Pular para o conteúdo

Salmo do Dia da 15ª Semana Tempo Comum

Salmo do Dia da 15ª Semana Tempo Comum

image_pdfPDF (somente letra)

Salmos e Aclamações ao Evangelho

 15ª Semana do Tempo Comum

Segunda à Sábado

Ano Impar

 

Olá amigos!

Entenda melhor porque as vezes o salmo que você procura não está no vídeo daquela semana.

Bem, os Salmos da Semana são divididos em Ano Par e Ano Ímpar.

Os vídeos no canal, começaram a ser postados no Ano Par (2020).

Agora estamos gravando o Ano Ímpar (2021).

Os salmos da semana, na liturgia, se repetem de acordo com o ano, por isso os vídeos são gravados com os Salmos de Segunda à Sábado, para utilizarmos nos próximos anos.

Acontece que as vezes uma data específica cai em um determinado dia da semana e aí a liturgia muda de acordo com essas datas.

Exemplo:

Neste ano de 2021, a Festa de Nossa Senhora do Carmo, 16/07 cai na sexta-feira da 15ª semana do Tempo Comum, então haverá um salmo diferente, específico para este dia (confira aqui salmo e repertório completo).

A liturgia muda a cada ano, de acordo com o calendário.

Compreende?

Agora que você já sabe as diferenças, vamos aos Salmos e Aclamações desta semana.

Nesta página deixarei  as letras cifradas dos Salmos da 15ª Semana do Tempo Comum, como também suas alterações (e se houver o salmo já gravado no meu canal, deixarei o link para você poder vê-lo).

As Aclamações ao Evangelho de acordo com cada dia e sugestão de REPERTÓRIO COMPLETO (Músicas para a Missa) para toda esta 15ª semana, de Segunda à Sábado.

Qualquer dúvida, anote, e venha tirá-la no grupo do TELEGRAM.

 

Deus abençoe você, seu ministério e sua comunidade!

 

Sugestão de Repertório Completo

 

Antífona de Entrada: Recebemos, ó Deus, a vossa misericórdia no meio do vosso templo. Vosso louvor se estenda, como o vosso nome, até os confins da terra; toda a justiça se encontra em vossas mãos (Sl 47,10s).

 

Para o CANTO  de ENTRADA temos essa opção:

 

Assim que tua glória

 

Letra: Reginaldo Veloso (refrão),

Pe. Jocy Rodrigues (estrofes)

Música: José A. de Lacerda Junior

 

Assim que a tua Glória revelar-se, Senhor, perante a história, tua fa - ce contemplarei, e  satisfeito pra sempre eu ficarei. 1. Alegrai-vos no Senhor! Quem é bom, venha louvar! Peguem logo o violão e o pandeiro pra tocar. Para ele um canto no-o-vo vamos, gente, improvisar. 2. Ele cumpre o que promete;  podem nele confiar! Ele ama o que é direito e ele sabe bem julgar. Sua palavra fez o céu, fez a terra e fez o mar. 3. Ele faz do mar um açude e governa os oceanos. Toda a terra a ele teme, mesmo os corações humanos. Tudo aquilo que ele diz não nos causa desenganos. 4. Põe abaixo os planos todos desses povos poderosos. E derruba os pensamentos dos malvados orgulhosos. Mas os planos que ele faz vão sair vitoriosos. 


Para o ATO PENITENCIAL Tempo Comum, temos na 3ª formula a seguinte melodia:

 

SENHOR QUE SOIS O CAMINHO II

ATO PENITENCIAL – 3ª fórmula

Melodia: Cindy Ferrarezi

1-Senhor que sois o caminho que leva ao Pai, tende piedade de nós. Senhor, tende piedade de nós 2-Cristo, que sois a verdade que ilumina os povos, tende piedade de nós. Cristo, tende piedade de nós 3-Senhor, que sois a vida que renova o mundo, tende piedade de nós Senhor, tende piedade de nós


Salmos e Aclamações 15ª Semana do Tempo Comum


Segunda à Sábado – Ano Impar

Caso você tenha dúvidas sobre como cantar um salmo quando tem três (3), ou cinco (5) versos, sinal da flexa (+), deixarei aqui um texto explicando.

 

2ª FEIRA

Salmo 123(124)

Este salmo possui TRÊS estrofes, ambas com SEIS versos. Sem alterações!

MELODIA com 4 compassos!

