Pular para o conteúdo

Salmo do Dia da 4ª Semana T. C. – Ano Par

Salmos e Aclamações ao Evangelho

 4ª Semana do Tempo Comum

Segunda à Sábado

Ano Par

 

Olá amigos!

Entenda melhor porque as vezes o salmo que você procura não está no vídeo daquela semana.

Bem, os Salmos da Semana são divididos em Ano Par e Ano Ímpar.

Os vídeos no canal, começaram a ser postados no Ano Par (2020).

Gravamos e postamos todo o Ano Ímpar (2021).

E agora em 2022 gravarei e postarei o restante do Ano Par.

Os salmos da semana, na liturgia, se repetem de acordo com o ano, por isso os vídeos são gravados com os Salmos de Segunda à Sábado, para utilizarmos nos próximos anos.

Acontece que as vezes uma data específica cai em um determinado dia da semana e aí a liturgia muda de acordo com essas datas.

 

Exemplo:

No ano de 2022, a Festa da Apresentação do Senhor, 02/02 cai na quarta-feira da 4ª semana do Tempo Comum, então haverá um salmo diferente, específico para este dia (confira aqui salmo e repertório completo).


Esta semana temos São Brás, 03/02, quinta-feira, Memória facultativa (quer dizer, as músicas permanecem as mesmas) Porém sabemos que neste dia temos a benção da garganta, então prepare essa belíssima canção: POR TUAS MÃOS Ó SÃO BRÁS


05/02 – Memória, virgem e mártir, Santa Águeda – Canto de Entrada


A liturgia muda a cada ano, de acordo com o calendário.

Compreende?

Agora que você já sabe as diferenças, vamos aos Salmos e Aclamações desta semana.

Nesta página deixarei  as letras cifradas dos Salmos da 4ª Semana do Tempo Comum, como também suas alterações (e se houver o salmo já gravado no meu canal, deixarei o link para você poder vê-lo).

As Aclamações ao Evangelho de acordo com cada dia e sugestão de REPERTÓRIO COMPLETO (Músicas para a Missa) para toda esta 4ª semana, de Segunda à Sábado.

Qualquer dúvida, anote, e venha tirá-la no grupo do TELEGRAM.

 

Deus abençoe você, seu ministério e sua comunidade!

 

Sugestão de Repertório Completo

 

ANTÍFONA DE ENTRADA: Salvai-nos, Senhor nosso Deus, reuni vossos filhos dispersos pelo mundo, para que celebremos o vosso santo nome e nos gloriemos em seu louvor. (Sl 105, 47)



ENTRADA:

Ó SENHOR SALVA TEUS FILHOS

(mesma melodia do domingo anterior, muda somente a letra do refrão. Gravei esse áudio para facilitar os estudos. Vídeo abaixo)

Letra e Música: Pe. Ney Brasil Pereira

Ó Senhor salva teus filhos e reúne os espalhados para que te celebremos nós, em ti, glorificados. 1. Venham todos, com alegria,  aclamar nosso Senhor,  caminhando ao seu encontro,  proclamando seu louvor.  Ele é o Rei dos reis   e dos deuses o maior. 2. Tudo é dele: abismos, montes,   mar e terra ele formou. De joelhos adoremos este Deus que nos criou, pois nós somos seu rebanho  e Ele é nosso Pastor. 3. Ninguém feche o coração, escutemos sua voz. Não sejamos tão ingratos,  tal e qual nossos avós. Mereçamos o que Ele tem guardado para nós. 4. Glória ao Pai que nos acolhe e a seu Filho Salvador.  Igualmente, demos glória  ao Espírito de Amor.  Hoje e sempre, eternamente,  cantaremos seu louvor.
Para o ATO PENITENCIAL Tempo Comum, temos na 3ª formula a seguinte melodia:

1-Senhor que vieste salvar – Kyrie Eleison (JMJ 2013)

