Pular para o conteúdo

Músicas para a Solenidade São Pedro e São Paulo

SOLENIDADE SÃO PEDRO E SÃO PAULO 

29 de junho

Neste ano de 2022, cairá no dia 03 de julho

 

Repertório Completo

    Antífona de Entrada (Missa da Vigília): O apóstolo Pedro e Paulo, o doutor das nações, nos ensinaram, Senhor, a vossa lei.


Antífona de Entrada: Eis os santos que, vivendo neste mundo, plantaram a Igreja, regando-a com seu sangue. Beberam do cálice do Senhor e se tornaram amigos de Deus.  


Para o CANTO  de ENTRADA temos essa opção:

Hoje e sempre da Igreja pilares 

 


L. João de Araujo

M. Ir. Miria T. Kolling

 
1. Hoje e sempre da Igreja pilares, no alicerce do Cristo Senhor, lá no céu, como dois luminares, a brilhar no celeste esplendor! Feliz São Pedro, do céu porteiro, na cruz inverso, sem seres réu, e tu, São Paulo, doutor das gentes, Na dor da espada ganhaste o céu! Agora, pois, rogai por nós! Rogai por nós, rogai-i por nós!   2. Sois de Deus oliveiras frondosas, candelabros de intenso fulgor, sempre duas coroas de rosas, dando a Roma perfumes de amor! 3. Diferentes, assim, no passado, mas, depois, parecidos na luz, um na fé, tão feliz, do cajado, outro em pura paixão pela cruz! 4. Se na terra estivestes unidos, mais unidos no céu hoje estais, no mistério do amor redimidos, sempre agora com Cristo reinais!


 

Com Pedro e com Paulo

 

L.: Fr. José Moacyr Cadenassi, OFM-Cap

M.: Pe. Ney Brasil Pereira

 

Toda a Igreja unida celebra a memória pascal do Cordeiro, irmanada com Pedro e com Paulo, que seguiram a Cristo por primeiro! 1. Publicai em toda terra os prodígios do Senhor: reuniu seu povo amado para o canto do louvor. 2. Bendizei, louvai por Pedro, pela fé que professou: essa fé é a rocha firme da Igreja do Senhor. 3. Bendizei, louvai por Paulo, pelo empenho na missão: o seu zelo do Evangelho leva ao mundo a salvação. 4. Alegrai-vos neste dia que o martírio iluminou: o triunfo destes santos nos confirme no amor.


Sinal da Cruz – Cantado (Em nome do Pai)
Padre Márcio França, autor do livro: A música, o canto, na Liturgia Eucarística,  explica sobre como cantar o sinal da cruz (veja o vídeo aqui)   
 

 
Letra: Missal Romano
Melodia: Frei Luiz Prim​
Padre: Em nome do Pai e do Filho, e do Espírito Santo Povo: AAmém, Amém, AAmém, Amém, AAmém, Amém, A-mém. Padre: A graça de Nosso Senhor Jesus Cristo, o amor do Pai e a comunhão do Espírito Santo estejam convosco Povo: Bendito seja Deus, que nos reuniu no amor de Cristo


Para o ATO PENITENCIAL Tempo Comum, temos na 3ª formula a seguinte melodia:  

 

Senhor, que oferecestes o vosso perdão a Pedro

 

melodia: Cindy Ferrarezi

 

  1-Senhor que oferecestes o vosso perdão a Pedro arrependido, tende piedade de nós
Kyrie, Kyrie, Kyrie eleison(2X) 2-Cristo, que prometestes o paraíso ao bom ladrão, tende piedade de nós
Christe, Christe, Christe eleison(2X) 3-Senhor, que acolheis toda pessoa que confia na vossa misericórdia, tende piedade de nós
Kyrie, Kyrie, Kyrie eleison (2X)


 

Para o GLÓRIA temos 4 opções:

1-Glória a Deus nas alturas ( Amor e Adoração)

(vídeo, letra completa e cifrada clique aqui)


2-Glória a Deus nas alturas – Eliana Ribeiro

(vídeo, letra completa e cifrada clique aqui)


3-Hino de Louvor V (José Luiz Prim)

(vídeo, letra completa e cifrada clique aqui)


4-Glória ao Simples – Glória nas alturas

(vídeo, letra completa e cifrada clique aqui)  