Nosso auxílio está no nome do Senhor. - Se o Senhor não estivesse ao nosso lado, * que o diga Israel neste momento; - se o Senhor não estivesse ao nosso lado, * quando os homens investiram contra nós, - com certeza nos teriam devorado * no furor de sua ira contra nós. - Então as águas nos teriam submergido, * a correnteza nos teria arrastado, - e então, por sobre nós teriam passado * essas águas sempre mais impetuosas. - Bendito seja o Senhor, que não deixou * cairmos como presa de seus dentes! - Nossa alma como um pássaro escapou * do laço que lhe armara o caçador; - o laço arrebentou-se de repente, * e assim nós conseguimos libertar-nos. - O nosso auxílio está no nome do Senhor, * do Senhor que fez o céu e fez a terra!​

 ACLAMAÇÃO AO EVANGELHO

Aleluia, aleluia,    aleluia,    aleluia! Felizes os que são perseguidos por causa da justiça do Senhor, porque o reino dos céus de ser deles! (Mt 5,10)​

EVANGELHO
Mt 10,34-11,1

É BOM ESTARMOS JUNTOS

 



3ª FEIRA

Salmo 68(69)

Este salmo possui QUATRO estrofes, 1ª , 2ª e 3ª com quatro versos e  5ª com CINCO versos. Atenção ao sinal da flexa! Dúvidas clique aqui!

MELODIA com 4 compassos!

Humildes, procurai o Senhor Deus, e o vosso coração reviverá. - Na lama do abismo eu me afundo * e não encontro um apoio para os pés. - Nestas águas muito fundas vim cair, * e as ondas já começam a cobrir-me! - Por isso elevo para vós minha oração, * neste tempo favorável, Senhor Deus! - Respondei-me pelo vosso imenso amor, * pela vossa salvação que nunca falha! - Pobre de mim, sou infeliz e sofredor! * Que vosso auxílio me levante, Senhor Deus! - Cantando eu louvarei o vosso nome * e agradecido exultarei de alegria! - Humildes, vede isto e alegrai-vos: + o vosso coração reviverá, * se procurardes o Senhor continuamente! - Pois nosso Deus atende à prece dos seus pobres, * e não despreza o clamor de seus cativos.

ACLAMAÇÃO AO EVANGELHO

Aleluia, aleluia,    aleluia,    aleluia! Oxalá ouvísseis hoje a sua voz: Não fecheis os corações como em Meriba! (Sl 94,8)

EVANGELHO:
Mt 11,20-24​

O Filho do Homem virá, virá

 



4ª FEIRA

Salmo 102(103)

Este salmo possui TRÊS estrofes, ambas com QUATRO versos. Sem alterações!

MELODIA com 4 compassos!

O Senhor é indulgente, é favorável. -Bendize, ó minha alma, ao Senhor, * e todo o meu ser, seu santo nome! - Bendize, ó minha alma, ao Senhor, * não te esqueças de nenhum de seus favores! - Pois ele te perdoa toda culpa,* e cura toda a tua enfermidade; - da sepultura ele salva a tua vida* e te cerca de carinho e compaixão. - O Senhor realiza obras de justiça * e garante o direito aos oprimidos; - revelou os seus caminhos a Moisés, * e aos filhos de Israel, seus grandes feitos.

ACLAMAÇÃO AO EVANGELHO 

Aleluia, aleluia,    aleluia,    aleluia! ​ Graças te dou, ó Pai, Senhor do céu e da terra, pois revelaste os mistérios do teu reino aos pequeninos, escondendo-os aos doutores! (Mt 11,25) ​

EVANGELHO
Mt 11,25-27​

Um cálice foi levantado

 



5ª FEIRA

Salmo 104(105)

Este salmo possui QUATRO estrofes, ambas  com QUATRO versos. Sem alterações!

MELODIA com 4 compassos!

O Senhor se lembra sempre da Aliança. - Dai graças ao Senhor, gritai seu nome, * anunciai entre as nações seus grandes feitos! - Lembrai as maravilhas que ele fez, * seus prodígios e as palavras de seus lábios! - Ele sempre se recorda da Aliança, * promulgada a incontáveis gerações; - da Aliança que ele fez com Abraão, * e do seu santo juramento a Isaac. - Deus deu um grande crescimento a seu povo * e o fez mais forte que os próprios opressores. - Ele mudou seus corações para odiá-lo, * e trataram com má-fé seus servidores. - Então mandou Moisés, seu mensageiro, * e igualmente Aarão, seu escolhido; - por meio deles realizou muitos prodígios * e, na terra do Egito, maravilhas.

 

ACLAMAÇÃO AO EVANGELHO

Aleluia, aleluia,    aleluia,    aleluia! Vinde a mim, todos vós que estais cansados, e descanso eu vos darei, diz o Senhor (Mt 11,28).

EVANGELHO
Mt 11,28-30

A Força da Eucaristia 

 



6ª FEIRA

Salmo 115(116)

Este salmo possui TRÊS estrofes, ambas com QUATRO versos. Sem alterações !

MELODIA com 4 compassos!

Elevo o cálice da minha salvação, invocando o nome santo do Senhor. - Que poderei retribuir ao Senhor Deus* por tudo aquilo que ele fez em meu favor? - Elevo o cálice da minha salvação,* invocando o nome santo do Senhor. - É sentida por demais pelo Senhor* a morte de seus santos, seus amigos. - Eis que sou o vosso servo, ó Senhor* mas me quebrastes os grilhões da escravidão! - Por isso oferto um sacrifício de louvor,* invocando o nome santo do Senhor. - Vou cumprir minhas promessas ao Senhor* na presença de seu povo reunido. 