(vídeo, letra completa e cifrada clique aqui)


2-Senhor, que sois o caminho que leva ao Pai (Cristiane G. da Matta e Pe. Valdecir Ferreira)

(vídeo, letra completa e cifrada clique aqui)


3-Senhor que vieste salvar –  Frei Joel Postma

(vídeo, letra completa e cifrada clique aqui)


4-Senhor, viestes, não para condenar

Letra: Missal Romano
Melodia: Cindy Ferrarezi
Senhor  viestes não para condenar, mas para perdoar Tende piedade de nós Senhor, tende piedade, tende piedade tende piedade de nós Cristo que vos alegrais pelo pecador arrependido Tende piedade de nós Cristo, tende piedade, tende piedade tende piedade de nós Senhor que muito perdoais a todo aquele que muito ama Tende piedade de nós Senhor, tende piedade, tende piedade tende piedade de nós

5-Senhor que sois o caminho que leva ao Pai 

Melodia: Cindy Ferrarezi

  
1-Senhor que sois o caminho que leva ao Pai, tende piedade de nós. Kyrie, Kyrie, Kyrie eleison Kyrie, Kyrie, Kyrie eleison 2-Cristo, que sois a verdade que ilumina os povos, tende piedade de nós. Christe, Christe, Christe eleison Christe, Christe, Christe eleison 3-Senhor, que sois a vida que renova o mundo, tende piedade de nós Kyrie, Kyrie, Kyrie eleison Kyrie, Kyrie, Kyrie eleison

___________________________________________________________________________________________________________________

Segunda à Sábado – Ano Par

 

Caso você tenha dúvidas sobre como cantar um salmo quando tem três (3), ou cinco (5) versos, sinal da flexa (+), deixarei aqui um texto explicando.

 

2ª FEIRA

Salmo 3

Este salmo possui TRÊS estrofes, ambas com QUATRO versos!

MELODIA com 4 compassos

Levantai-vos, ó Senhor, vinde salvar-me! - Quão numerosos, ó Senhor, os que me atacam; * quanta gente se levanta contra mim! - Muitos dizem, comentando a meu respeito: * 'Ele não acha a salvação junto de Deus!' - Mas sois vós o meu escudo protetor, * a minha glória que levanta minha cabeça! - Quando eu chamei em alta voz pelo Senhor, * do Monte santo ele me ouviu e respondeu. - Eu me deito e adormeço bem tranqüilo; * acordo em paz, pois o Senhor é meu sustento. - Não terei medo de milhares que me cerquem * e furiosos se levantem contra mim.

ACLAMAÇÃO AO EVANGELHO

EVANGELHO:

Marcos 5,1-20

Melodia: Cindy Ferrarezi

Aleluuia, aleluuia!  Um grande profeta surgiu, surgiu entre nós e Deus visitou o seu povo, aleluia!
___________________________________________________________________________________________________________________ Canto de Comunhão Vem Senhor, vem curar nossos males

 

3ª FEIRA

Salmo 85(86)

Este salmo possui TRÊS estrofes, 1ª com CINCO versos, 2ª e 3ª com QUATRO versos.

MELODIA com 4 compassos!

Inclinai vosso ouvido, ó Senhor, e respondei-me! - Inclinai, ó Senhor, vosso ouvido, * escutai, pois sou pobre e infeliz! = Protegei-me, que sou vosso amigo, + e salvai vosso servo, meu Deus, * que espera e confia em vós! - Piedade de mim, ó Senhor, * porque clamo por vós todo o dia! - Animai e alegrai vosso servo, * pois a vós eu elevo a minh'alma. - Ó Senhor, vós sois bom e clemente, * sois perdão para quem vos invoca. - Escutai, ó Senhor, minha prece, * o lamento da minha oração!

