Pular para o conteúdo

Salmos do Dia da 15ª Semana Tempo Comum – Par

Salmos do Dia da 15ª Semana Tempo Comum – Par

Salmos do Dia da 15ª Semana

e Aclamações ao Evangelho

 Segunda à Sábado

Ano Par

 

 

Olá amigos!

Entenda melhor porque as vezes o salmo que você procura não está no vídeo daquela semana. Bem, os Salmos da Semana são divididos em Ano Par e Ano Ímpar.

Os vídeos no canal, começaram a ser postados no Ano Par (2020).

Agora estamos no Ano Par (2022).

Os salmos da semana, na liturgia, se repetem de acordo com o ano, por isso os vídeos são gravados com os Salmos de Segunda à Sábado, para utilizarmos nos próximos anos.

Acontece que as vezes uma data específica cai em um determinado dia da semana e aí a liturgia muda de acordo com essas datas.

Exemplo:

Neste ano de 2022, a Festa de Nossa Senhora do Carmo, 16/07 cai no sábado da 15ª semana do Tempo Comum, então haverá um salmo diferente, específico para este dia (confira aqui salmo e repertório completo).

A liturgia muda a cada ano, de acordo com o calendário.

Compreende?

Agora que você já sabe as diferenças, vamos aos Salmos e Aclamações desta semana.

Nesta página deixarei  as letras cifradas dos Salmos da 15ª Semana do Tempo Comum, como também suas alterações (e se houver o salmo já gravado no meu canal, deixarei o link para você poder vê-lo).

As Aclamações ao Evangelho de acordo com cada dia e sugestão de REPERTÓRIO COMPLETO (Músicas para a Missa) para toda esta 15ª semana, de Segunda à Sábado.

 

Deus abençoe você, seu ministério e sua comunidade!


11/07 – 2ª feira São Bento (memória)

12/07 – 3ª feira da 15ª semana

13/07 – 4ª feira da 15ª semana

14/07 – 5ª feira da 15ª semana

15/07 – 6ª feira São Boaventura (memória)

16/07 – Sábado Nossa Senhora do Carmo (Festa)

 


 

 

Sugestão de Repertório Completo

 

Antífona de Entrada: Recebemos, ó Deus, a vossa misericórdia no meio do vosso templo. Vosso louvor se estenda, como o vosso nome, até os confins da terra; toda a justiça se encontra em vossas mãos (Sl 47,10s).

 

Para o CANTO  de ENTRADA temos essa opção:

 

Assim que tua glória

 

Letra: Reginaldo Veloso (refrão),

Pe. Jocy Rodrigues (estrofes)

Música: José A. de Lacerda Junior

 

Assim que a tua Glória revelar-se, Senhor, perante a história, tua fa - ce contemplarei, e  satisfeito pra sempre eu ficarei. 1. Alegrai-vos no Senhor! Quem é bom, venha louvar! Peguem logo o violão e o pandeiro pra tocar. Para ele um canto no-o-vo vamos, gente, improvisar. 2. Ele cumpre o que promete;  podem nele confiar! Ele ama o que é direito e ele sabe bem julgar. Sua palavra fez o céu, fez a terra e fez o mar. 3. Ele faz do mar um açude e governa os oceanos. Toda a terra a ele teme, mesmo os corações humanos. Tudo aquilo que ele diz não nos causa desenganos. 4. Põe abaixo os planos todos desses povos poderosos. E derruba os pensamentos dos malvados orgulhosos. Mas os planos que ele faz vão sair vitoriosos. 


Para o ATO PENITENCIAL Tempo Comum, temos na 3ª formula a seguinte melodia:

 

SENHOR QUE SOIS O CAMINHO II

ATO PENITENCIAL – 3ª fórmula

Melodia: Cindy Ferrarezi

1-Senhor que sois o caminho que leva ao Pai, tende piedade de nós. Senhor, tende piedade de nós 2-Cristo, que sois a verdade que ilumina os povos, tende piedade de nós. Cristo, tende piedade de nós 3-Senhor, que sois a vida que renova o mundo, tende piedade de nós Senhor, tende piedade de nós


Salmos e Aclamações 15ª Semana do Tempo Comum


Segunda à Sábado – Ano Par

 

 

Caso você tenha dúvidas sobre como cantar um salmo quando tem três (3), ou cinco (5) versos, sinal da flexa (+), deixarei aqui um texto explicando.

