Pular para o conteúdo

SALMOS DO DIA DA 28ª SEMANA

SALMOS DO DIA DA 28ª SEMANA

image_pdfPDF (somente letra)

Salmos e Aclamações ao Evangelho

 28ª Semana do Tempo Comum

Segunda à Sábado

Ano Par

 

Olá amigos!

Entenda melhor porque as vezes o salmo que você procura não está no vídeo daquela semana.

Bem, os Salmos da Semana são divididos em Ano Par e Ano Ímpar.

Os salmos da semana, na liturgia, se repetem de acordo com o ano, por isso os vídeos são gravados com os Salmos de Segunda à Sábado, para utilizarmos nos próximos anos.

Acontece que as vezes uma data específica cai em um determinado dia da semana e aí a liturgia muda de acordo com essas datas.

Exemplo:

 

Neste ano de 2022, a Solenidade Nossa Senhora Aparecida, 12/10 cai na quarta-feira da 28ª semana do Tempo Comum, então haverá um salmo diferente, específico para este dia (confira aqui salmo e repertório completo).

 

 

A liturgia muda a cada ano, de acordo com o calendário.

Compreende?

Agora que você já sabe as diferenças, vamos aos Salmos e Aclamações desta semana.

Nesta página deixarei  as letras cifradas dos Salmos da 28ª Semana do Tempo Comum, como também suas alterações (e se houver o salmo já gravado no meu canal, deixarei o link para você poder vê-lo).

As Aclamações ao Evangelho de acordo com cada dia e sugestão de REPERTÓRIO COMPLETO (Músicas para a Missa) para toda esta 28ª semana, de Segunda à Sábado.

Qualquer dúvida, anote, e venha tirá-la no grupo do TELEGRAM.

 

Deus abençoe você, seu ministério e sua comunidade!


10/10 – 2ª feira da 28ª semana

11/10 – 3ª feira da 28ª semana

12/10 – 4ª feira Solenidade Nossa Senhora Aparecida

13/10 – 5ª feira da 28ª semana

14/10 – 6ª feira da 28ª semana

15/10 – Sábado Santa Teresa de Jesus, virgem e doutora da Igreja, Memória


Sugestão de Repertório Completo

 

Antífona de Entrada: Senhor, se levardes em conta as nossas faltas, quem poderá subsistir? Mas em vós encontra-se o perdão, Deus de Israel. (Sl 129, 3-4)

 

 

Para o CANTO  de ENTRADA temos essa opção:

 

Senhor, se as faltas apontas

28ª Semana

 

Letra e Música: Joaquim Fonseca de Souza

Senhor, se as faltas apontas, quem viverá, quem viverá, quem viverá? Mas tu, ó Deus, tu nos perdoas . 1. Que se abram teus ouvidos ao clamor dos meus pedidos! Se dos erros vais lembrar, quem, Senhor, vai aguentar? Porque há em ti perdão, todos te respeitarão! 2. No Senhor minh'alma espera; eu confio em sua palavra. O vigia espera o sol, eu espero o meu Senhor. Seu amor, sua piedade nos libertam da maldade! 3. Ao bondoso Pai cantemos, a Jesus nos confiemos! No Espírito cantemos, uns aos outros consolemos. Ao Deus vivo celebremos e um louvor, contritos, demos!


Senhor, viestes, não para condenar

 

Letra: Missal Romano

Melodia: Cindy Ferrarezi
Senhor  viestes não para condenar, mas para perdoar Tende piedade de nós Senhor, tende piedade, tende piedade tende piedade de nós Cristo que vos alegrais pelo pecador arrependido Tende piedade de nós Cristo, tende piedade, tende piedade tende piedade de nós Senhor que muito perdoais a todo aquele que muito ama Tende piedade de nós Senhor, tende piedade, tende piedade tende piedade de nós


SENHOR QUE SOIS O CAMINHO II

ATO PENITENCIAL – 3ª fórmula

Melodia: Cindy Ferrarezi

1-Senhor que sois o caminho que leva ao Pai, tende piedade de nós. Senhor, tende piedade de nós 2-Cristo, que sois a verdade que ilumina os povos, tende piedade de nós. Cristo, tende piedade de nós 3-Senhor, que sois a vida que renova o mundo, tende piedade de nós Senhor, tende piedade de nós


Segunda à Sábado – Ano Impar

 

Caso você tenha dúvidas sobre como cantar um salmo quando tem três (3), ou cinco (5) versos, sinal da flexa (+), deixarei aqui um texto explicando.