ACLAMAÇÃO AO EVANGELHO

EVANGELHO:
Marcos 5,21-43

Melodia: Cindy Ferrarezi


Aleluuia, aleluuia! O Cristo tomou sobre si nossas dores carregou em seu corpo nossas fraquezas.
___________________________________________________________________________________________________________________ Canto de Comunhão
Quantos mortos, na estrada da vida

4ª FEIRA

Salmo 31(32) 

Este salmo possui QUATRO estrofes, 1ª com CINCO versos, 2ª, 3ª e 4ª com QUATRO versos

MELODIA com 4 compassos!

Perdoai-me, Senhor, meu pecado! - Feliz o homem que foi perdoado * e cuja falta já foi encoberta! = Feliz o homem a quem o Senhor + não olha mais como sendo culpado, * e em cuja alma não há falsidade! - Eu confessei, afinal, meu pecado, * e minha falta vos fiz conhecer. - Disse: 'Eu irei confessar meu pecado!' * E perdoastes, Senhor, minha falta. - Todo fiel pode, assim, invocar-vos, * durante o tempo da angústia e aflição, - porque, ainda que irrompam as águas, * não poderão atingi-lo jamais. - Sois para mim proteção e refúgio; * na minha angústia me haveis de salvar, - e envolvereis a minha alma no gozo * da salvação que me vem só de vós.

 

ACLAMAÇÃO AO EVANGELHO

EVANGELHO:
Marcos 6,1-6

Melodia: Cindy Ferrarezi


Aleluuia, aleluuia! Minhas ovelhas escutam minha voz eu as conheço e elas me seguem.

 


Canto de Comunhão

Quantas vezes, Senhor, desprezamos


5ª FEIRA

1 Crônicas 29,10

Este salmo possui TRÊS estrofes, 1ª com TRÊS versos,

2ª com CINCO versos,  3ª com TRÊS versos.

MELODIA com 2 compassos!

Dominais todos os povos, ó Senhor. = Bendito sejais vós, ó Senhor Deus, + Senhor Deus de Israel, o nosso pai. * desde sempre e por toda a eternidade! - A Vós pertencem a grandeza e o poder * toda a glória, esplendor e majestade, = A vós, Senhor, também pertence a realeza, + pois sobre a terra, como rei, vos elevais! * Toda glória e riqueza vêm de vós! = Sois o Senhor e dominais o universo, + em vossa mão se encontra a força e o poder, * em vossa mão tudo se afirma e tudo cresce!

 

ACLAMAÇÃO AO EVANGELHO

EVANGELHO:
Marcos 6,7-13

 

Melodia: Cindy Ferrarezi

Aleluuia, aleluuia! Convertei-vos e crede no Evangelho, pois, o Reino de Deus está chegando!
_________________________________________________________________________________________________________________ Canto de Comunhão 

Canto de Comunhão

Enviados ao mundo por Ti


6ª FEIRA

Salmo 17(18)

Este salmo possui TRÊS estrofes, 1ª e 2ª com QUATRO versos,

3ª com TRÊS versos.

MELODIA com 2 compassos!

Louvado seja Deus, meu Salvador! - São perfeitos os caminhos do Senhor, * sua palavra é provada pelo fogo; - nosso Deus é um escudo poderoso * para aqueles que a ele se confiam. - Viva o Senhor! Bendito seja o meu Rochedo! * E louvado seja Deus, meu Salvador! - Por isso, entre as nações, vos louvarei, * cantarei salmos, ó Senhor, ao vosso nome. = Concedeis ao vosso rei grandes vitórias + e mostrais misericórdia ao vosso Ungido, * a Davi e à sua casa para sempre

EVANGELHO:

Marcos 6,14-29

Melodia: Cindy Ferrarezi

Aleluuia, aleluuia! Felizes os que observam a Palavra do Senhor de reto coração e que produzem muitos frutos, até o fim perseverantes!
___________________________________________

Canto de Comunhão

Quem nos separará?


SÁBADO

Salmo 118(119)

Este salmo possui SEIS estrofes, ambas com DOIS versos.