5-Hino de Louvor I ( Maria da Conceição)

L.: Missal Romano 
M.: Maria da Conceição L. Gadelha 
e Wendell da Silva Oliveira
Adaptação Cifra: Felipe Daniel

Glória a Deus nas alturas, e paz na terra aos homens por Ele amados! (bis) Senhor Deus, rei dos céus, Deus Pai todo poderoso: Nós vos louvamos, vos bendizemos, vos adoramos, vos glorificamos, Nós vos damos graças, por vossa imensa gló – ria. Senhor Jesus Cristo, Filho Unigênito, Senhor Deus, Cordeiro de Deus, Filho de Deus Pai: Vós que tirais o pecado do mundo, tende piedade de nós; Vós que tirais o pecado do mundo, acolhei a nossa súplica; Vós que estais à direita do Pai, tende piedade de nós. Só vós sois o Santo; só vós, o Senhor; só vós, o Altíssimo, Jesus Cristo; Com o Espírito Santo, Na glória de Deus Pai, na glória de Deus Pai. Amém! Amém! Amém! Amém! A – A A – mém!


MELODIA PARA O SALMO

MISSA DA VIGÍLIA

SALMO 18 – Seu som ressoa e se espalha em toda terra (vídeo, letra cifrada)



MISSA DO DIA

SALMO: 33(34) – De todos os temores me livrou o Senhor Deus

Aprenda a tocar este salmo 

 

 

Melodia: Livro de Salmos irmã Miria T. Kolling

De todos os temores me livrou o Senhor Deus. Bendirei o Senhor Deus em todo o tempo, * seu louvor estará sempre em minha boca. Minha alma se gloria no Senhor; * que ouçam os humildes e se alegrem! Comigo engrandecei ao Senhor Deus, * exaltemos todos juntos o seu nome! Todas as vezes que o busquei, ele me ouviu, * e de todos os temores me livrou.  Contemplai a sua face e alegrai-vos, * e vosso rosto não se cubra de vergonha! Este infeliz gritou a Deus, e foi ouvido, * e o Senhor o libertou de toda angústia. O anjo do Senhor vem acampar * ao redor dos que o temem, e os salva. Provai e vede quão suave é o Senhor! * Feliz o homem que tem nele o seu refúgio! 



ACLAMAÇÃO AO EVANGELHO  

Aleluia – Tu és Pedro e sobre esta pedra

 

Melodia: Cindy Ferrarezi

Aleluia, aleluia, aleluia, aleeluia! Tu és Pedro e sobre esta pedra eu irei construir minha Igreja; e as portas do inferno não irão derrotá-la. 


Para o CANTO da APRESENTAÇÃO das OFERENDAS temos essas opções  

Quem será contra nós? 

 

 

Letra e Música: Valmir Neves Silva

 

Quem nos separará? Quem vai nos separar do amor de Cristo? Quem nos separará? Se ele é por nós, quem será, quem será contra nós? Quem vai nos separar do amor de Cristo, quem será? 1. Nem a espada, ou perigo, nem os erros do meu irmão, nenhuma das criaturas, nem a condenação. 2. Nem a vida, nem a morte,  a tristeza ou a aflição. Nem o passado, nem o presente,  o futuro, nem opressão. 3. Nem as alturas, nem os abismos,  nem tão pouco a perseguição. Nem a angústia, a dor ou a fome,  nem a tribulação.


 

Melodia para o canto do SANTO temos essas opções:    

SANTO – Melodia ANDRÉ J. ZAMUR    

SANTO – Melodia Ministério Adoração e Vida  

 

SANTO, SANTO, SANTO I

 

composição: Cindy Ferrarezi

Santo, Santo, Santo Senhor Deus do universo O céu e a terra proclamam vossa glória Hosana nas alturas Hosana nas alturas Hosana, Hosana nas alturas Bendito o que vem em nome do Senhor Hosana nas alturas Hosana nas alturas Hosana, Hosana nas alturas


Santo, Santo, Santo II

L. Missal Romano

Melodia: Cindy Ferrarezi

 