2ª FEIRA

Salmo 112(113)

Este salmo possui TRÊS estrofes, ambas com QUATRO versos.

MELODIA com 4 compassos!

Bendito seja o nome do Senhor, agora e para sempre! - Louvai, louvai, ó servos do Senhor, * louvai, louvai o nome do Senhor! - Bendito seja o nome do Senhor, * agora e por toda a eternidade! - Do nascer do sol até o seu ocaso, * louvado seja o nome do Senhor! - O Senhor está acima das nações, * sua glória vai além dos altos céus. - Quem pode comparar-se ao nosso Deus, + que se inclina para olhar o céu e a terra? - Levanta da poeira o indigente * e do lixo ele retira o pobrezinho.

ACLAMAÇÃO AO EVANGELHO

EVANGELHO:
Lucas 11,29-32​

Melodia: Cindy Ferrarezi

 

Aleluia, aleluia,    aleluia,    aleluia! Oxalá ouvísseis hoje a sua voz: Não fecheis os corações como em Meriba! (Sl 94,8)
 

Desejamos, ó Mestre, enxergar



3ª FEIRA

Salmo – 118(119)

Este salmo possui SEIS estrofes, ambas com DOIS versos.

MELODIA com 4 compassos!

Senhor, que desça sobre mim a vossa graça! - Senhor, que desça sobre mim a vossa graça * e a vossa salvação que prometestes! - Não retireis vossa verdade de meus lábios, * pois eu confio em vossos justos julgamentos! - Cumprirei constantemente a vossa lei; * para sempre, eternamente a cumprirei! - É amplo e agradável meu caminho, * porque busco e pesquiso as vossas ordens. - Muito me alegro com os vossos mandamentos, * que eu amo, amo tanto, mais que tudo! - Elevarei as minhas mãos para louvar-vos * e com prazer meditarei vossa vontade.

ACLAMAÇÃO AO EVANGELHO

EVANGELHO:
Lucas 11,37-41​

Melodia: Cindy Ferrarezi

 

Aleluia, aleluia! (2X) A palavra do Senhor é viva e eficaz: ela julga os pensamentos e as intenções do coração.

O mal que sai de nós



4ª FEIRA

Salmo 1

Este salmo possui TRÊS estrofes,

1ª com SEIS versos,

2ª e 3ª com CINCO versos.

MELODIA com 2 compassos!

Senhor, quem vos seguir, terá a luz da vida! - Feliz é todo aquele que não anda * conforme os conselhos dos perversos; - que não entra no caminho dos malvados, * nem junto aos zombadores vai sentar-se; - mas encontra seu prazer na lei de Deus * e a medita, dia e noite, sem cessar. - Eis que ele é semelhante a uma árvore * que à beira da torrente está plantada; - ela sempre dá seus frutos a seu tempo, + e jamais as suas folhas vão murchar. * Eis que tudo o que ele faz vai prosperar, - mas bem outra é a sorte dos perversos. + Ao contrário, são iguais à palha seca * espalhada e dispersada pelo vento. - Pois Deus vigia o caminho dos eleitos, * mas a estrada dos malvados leva à morte.

 

ACLAMAÇÃO AO EVANGELHO

EVANGELHO:
Lucas 11,42-46​

 

Melodia: Cindy Ferrarezi

 

Aleluia, aleluia!    Minhas ovelhas escutam minha voz, eu as conheço e elas me seguem. (Jo 10,27).​

Este povo me honra apenas com os lábios



5ª FEIRA

Salmo 97(98)

Este salmo possui QUATRO estrofes, ambas com QUATRO versos.