 

2ª FEIRA

Salmo 49(50)

Este salmo possui TRÊS estrofes, ambas com QUATRO versos.

Sem alterações!

MELODIA com 4 compassos!

A todo homem que procede retamente, eu mostrarei a salvação que vem de Deus. - Eu não venho censurar teus sacrifícios, * pois sempre estão perante mim teus holocaustos; - não preciso dos novilhos de tua casa * nem dos carneiros que estão nos teus rebanhos. - 'Como ousas repetir os meus preceitos * e trazer minha Aliança em tua boca? - Tu que odiaste minhas leis e meus conselhos * e deste as costas às palavras dos meus lábios! - Diante disso que fizeste, eu calarei? * Acaso pensas que eu sou igual a ti? - É disso que te acuso e repreendo * e manifesto essas coisas aos teus olhos.

 ACLAMAÇÃO AO EVANGELHO

Aleluia, aleluia,    aleluia,    aleluia! Felizes os que são perseguidos por causa da justiça do Senhor, porque o reino dos céus de ser deles! (Mt 5,10)​

EVANGELHO
Mt 10,34-11,1

É BOM ESTARMOS JUNTOS

 



3ª FEIRA

Salmo 47(48)

Este salmo possui QUATRO estrofes, ambas com QUATRO versos.

MELODIA com 4 compassos!

O Senhor estabelece sua cidade para sempre. - Grande é o Senhor e muito digno de louvores * na cidade onde ele mora; - seu Monte santo, esta colina encantadora * é a alegria do universo. - Monte Sião, no extremo norte situado, * és a mansão do grande Rei! - Deus revelou-se em suas fortes cidadelas * um refúgio poderoso. - Pois eis que os reis da terra se aliaram, * e todos juntos avançaram; - mal a viram, de pavor estremeceram, * debandaram perturbados. - Como as dores da mulher sofrendo parto, * uma angústia os invadiu; - semelhante ao vento leste impetuoso, * que despedaça as naus de Társis.​

ACLAMAÇÃO AO EVANGELHO

Aleluia, aleluia,    aleluia,    aleluia! Oxalá ouvísseis hoje a sua voz: Não fecheis os corações como em Meriba! (Sl 94,8)

EVANGELHO:
Mt 11,20-24​

O Filho do Homem virá, virá

 



4ª FEIRA

Salmo 93(94)

Este salmo possui QUATRO estrofes, ambas com QUATRO versos.

Sem alterações!

MELODIA com 4 compassos!

O Senhor não rejeita o seu povo. - Eis que oprimem, Senhor, vosso povo * e humilham a vossa herança; - estrangeiro e viúva trucidam, * e assassinam o pobre e o órfão! - Eles dizem: 'O Senhor não nos vê * e o Deus de Jacó não percebe!' - Entendei, ó estultos do povo; * insensatos, quando é que vereis? - O que fez o ouvido, não ouve? * Quem os olhos formou, não verá? - Quem educa as nações, não castiga? * Quem os homens ensina, não sabe? - O Senhor não rejeita o seu povo * e não pode esquecer sua herança: - voltarão a juízo as sentenças; * quem é reto andará na justiça.

ACLAMAÇÃO AO EVANGELHO 

Aleluia, aleluia,    aleluia,    aleluia! ​ Graças te dou, ó Pai, Senhor do céu e da terra, pois revelaste os mistérios do teu reino aos pequeninos, escondendo-os aos doutores! (Mt 11,25) ​

EVANGELHO
Mt 11,25-27​

Um cálice foi levantado

 



5ª FEIRA

Salmo 101(102)

Este salmo possui QUATRO estrofes, ambas  com SEIS versos.

