Pular para o conteúdo

Eu estou contigo todos os dias – Sant’ Ana e São Joaquim

“Eu estou contigo todos os dias”

Esta canção surgiu da junção de duas datas muito especiais.

25 de julho, dia dos idosos, instituído pelo papa Francisco e dia 26 de julho dia  São Joaquim e Sant’ Ana, pais de Maria,  avós de Jesus.

 

Trecho da Mensagem do Papa Francisco para o Dia Mundial dos Avós e dos Idosos

Queridos avôs, queridas avós!

«Eu estou contigo todos os dias» (cf. Mt 28, 20) é a promessa que o Senhor fez aos discípulos antes de subir ao Céu; e hoje repete-a também a ti, querido avô e querida avó. Sim, a ti! «Eu estou contigo todos os dias» são também as palavras que eu, Bispo de Roma e idoso como tu, gostaria de te dirigir por ocasião deste primeiro Dia Mundial dos Avós e dos Idosos: toda a Igreja está solidária contigo – ou melhor, conosco –, preocupa-se contigo, ama-te e não quer deixar-te abandonado.

São Joaquim e Santa Ana, pais de Nossa Senhora (Memória)

26 de julho

 

Com alegria, celebramos, hoje, a memória dos pais de Nossa Senhora: São Joaquim e Sant’Ana. Em hebraico, Ana exprime “graça” e Joaquim equivale a “Javé prepara ou fortalece”.

Alguns escritos apócrifos narram a respeito da vida desses que foram os primeiros educadores da Virgem Santíssima. Também os Santos Padres e a Tradição testemunham que São Joaquim e Sant’Ana correspondem aos pais de Nossa Senhora. Sant’Ana teria nascido em Belém. São Joaquim na Galileia. Ambos eram estéreis. Mas apesar de enfrentarem esta dificuldade, viviam uma vida de fé e de temor a Deus.

O Senhor então os abençoou com o nascimento da Virgem Maria e, também segundo uma antiga tradição, São Joaquim e Sant’Ana já eram de idade avançada quando receberam esta graça. A menina Maria foi levada mais tarde pelos pais Joaquim e Ana para o Templo, onde foi educada, ficando aí até ao tempo do noivado com São José.

Segundo uma antiga tradição, já conhecida no século II, assim eram chamados os pais da Santíssima Virgem Maria. O culto a Sant’Ana, prestado no Oriente desde o século VI, difundiu-se pelo Ocidente no século X. Mais recentemente, São Joaquim passou também a ser venerado.

 

Antífona de entrada

Festejamos Sant’Ana e São Joaquim, pais da Virgem Maria: Deus lhes concedeu a bênção prometida a todos os povos.

Eu estou contigo todos os dias

 

Composição: Letra do refrão e melodia Cindy Ferrarezi

Letra das estrofes: Vésperas – Liturgia das Horas

O anjo visitou Joaquim e disse: O Senhor ouviu tua oração Deus te  prepara a graça "Eu estou contigo todos os dias" não há tempo nem idade pra realizar tua missão! (1ªx) não há tempo nem idade pra realizar tua missão! (2ªx) Enquanto uma coroa em tua honra celebra o teu louvor festivamente recebe, São Joaquim, pai venerável, a voz dos corações em prece ardente. Dos reis antepassados és linhagem: Davi e Abraão, és deles filho. Mas é por tua filha, a Soberana do mundo, que adquiristes maior brilho. Assim, a tua prole abençoada, nascida de Sant'Ana em belo dia, dos pais, todos os votos realiza e traz ao mundo triste a alegria. Louvor ao Pai do Filho incriado. A vós, Filho de Deus, louvor também. Igual louvor a vós, Espírito Santo, agora e pelos séculos. A-amém.