Santo, Santo, Santo Senhor Deus do universo O céu e a terra proclamam vossa glória Ho sana Ho sana nas al tu- u- ras Ho sana Ho sana nas al turas Ho sana, Ho sana nas al tu- u- ras Ho sana Ho sana nas al turas Ben dito o que vem em nome do Senhor Ho sana Ho sana nas al tu- u- ras Ho sana Ho sana nas al turas Ho sana, Ho sana nas al tu- u- ras Ho sana Ho sana nas al turas


Santo, Santo, Santo III

L. Missal Romano
Melodia: Cindy Ferrarezi

Santo, Santo, Santo Senhor Deus do universo O céu e a terra proclamam a vossa glória Hosana Hosana nas alturas Hosana Hosana nas alturas Hosana Hosana nas alturas Hosana Hosana nas alturas Bendito o que vem em nome do Senhor Hosana Hosana nas alturas Hosana Hosana nas alturas


Oração do Pai Nosso (Cantado) Wilmar Cirino e Tony Filho
 

Pai Nosso que estais no Céu, santificado seja o vosso Nome, venha a nós o vosso Reino, seja feita a vossa vontade assim na terra como no Céu. O pão nosso de cada di-a nos dai ho-o-je, perdoa-a-ai-nos as nossas ofensas assim como nós perdoamos a quem nos tem ofendi-i-do, e não nos deixeis cair em tentação, mas livrai-nos do Mal. mas livrai-nos do Mal



Temos essas opções de melodias para CORDEIRO de DEUS:   Cordeiro de Deus 1(tonalidade maior)  

 

composição: Cindy Ferrarezi

 

Cordeiro de Deus que tirais o pecado do mundo tende piedade de nós Cordeiro de Deus que tirais o pecado do mundo tende piedade de nós Cordeiro de Deus que tirais o pecado do mundo dai-nos a paz, a paz, a paz.

  Cordeiro de Deus 2 (tonalidade menor)



 

Antífona da Comunhão (Missa da Vigília): Simão, filho de João, tu me amas mais do que estes? Senhor, tu sabes tudo: tu sabes que eu te amo! (Jo 21, 15.17)

 

Tu me amas, Simão Pedro?

 

Letra: Jo 21,17 (refrão)

Sl 17(18) (estrofes)

Música: Pe. José Weber, SVD

PARTITURA

Antífona: Tu me amas, Simão Pedro? Refrão: Ó Senhor, tu sabes tudo, tu bem sabes que eu te amo! (2X) 1. Eu vos amo, ó Senhor, sois minha força, * minha Rocha, meu Refúgio e Salvador! Ó meu Deus, sois o Rochedo que me abriga, * minha Força e poderosa Salvação! 2. Ao Senhor eu invoquei na minha angústia * e elevei o meu clamor para o meu Deus; de seu Templo ele escutou a minha voz, * e chegou a seus ouvidos o meu grito. 3. Lá do alto ele estendeu a sua mão * e das águas mais profundas retirou-me; libertou-me do inimigo poderoso * e de rivais muito mais fortes do que eu. 4. Assaltaram-me no dia da aflição, * mas o Senhor foi para mim um protetor; colocou-me num lugar bem espaçoso: * o Senhor me libertou, porque me ama. 5. Ó Senhor, fazeis brilhar a minha lâmpada; * ó meu Deus, iluminais as minhas trevas. Junto convosco eu enfrento os inimigos, * com vossa ajuda eu transponho altas muralhas.


 

​Antífona da Comunhão (Missa do Dia): Pedro disse a Jesus: Tu és o Cristo, Filho de Deus vivo. Jesus lhe respondeu: tu és Pedro e sobre esta pedra edificarei a minha Igreja (Mt 16,16.18).​

  Para o CANTO de COMUNHÃO temos essas opções:

(Você pode seguir a Antífona da Comunhão ou o Evangelho do dia.)  