Sem alterações!

MELODIA com 6 compassos!

O Senhor olhou a terra do alto céu. - Mas vós, Senhor, permaneceis eternamente, * de geração em geração sereis lembrado! - Levantai-vos, tende pena de Sião, * já é tempo de mostrar misericórdia! - Pois vossos servos têm amor aos seus escombros * e sentem compaixão de sua ruína. - As nações respeitarão o vosso nome, * e os reis de toda a terra, a vossa glória; - quando o Senhor reconstruir Jerusalém * e aparecer com gloriosa majestade, - ele ouvirá a oração dos oprimidos * e não desprezará a sua prece. - Para as futuras gerações se escreva isto, * e um povo novo a ser criado louve a Deus. - Ele inclinou-se de seu templo nas alturas, * e o Senhor olhou a terra do alto céu, - para os gemidos dos cativos escutar * e da morte libertar os condenados.

 

ACLAMAÇÃO AO EVANGELHO

Aleluia, aleluia,    aleluia,    aleluia! Vinde a mim, todos vós que estais cansados, e descanso eu vos darei, diz o Senhor (Mt 11,28).

EVANGELHO
Mt 11,28-30

A Força da Eucaristia 

 



6ª FEIRA

Isaias 38

Este salmo possui QUATRO estrofes:

1ª  com QUATRO versos.

2ª  com TRÊS versos.

3ª  com QUATRO versos.

4ª  com TRÊS versos.

MELODIA com 2 compassos!

Vós livrastes minha vida do sepulcro, a fim de eu não deixar de existir. - Eu dizia: 'É necessário que eu me vá * no apogeu de minha vida e de meus dias; - para a mansão triste dos mortos descerei, * sem viver o que me resta dos meus anos'. - Eu dizia: 'Não verei o Senhor Deus + sobre a terra dos viventes nunca mais; * nunca mais verei um homem neste mundo!' - Minha morada foi à força arrebatada, * desarmada como a tenda de um pastor. Qual tecelão, eu ia tecendo a minha vida, * mas agora foi cortada a sua trama. - O Senhor está sobre eles: eles vivem, + entre eles viverá o meu espírito. * - Tu me restabelecerás e me farás viver.

ACLAMAÇÃO AO EVANGELHO  ​


​Melodia: Cindy Ferrarezi

Aleluia, aleluia!    Minhas ovelhas escutam minha voz, eu as conheço e elas me seguem. (Jo 10,27).​

EVANGELHO:
Mt 12,1-8

 

Ó Senhor, aos doentes vieste





SÁBADO

Isaías 38

Este salmo possui QUATRO estrofes, ambas com QUATRO versos.

Sem alterações!

MELODIA com 4 compassos!

O Senhor não se esquece do clamor dos aflitos. - Ó Senhor, por que ficais assim tão longe, * e, no tempo da aflição, vos escondeis, - enquanto o pecador se ensoberbece, * o pobre sofre e cai no laço do malvado? - O ímpio se gloria em seus excessos, * blasfema o avarento e vos despreza; - em seu orgulho ele diz: 'Não há castigo! * Deus não existe!' - Só há maldade e violência em sua boca, * em sua língua, só mentira e falsidade. - Arma emboscadas nas saídas das aldeias, * mata inocentes em lugares escondidos. - Vós, porém, vedes a dor e o sofrimento, * vós olhais e tomais tudo em vossas mãos! A vós o pobre se abandona confiante, * sois dos órfãos vigilante protetor.