ACLAMAÇÃO AO EVANGELHO  ​


​Melodia: Cindy Ferrarezi

Aleluia, aleluia!    Minhas ovelhas escutam minha voz, eu as conheço e elas me seguem. (Jo 10,27).​

EVANGELHO:
Mt 12,1-8

 

Ó Senhor, aos doentes vieste





SÁBADO

Salmo 135(136)

Este salmo possui TRÊS estrofes, ambas com SEIS versos. Sem alterações!

MELODIA com 4 compassos!

.E-terna é a sua misericórdia. - Demos graças ao Senhor, porque ele é bom: * Porque eterno é seu amor! - De nós, seu povo, humilhado, recordou-se: * Porque eterno é seu amor! - De nossos inimigos libertou-nos: * Porque eterno é seu amor! - Ele feriu os primogênitos do Egito * Porque eterno é seu amor! - E tirou do meio deles Israel: * Porque eterno é seu amor! - Com mão forte e com braço estendido: * Porque eterno é seu amor! - Ele cortou o Mar Vermelho em duas partes: * Porque eterno é o seu amor! - Fez passar no meio dele Israel: * Porque eterno é o seu amor! - E afogou o Faraó com suas tropas: * Porque eterno é seu amor!

ACLAMAÇÃO AO EVANGELHO 

Melodia: Cindy Ferrarezi

Aleluia, aleluia!   Em Jesus Cristo, Deus reconciliou consigo mesmo a humanidade e a nós entregou esta reconciliação

EVANGELHO:
Mt 12,14-21

O Filho do Homem não veio para ser servido

 





Para o CANTO da APRESENTAÇÃO das OFERENDAS temos essas opções: 

BENDITO SEJAIS

(aprenda a tocar esta música clicando aqui)

 

Melodia: Cindy Ferrarezi

 

Bendito sejais, Senhor, Deus do universo, pelo pão que recebemos de vossa bondade, fruto da terra e do trabalho humano, que agora vos apresentamos e para nós se vai tornar pão da vida. Bendito seja Deus para sempre! Bendito seja Deus para sempre! Bendito sejais, Senhor, Deus do universo, pelo vinho que recebemos de vossa bondade, fruto da videira e do trabalho humano, que agora vos apresentamos e para nós se vai tornar vinho da salvação.


Melodia para o canto do SANTO temos essas opções:  

 

SANTO – Melodia ANDRÉ J. ZAMUR  

 

SANTO – Melodia Ministério Adoração e Vida

 

SANTO, SANTO, SANTO I

 

composição: Cindy Ferrarezi

Santo, Santo, Santo Senhor Deus do universo O céu e a terra proclamam vossa glória Hosana nas alturas Hosana nas alturas Hosana, Hosana nas alturas Bendito o que vem em nome do Senhor Hosana nas alturas Hosana nas alturas Hosana, Hosana nas alturas


Santo, Santo, Santo II

L. Missal Romano

Melodia: Cindy Ferrarezi

 

Santo, Santo, Santo Senhor Deus do universo O céu e a terra proclamam vossa glória Ho sana Ho sana nas al tu- u- ras Ho sana Ho sana nas al turas Ho sana, Ho sana nas al tu- u- ras Ho sana Ho sana nas al turas Ben dito o que vem em nome do Senhor Ho sana Ho sana nas al tu- u- ras Ho sana Ho sana nas al turas Ho sana, Ho sana nas al tu- u- ras Ho sana Ho sana nas al turas


Santo, Santo, Santo III

L. Missal Romano
Melodia: Cindy Ferrarezi
Santo, Santo, Santo Senhor Deus do universo O céu e a terra proclamam a vossa glória Hosana Hosana nas alturas Hosana Hosana nas alturas Hosana Hosana nas alturas Hosana Hosana nas alturas Bendito o que vem em nome do Senhor Hosana Hosana nas alturas Hosana Hosana nas alturas


Temos essas opções de melodias para  CORDEIRO de DEUS:

Cordeiro de Deus

Cordeiro de Deus 2



 

Para o CANTO de COMUNHÃO temos essas opções:

Você pode seguir a Antífona da Comunhão ou o Evangelho do dia (as sugestões estão logo abaixo da indicação do Evangelho, de cada dia.)

 

Antífona da Comunhão: Quem come a minha carne e bebe o meu sangue permanece em mim e eu nele, diz o Senhor (Jo 6,56).​​

 

De acordo com o Evangelho do  dia

2ª FEIRA

É BOM ESTARMOS JUNTOS


3ª FEIRA

O Filho do Homem virá, virá


4ª FEIRA

Um cálice foi levantado


5ª FEIRA

A Força da Eucaristia 


6ª FEIRA

Ó Senhor, aos doentes vieste


SÁBADO

O Filho do Homem não veio para ser servido



Para o CANTO FINAL:  À ESCOLHA