foi reduzida a ruínas! - Lançaram aos abutres como pasto * os cadáveres dos vossos servidores; - e às feras da floresta entregaram * os corpos dos fiéis, vossos eleitos. - Derramaram o seu sangue como água + em torno das muralhas de Sião, * e não houve quem lhes desse sepultura! - Nós nos tornamos o opróbrio dos vizinhos, + um objeto de desprezo e zombaria * para os povos e àqueles que nos cercam. - Mas até quando, ó Senhor, veremos isto? + Conservareis eternamente a vossa ira? * Como fogo arderá a vossa cólera? - Não lembreis as nossas culpas do passado, + mas venha logo sobre nós vossa bondade, * pois estamos humilhados em extremo. - Ajudai-nos, nosso Deus e Salvador! + Por vosso nome e vossa glória, libertai-nos! * Por vosso nome, perdoai nossos pecados!

 

ACLAMAÇÃO AO EVANGELHO

EVANGELHO:
Lucas 10,13-16​

Melodia: Cindy Ferrarezi

Aleluia, aleluia,    aleluia,    aleluia! Oxalá ouvísseis hoje a sua voz: Não fecheis os corações como em Meriba! (Sl 94,8)

Quantas vezes, Senhor, desprezamos

 

SÁBADO

Salmo 68(69) 

Este salmo possui DUAS estrofes: 1ª  com SETE versos, 2ª com SEIS versos.

MELODIA com 4 compassos!

Nosso Deus atende a prece dos seus pobres - Humildes, vede isto e alegrai-vos: + o vosso coração reviverá, * se procurardes o Senhor continuamente! - Pois nosso Deus atende à prece dos seus pobres, * e não despreza o clamor de seus cativos. - Que céus e terra glorifiquem o Senhor * com o mar e todo ser que neles vive! - Sim, Deus virá e salvará Jerusalém, + reconstruindo as cidades de Judá, * onde os pobres morarão, sendo seus donos. - A descendência de seus servos há de herdá-las, + e os que amam o santo nome do Senhor * dentro delas fixarão sua morada!

 

ACLAMAÇÃO AO EVANGELHO

EVANGELHO:
Lucas 10,17-24​

Melodia: Cindy Ferrarezi

 

Aleluia, aleluia, aleluia! Graças te dou, ó Pai, Senhor do céu e da terra, pois, revelaste os mistérios do teu Reino aos pequeninos, escondendo-os aos doutores. (cf Mt 11,25)
 

 

Enviados ao mundo por Ti

Para o CANTO da APRESENTAÇÃO das OFERENDAS temos essas opções: 

BENDITO SEJAIS

(aprenda a tocar esta música clicando aqui)

Melodia: Cindy Ferrarezi

 

Bendito sejais, Senhor, Deus do universo,       pelo pão que recebemos de vossa bondade, fruto da terra e do trabalho humano, que agora vos apresentamos e para nós se vai tornar pão da vida. Bendito seja Deus para sempre! Bendito seja Deus para sempre! Bendito sejais, Senhor, Deus do universo,       pelo vinho que recebemos de vossa bondade, fruto da videira e do trabalho humano, que agora vos apresentamos e para nós se vai tornar vinho da salvação.

 

Melodia para o canto do SANTO temos essas opções:

Santo, Santo, Santo I

(vídeo, letra completa e cifrada clicando aqui)

 

SANTO MELODIA ANDRÉ J. ZAMUR

(vídeo, letra completa e cifrada clicando aqui)

 

Santo, Santo, Santo II

L. Missal Romano
Melodia: Cindy Ferrarezi
Santo, Santo, Santo Senhor Deus do universo     O céu e a terra proclamam vossa glória   Hosana Hosana nas altu-u-ras  Hosana Hosana nas alturas   Hosana, Hosana nas altu-u-ras Hosana Hosana nas alturas   Bendito o que vem em nome do Senhor Hosana Hosana nas altu-u-ras  Hosana Hosana nas alturas   Hosana, Hosana nas altu-u-ras Hosana Hosana nas alturas

 

Temos essas opções de melodias para  CORDEIRO de DEUS:

Cordeiro de Deus 1

(vídeo, letra completa e cifrada clicando aqui)

Cordeiro de Deus 2

(vídeo, letra completa e cifrada clicando aqui)

 

Para o CANTO de COMUNHÃO temos essas opções:

Você pode seguir a Antífona da Comunhão ou o Evangelho do dia (as sugestões  TAMBÉM estão logo abaixo da indicação do Evangelho, de cada dia)

 

Antífona da Comunhão: Lembrai-vos da promessa ao vosso servo, pela qual me cumulastes de esperança! O que me anima na aflição é uma certeza: vossa palavra me dá a vida, ó Senhor. (Sl 118,49-50) ou Nisto conhecemos o amor de Deus: Jesus deu sua vida por nós; por isso nós também devemos dar a nossa vida pelos irmãos. (1Jo 3,16)

 

2ª FEIRA

Quem o reino de Deus não acolhe

3ª FEIRA

Veio o Filho do Homem ao mundo

4ª FEIRA

Deus dos mortos não é o nosso Deus

5ª FEIRA

Setenta e dois escolheu

6ª FEIRA

Quantas vezes, Senhor, desprezamos

SÁBADO

Enviados ao mundo por Ti

 

CANTO FINAL: À ESCOLHA