ACLAMAÇÃO AO EVANGELHO 

Melodia: Cindy Ferrarezi

Aleluia, aleluia!   Em Jesus Cristo, Deus reconciliou consigo mesmo a humanidade e a nós entregou esta reconciliação

EVANGELHO:
Mt 12,14-21

O Filho do Homem não veio para ser servido

 



***O VÍDEO COM A MELODIA DOS SALMOS LOGO SERÁ POSTADO



Para o CANTO da APRESENTAÇÃO das OFERENDAS temos essas opções: 

BENDITO SEJAIS

(aprenda a tocar esta música clicando aqui)

 

Melodia: Cindy Ferrarezi

 

Bendito sejais, Senhor, Deus do universo, pelo pão que recebemos de vossa bondade, fruto da terra e do trabalho humano, que agora vos apresentamos e para nós se vai tornar pão da vida. Bendito seja Deus para sempre! Bendito seja Deus para sempre! Bendito sejais, Senhor, Deus do universo, pelo vinho que recebemos de vossa bondade, fruto da videira e do trabalho humano, que agora vos apresentamos e para nós se vai tornar vinho da salvação.


Melodia para o canto do SANTO temos essas opções:  

 

SANTO – Melodia ANDRÉ J. ZAMUR  

 

SANTO – Melodia Ministério Adoração e Vida

 

SANTO, SANTO, SANTO I

 

composição: Cindy Ferrarezi

Santo, Santo, Santo Senhor Deus do universo O céu e a terra proclamam vossa glória Hosana nas alturas Hosana nas alturas Hosana, Hosana nas alturas Bendito o que vem em nome do Senhor Hosana nas alturas Hosana nas alturas Hosana, Hosana nas alturas


Santo, Santo, Santo II

L. Missal Romano

Melodia: Cindy Ferrarezi

 

Santo, Santo, Santo Senhor Deus do universo O céu e a terra proclamam vossa glória Ho sana Ho sana nas al tu- u- ras Ho sana Ho sana nas al turas Ho sana, Ho sana nas al tu- u- ras Ho sana Ho sana nas al turas Ben dito o que vem em nome do Senhor Ho sana Ho sana nas al tu- u- ras Ho sana Ho sana nas al turas Ho sana, Ho sana nas al tu- u- ras Ho sana Ho sana nas al turas


Santo, Santo, Santo III

L. Missal Romano
Melodia: Cindy Ferrarezi
Santo, Santo, Santo Senhor Deus do universo O céu e a terra proclamam a vossa glória Hosana Hosana nas alturas Hosana Hosana nas alturas Hosana Hosana nas alturas Hosana Hosana nas alturas Bendito o que vem em nome do Senhor Hosana Hosana nas alturas Hosana Hosana nas alturas


Temos essas opções de melodias para  CORDEIRO de DEUS:

Cordeiro de Deus

Cordeiro de Deus 2



 

Para o CANTO de COMUNHÃO temos essas opções:

Você pode seguir a Antífona da Comunhão ou o Evangelho do dia (as sugestões estão logo abaixo da indicação do Evangelho, de cada dia.)

 

Antífona da Comunhão: Quem come a minha carne e bebe o meu sangue permanece em mim e eu nele, diz o Senhor (Jo 6,56).​​

 

De acordo com o Evangelho do  dia

2ª FEIRA

É BOM ESTARMOS JUNTOS


3ª FEIRA

O Filho do Homem virá, virá


4ª FEIRA

Um cálice foi levantado


5ª FEIRA

A Força da Eucaristia 


6ª FEIRA

Ó Senhor, aos doentes vieste


SÁBADO

O Filho do Homem não veio para ser servido



Para o CANTO FINAL:  À ESCOLHA

 


 

 

Olá amigos!

Entenda melhor porque as vezes o salmo que você procura não está no vídeo daquela semana. Bem, os Salmos da Semana são divididos em Ano Par e Ano Ímpar.

Os vídeos no canal, começaram a ser postados no Ano Par (2020).

Agora estamos no Ano Par (2022).

Os salmos da semana, na liturgia, se repetem de acordo com o ano, por isso os vídeos são gravados com os Salmos de Segunda à Sábado, para utilizarmos nos próximos anos.

Acontece que as vezes uma data específica cai em um determinado dia da semana e aí a liturgia muda de acordo com essas datas.