MELODIA com 4 compassos!

O Senhor fez conhecer seu poder salvador perante as nações. - Cantai ao Senhor Deus um canto novo,* porque ele fez prodígios! - Sua mão e o seu braço forte e santo* alcançaram-lhe a vitória. - O Senhor fez conhecer a salvação,* e às nações, sua justiça; - recordou o seu amor sempre fiel* pela casa de Israel. - Os confins do universo contemplaram * da salvação do nosso Deus. - Aclamai o Senhor Deus, ó terra inteira,* alegrai-vos e exultai! - Cantai salmos ao Senhor ao som da harpa * e da cítara suave! - Aclamai, com os clarins e as trombetas,* ao Senhor, o nosso Rei!

ACLAMAÇÃO AO EVANGELHO

EVANGELHO:
Lucas 11,47-54​

 

Melodia: Cindy Ferrarezi

Aleluia, aleluia! Aleluia, aleluia! (2X)​ ​ Sou o caminho, a verdade e a vida: ninguém vem ao Pai, senão por mim (Jo 14,6).

Este povo me honra apenas com os lábios 



6ª FEIRA

Salmo 32(33)

Este salmo possui TRÊS estrofes, ambas com QUATRO versos.

 

MELODIA com 4 compassos!

Feliz o povo que o Senhor escolheu por sua herança! - Ó justos, alegrai-vos no Senhor! * aos retos fica bem glorificá-lo. - Dai graças ao Senhor ao som da harpa, * na lira de dez cordas celebrai-o! - Pois reta é a palavra do Senhor, * e tudo o que ele faz merece fé. - Deus ama o direito e a justiça, * transborda em toda a terra a sua graça. - Feliz o povo cujo Deus é o Senhor, * e a nação que escolheu por sua herança! - Dos altos céus o Senhor olha e observa; * ele se inclina para olhar todos os homens.

 

ACLAMAÇÃO AO EVANGELHO

EVANGELHO:
Lucas 12,1-7​

Melodia: Cindy Ferrarezi

Aleluia, aleluia! Sobre nós venha Senhor a vossa graça, da mesma forma que em vós nós esperamos! (Sl 32,22)

Por tua causa, nos pisam e maltratam



SÁBADO

Salmo 8

Este salmo possui TRÊS estrofes:

1ª e 2ª com SEIS versos.

3ª com QUATRO versos.

MELODIA com 4 compassos!

Vós destes o domínio ao vosso Filho sobre tudo o que criastes. - Ó Senhor nosso Deus, como é grande * vosso nome por todo o universo! - Desdobrastes nos céus vossa glória * com grandeza, esplendor, majestade. - O perfeito louvor vos é dado + pelos lábios dos mais pequeninos. - Contemplando estes céus que plasmastes * e formastes com dedos de artista; - vendo a lua e estrelas brilhantes, * perguntamos: 'Senhor, que é o homem, - para dele assim vos lembrardes * e o tratardes com tanto carinho?' - Pouco abaixo de Deus o fizestes, * coroando-o de glória e esplendor; - vós lhe destes poder sobre tudo, * vossas obras aos pés lhe pusestes:

 

ACLAMAÇÃO AO EVANGELHO

EVANGELHO:
Lucas 12,8-12​

Melodia: Cindy Ferrarezi

 

Aleluia, aleluia! O Espírito Santo, a verdade, de mim irá testemunhar e vós minhas testemunhas sereis em todo lugar.
 