MELODIA com 2 compassos!

Ó Senhor, ensinai-me os vossos mandamentos! - Como um jovem poderá ter vida pura? * Observando, ó Senhor, vossa palavra. - De todo o coração eu vos procuro, * não deixeis que eu abandone a vossa lei! - Conservei no coração vossas palavras, * a fim de eu não peque contra vós. - Ó Senhor, vós sois bendito para sempre; * os vossos mandamentos ensinai-me! - Com meus lábios, ó Senhor, eu enumero * os decretos que ditou a vossa boca. - Seguindo vossa lei me rejubilo * muito mais do que em todas as riquezas.

ACLAMAÇÃO AO EVANGELHO

EVANGELHO:

Marcos  6,30-34

Melodia: Cindy Ferrarezi

(igual 4ª feira)

Aleluuia, aleluuia! Minhas ovelhas escutam minha voz eu as conheço e elas me seguem.
___________________________________________________________________________________________________________________

Canto de Comunhão

Como ovelhas que vão sem pastor




Para o CANTO da APRESENTAÇÃO das OFERENDAS temos essas opções: 

BENDITO SEJAIS

(aprenda a tocar esta música clicando aqui)

 

Melodia: Cindy Ferrarezi

 

Bendito sejais, Senhor, Deus do universo,       pelo pão que recebemos de vossa bondade, fruto da terra e do trabalho humano, que agora vos apresentamos e para nós se vai tornar pão da vida. Bendito seja Deus para sempre! Bendito seja Deus para sempre! Bendito sejais, Senhor, Deus do universo,       pelo vinho que recebemos de vossa bondade, fruto da videira e do trabalho humano, que agora vos apresentamos e para nós se vai tornar vinho da salvação.

Melodia para o canto do SANTO temos essas opções:

Santo, Santo, Santo I

(vídeo, letra completa e cifrada clicando aqui)


SANTO MELODIA ANDRÉ J. ZAMUR

(vídeo, letra completa e cifrada clicando aqui)


 

Santo, Santo, Santo II

L. Missal Romano

Melodia: Cindy Ferrarezi

Santo, Santo, Santo Senhor Deus do universo     O céu e a terra proclamam vossa glória   Hosana Hosana nas altu-u-ras  Hosana Hosana nas alturas   Hosana, Hosana nas altu-u-ras Hosana Hosana nas alturas   Bendito o que vem em nome do Senhor Hosana Hosana nas altu-u-ras  Hosana Hosana nas alturas   Hosana, Hosana nas altu-u-ras Hosana Hosana nas alturas

Temos essas opções de melodias para  CORDEIRO de DEUS:

Cordeiro de Deus 1

(vídeo, letra completa e cifrada clicando aqui)


Cordeiro de Deus 2

(vídeo, letra completa e cifrada clicando aqui)


Para o CANTO de COMUNHÃO temos essas opções:

Você pode seguir a Antífona da Comunhão ou o Evangelho do dia (as sugestões  TAMBÉM estão logo abaixo da indicação do Evangelho, de cada dia)

 


Antífona da Comunhão: Mostrai serena a vossa face ao vosso servo e salvai-me pela vossa compaixão! (Sl 30) ou Bem-aventurados os que tem coração de pobre, porque deles é o Reino dos céus. Bem-aventurados os mansos, porque eles possuirão a terra. (Mt 5,3-4)

Sugestão de acordo com a Antífona

Felizes os pobres, felizes os mansos

 

2ª FEIRA

Vem Senhor, vem curar nossos males

3ª FEIRA

Quantos mortos, na estrada da vida

4ª FEIRA

Quantas vezes, Senhor, desprezamos

5ª FEIRA

Enviados ao mundo por Ti

6ª FEIRA

Quem nos separará? 

SÁBADO

Como ovelhas que vão sem pastor

 

CANTO FINAL: À ESCOLHA