 

1ª opção

Jesus disse a Pedro

 

Letra: Jocy Rodrigues (refrão);

Liturgia das Horas (estrofes)

Música: Joaquim Fonseca de Souza

 

Jesus disse a Pedro: "Tu és rocha firme, em ti minha igreja eu vou construir!" Nós somos, Senhor,a tua igre-eja, teu reino na terra faremos surgir. 1. Vamos juntos dar glória ao Senhor e a seu nome fazer louvação. Procurei o Senhor, me atendeu, me livrou de uma grande aflição. 2. Olhem todos pra ele e se alegrem, todo tempo sua boca sorria! Este pobre gritou e ele ouviu, fiquei livre de minha agonia. 3. Acampou na batalha seu anjo,  defendendo seu povo e o livrando.  Provem todos, pra ver como é bom o Senhor que nos vai abrigando. 4. Santos todos, adorem o Senhor,  aos que o amam, nenhum mal assalta.  Quem é rico, empobrece e tem fome,  mas, a quem busca a Deus, nada falta. 5. Ó meus filhos, escutem o que eu digo,  pra aprender o temor do Senhor. Qual o homem que ama sua vida, e a seus dias quer dar mais valor? 6. Tua língua preserva do mal e não deixes tua boca mentir. Ama o bem e detesta a maldade,  vem a paz procurar e seguir! 7. Sobre o justo o Senhor olha sempre, seu ouvido se põe a escutar. Que teus olhos se afastem dos maus, pois, ninguém deles vai se lembrar. 8. Deus ouviu, quando os justos chamaram e livrou-os de sua aflição. Está perto de quem se arrepende, ao pequeno ele dá salvação. 9. Para o justo há momentos amargos, mas vem Deus pra lhe dar proteção. Ele guarda com amor os seus ossos, nenhum deles terá perdição. 10. A malícia do ímpio o liquida, quem persegue o inocente é arrasado. O Senhor a seus servos liberta, quem o abraça, não é castigado


2ª opção  

TU ÉS PEDRO! ALELUIA!

 

 
L. e M.: Amaury de Paula
Ar.: Ir. Miria T Kolling
 
 
Aleluia, aleluia! Tu és Pedro, aleluia! Aleluia, aleluia! Tu és Pe - dro, ale - lu - ia! 1. És a rocha viva Cristo te escolheu. Quando a Simão Pedro disse: Eu te darei do meu Reino as chaves - eis a mi - nha I - greja, Sobre esta pedra edificarei. 2. Cristo Salvador, a pedra angular, Que ampara tudo, pois é Homem-Deus, Escolheu Pedro para sus - ten - tar Como rocha viva o edifício seu. 3. "Eis que estarei convosco até o fim Do inferno as forças não triunfarão!" Foi Jesus, um dia, que falou as - sim, Dando à Igreja perenização.
 


3ª opção

 

Tu sabes, Senhor, o quanto eu te amo

 

Letra: Jocy Rodrigues (refrão);

Liturgia das Horas (estrofes)

Música: Joaquim Fonseca de Souza

 

Tu sabes Senhor oquanto a-amo, o quanto eu te quero, te adoro Senhor! tu tens palavras de vida ete-erna, a quem nós iremos, a quem nesta terra? 1. Vamos juntos dar glória ao Senhor e a seu nome fazer louvação. Procurei o Senhor, me atendeu, me livrou de uma grande aflição. 2. Olhem todos pra ele e se alegrem, todo tempo sua boca sorria! Este pobre gritou e ele ouviu, fiquei livre de minha agonia. 3. Acampou na batalha seu anjo,  defendendo seu povo e o livrando.  Provem todos, pra ver como é bom o Senhor que nos vai abrigando. 4. Santos todos, adorem o Senhor,  aos que o amam, nenhum mal assalta.  Quem é rico, empobrece e tem fome,  mas, a quem busca a Deus, nada falta. 5. Ó meus filhos, escutem o que eu digo,  pra aprender o temor do Senhor. Qual o homem que ama sua vida, e a seus dias quer dar mais valor? 6. Tua língua preserva do mal e não deixes tua boca mentir. Ama o bem e detesta a maldade,  vem a paz procurar e seguir! 7. Sobre o justo o Senhor olha sempre,  seu ouvido se põe a escutar. Que teus olhos se afastem dos maus, pois, ninguém deles vai se lembrar. 8. Deus ouviu, quando os justos chamaram e livrou-os de sua aflição. Está perto de quem se arrepende, ao pequeno ele dá salvação. 9. Para o justo há momentos amargos, mas vem Deus pra lhe dar proteção. Ele guarda com amor os seus ossos, nenhum deles terá perdição. 10. A malícia do ímpio o liquida, quem persegue o inocente é arrasado. O Senhor a seus servos liberta, quem o abraça, não é castigado


 
CANTO FINAL: À ESCOLHA