Quem der testemunho de mim





Para o CANTO da APRESENTAÇÃO das OFERENDAS temos essas opções: 

 

BENDITO SEJAIS (Comp. Cindy Ferrarezi)

 

Melodia: Cindy Ferrarezi

 

Bendito sejais, Senhor, Deus do universo,       pelo pão que recebemos de vossa bondade, fruto da terra e do trabalho humano, que agora vos apresentamos e para nós se vai tornar pão da vida. Bendito seja Deus para sempre! Bendito seja Deus para sempre! Bendito sejais, Senhor, Deus do universo,       pelo vinho que recebemos de vossa bondade, fruto da videira e do trabalho humano, que agora vos apresentamos e para nós se vai tornar vinho da salvação.


Bendito seja Deus

 

 

 

Letra e Música: João Carlos Ribeiro Nunes

1. Bendito e louvado seja o Pai nosso criador, o pão que nós recebemos é prova do seu amor. O pão que nós recebemos é prova do seu amor. É o fruto de sua terra do povo trabalhador. O fruto de sua terra do povo trabalhador, na missa é transformado no corpo do Salvador. Bendito seja Deus, Bendito seu amor. Bendito seja Deus Pai onipotente, nosso Criador. (Bis) 2. Bendito e louvado seja o Pai nosso criador, o vinho que recebemos é prova do seu amor. O vinho que recebemos é prova do seu amor. É o fruto de sua terra do povo trabalhador. O fruto de sua terra do povo trabalhador, na missa é transformado no sangue do Salvador.


Melodia para o canto do SANTO temos essas opções:  

 

SANTO – Melodia ANDRÉ J. ZAMUR  

 

SANTO – Melodia Ministério Adoração e Vida

 

 

SANTO, SANTO, SANTO I

 

composição: Cindy Ferrarezi

Santo, Santo, Santo Senhor Deus do universo O céu e a terra proclamam vossa glória Hosana nas alturas Hosana nas alturas Hosana, Hosana nas alturas Bendito o que vem em nome do Senhor Hosana nas alturas Hosana nas alturas Hosana, Hosana nas alturas


Santo, Santo, Santo II

L. Missal Romano

Melodia: Cindy Ferrarezi

 

Santo, Santo, Santo Senhor Deus do universo O céu e a terra proclamam vossa glória Ho sana Ho sana nas al tu- u- ras Ho sana Ho sana nas al turas Ho sana, Ho sana nas al tu- u- ras Ho sana Ho sana nas al turas Ben dito o que vem em nome do Senhor Ho sana Ho sana nas al tu- u- ras Ho sana Ho sana nas al turas Ho sana, Ho sana nas al tu- u- ras Ho sana Ho sana nas al turas


Santo, Santo, Santo III

L. Missal Romano
Melodia: Cindy Ferrarezi
Santo, Santo, Santo Senhor Deus do universo O céu e a terra proclamam a vossa glória Hosana Hosana nas alturas Hosana Hosana nas alturas Hosana Hosana nas alturas Hosana Hosana nas alturas Bendito o que vem em nome do Senhor Hosana Hosana nas alturas Hosana Hosana nas alturas


Temos essas opções de melodias para  CORDEIRO de DEUS:

Cordeiro de Deus 1

(vídeo, letra completa e cifrada clicando aqui)

Cordeiro de Deus 2

(vídeo, letra completa e cifrada clicando aqui)



Para o CANTO de COMUNHÃO temos essas opções:

Você pode seguir a Antífona da Comunhão ou o Evangelho do dia (as sugestões  TAMBÉM estão logo abaixo da indicação do Evangelho, de cada dia)

 

Antífona da Comunhão: Os ricos empobrecem, passam fome, mas aos que buscam o Senhor não falta nada (Sl 33,11). Ou: Quando Cristo aparecer, seremos semelhantes a ele, pois o veremos como ele é. (1Jo 3,2) 


 

2ª FEIRA

Desejamos, ó Mestre, enxergar


3ª FEIRA

O mal que sai de nós


4ª FEIRA

Este povo me honra apenas com os lábios


5ª FEIRA

Este povo me honra apenas com os lábios


6ª FEIRA

Por tua causa, nos pisam e maltratam


SÁBADO

Quem der testemunho de mim



CANTO FINAL: À ESCOLHA