Pular para o conteúdo

Salmo do Dia da 20ª Semana – Ano Par

Salmo do Dia da 20ª Semana – Ano Par

Salmos do Dia da 20ª Semana

e Aclamações ao Evangelho

 Segunda à Sábado

Ano Par

 

 

Olá amigos!

Entenda melhor porque as vezes o salmo que você procura não está no vídeo daquela semana. Bem, os Salmos da Semana são divididos em Ano Par e Ano Ímpar.

Os vídeos no canal, começaram a ser postados no Ano Par (2020).

Agora estamos no Ano Par (2022).

Os salmos da semana, na liturgia, se repetem de acordo com o ano, por isso os vídeos são gravados com os Salmos de Segunda à Sábado, para utilizarmos nos próximos anos.

Acontece que as vezes uma data específica cai em um determinado dia da semana e aí a liturgia muda de acordo com essas datas.

 

Exemplo:

Neste ano de 2022, a Festa do Diácono e Mártir São Lourenço, 10/08 cai na quarta-feira da 19ª semana do Tempo Comum, então haverá um salmo diferente, específico para este dia (confira aqui salmo e repertório completo).

A liturgia muda a cada ano, de acordo com o calendário.

Compreende?

 

Agora que você já sabe as diferenças, vamos aos Salmos e Aclamações desta semana.

Nesta página deixarei  as letras cifradas dos Salmos da 20ª Semana do Tempo Comum, como também suas alterações (e se houver o salmo já gravado no meu canal, deixarei o link para você poder vê-lo).

As Aclamações ao Evangelho de acordo com cada dia e sugestão de REPERTÓRIO COMPLETO (Músicas para a Missa) para toda esta 20ª semana, de Segunda à Sábado.

 

Deus abençoe você, seu ministério e sua comunidade!


15/08 – 2ª feira da 20ª semana

16/08 – 3ª feira da 20ª semana

17/08 – 4ª feira da 20ª semana

18/08 – 5ª feira da 20ª semana

19/08 – 6ª feira da 20ª semana

20/08 – Sábado da 20ª semana


Sugestão de Repertório Completo

 

 

Antífona de Entrada:  “Ó Deus, nosso protetor, volvei para nós o vosso olhar, e contemplai a face do vosso Ungido, porque um dia em vosso templo vale mais que outros mil.” (Sl 83,10-11)

 

Para o CANTO  de ENTRADA temos essa opção:

 

Ó Deus, nosso protetor!

composição: Cindy Ferrarezi

 

Ó Deus nosso protetor, volvei pra nós e contemplai a face do vosso ungido Por que um dia em vosso templo Vale mais que outros mil 1-Escutai, ó Senhor Deus, minhas palavras atendei o meu gemido Ficai atento ao clamor da minha prece ó meu Rei e meu Senhor 2-É a vós que eu dirijo a minha prece de manhã já me escutais Desde cedo eu me preparo para vós e permaneço a vossa espera 3-Que me possa conduzir vossa justiça por causa do inimigo A minha frente aplainai vosso caminho e guiai meu caminhar 4-Por que ao justo abençoais com vosso amor e o protegeis como um escudo!




Para o ATO PENITENCIAL Tempo Comum, temos na 3ª formula a seguinte melodia:

 

SENHOR QUE SOIS O CAMINHO II

ATO PENITENCIAL – 3ª fórmula

Melodia: Cindy Ferrarezi

1-Senhor que sois o caminho que leva ao Pai, tende piedade de nós. Senhor, tende piedade de nós 2-Cristo, que sois a verdade que ilumina os povos, tende piedade de nós. Cristo, tende piedade de nós 3-Senhor, que sois a vida que renova o mundo, tende piedade de nós Senhor, tende piedade de nós


Salmos e Aclamações 20ª Semana do Tempo Comum

Segunda à Sábado – Ano Impar

Caso você tenha dúvidas sobre como cantar um salmo quando tem três (3), ou cinco (5) versos, sinal da flexa (+), deixarei aqui um texto explicando.

2ª FEIRA

Salmo Deuteronômo 32

Este salmo possui TRÊS estrofes, ambas com QUATRO versos.

Sem alterações!

MELODIA com 4 compassos!

Esqueceram o Deus que os gerou. - Da Rocha que te deu à luz, te esqueceste, do Deus que te gerou, não te lembraste. - Vendo isto, o Senhor os desprezou, aborrecido com seus filhos e suas filhas. - E disse: Esconderei deles meu rosto e verei, então, o fim que eles terão, pois, tornaram-se um povo pervertido, são filhos que não têm fidelidade. - Com deuses falsos provocaram minha ira, com ídolos vazios me irritaram; vou provocá-los por aqueles que nem povo são, através de gente louca hei de irritá-los.

 

ACLAMAÇÃO AO EVANGELHO

EVANGELHO:
Mateus 19,16-22

Melodia: Cindy Ferrarezi

Aleluia, aleluia! (2X)Felizes os humildes de espírito, porque deles é o Reino dos céus.

 

Canto de Comunhão de acordo com o Evangelho do dia:

Felizes os pobres, felizes os mansos



3ª FEIRA

Salmo – Deuteronômio 32

Este salmo possui QUATRO estrofes, ambas com QUATRO versos.

Sem alterações!

MELODIA com 4 compassos!

Sou eu que tiro a vida, sou eu quem faz viver! - Pensei: 'Vou espalhá-los pela terra, farei cessar sua memória inteiramente'. - Mas receava a reação dos inimigos, a má interpretação dos adversários. - Eles diriam: Nossa mão prevaleceu, não foi o Senhor Deus que isto fez. - Porque meu povo é gente sem juízo, é gente que não tem discernimento. - Como pode um homem só perseguir mil, como dois podem fazer fugir dez mil? - Não é porque sua Rocha os vendeu, não é porque o Senhor os entregou? - Já vem o dia em que serão arruinados de o seu destino se apressa em chegar. - Porque o Senhor fará justiça ao seu povo e salvará todos aqueles que o servem.

 

ACLAMAÇÃO AO EVANGELHO

EVANGELHO:
Mateus 19,23-3​

Melodia: Cindy Ferrarezi

Aleluia, aleluia! (2X) Jesus Cristo Senhor nosso, embora sendo rico, para nós se tornou pobre, a fim de enriquecer-nos, mediante sua pobreza.

 

Canto de Comunhão de acordo com o Evangelho do dia:

A justiça do Reino é assim



4ª FEIRA

Salmo 22(23)

Este salmo possui QUATRO estrofes,

1ª e 2ª com SEIS versos.

3ª e 4ª com QUATRO versos.

MELODIA com 4 compassos!

O Senhor é o pastor que me conduz, não me falta coisa alguma. - O Senhor é o pastor que me conduz;* não me falta coisa alguma. - Pelos prados e campinas verdejantes* ele me leva a descansar. - Para as águas repousantes me encaminha,* e restaura as minhas forças. - Ele me guia no caminho mais seguro,* pela honra do seu nome. - Mesmo que eu passe pelo vale tenebroso,* nenhum mal eu temerei. - Estais comigo com bastão e com cajado,* eles me dão a segurança! - Preparais à minha frente uma mesa,* bem à vista do inimigo; - com óleo vós ungis minha cabeça,* e o meu cálice transborda. - Felicidade e todo bem hão de seguir-me,* por toda a minha vida; e, na casa do Senhor, habitarei* pelos tempos infinitos.

 

ACLAMAÇÃO AO EVANGELHO

EVANGELHO:
Mateus 20,1-16a​

Melodia: Cindy Ferrarezi

Aleluia, aleluia! (2X) A palavra do Senhor é viva e eficaz: ela julga os pensamentos e as intenções do coração.


Canto de Comunhão de acordo com o Evangelho do dia:

Primeiro quem será?



5ª FEIRA

Salmo 50(51)

Este salmo possui QUATRO estrofes, ambas com QUATRO versos.

Sem alterações!

MELODIA com 4 compasso!

Eu hei de derramar sobre vós uma água pura, e de vossas imundícies sereis purificados.​ - Criai em mim um coração que seja puro,* dai-me de novo um espírito decidido. - Ó Senhor, não me afasteis de vossa face,* nem retireis de mim o vosso Santo Espírito! - Dai-me de novo a alegria de ser salvo* e confirmai-me com espírito generoso! - Ensinarei vosso caminho aos pecadores,* e para vós se voltarão os transviados. - pois não são de vosso agrado os sacrifícios,* e, se oferto um holocausto, o rejeitais. - Meu sacrifício é minha alma penitente,* não desprezeis um coração arrependido!

ACLAMAÇÃO AO EVANGELHO

EVANGELHO:
​Mateus 22,1-14​

Melodia: Cindy Ferrarezi

Aleluia, aleluia,    aleluia,    aleluia! Oxalá ouvísseis hoje a sua voz: Não fecheis os corações como em Meriba! (Sl 94,8)
 

Canto de Comunhão de acordo com o Evangelho do dia:

Um Rei fez um grande banquete



6ª FEIRA

Salmo 106(107)

Este salmo possui QUATRO estrofes, ambas com QUATRO versos.

Sem alterações!

MELODIA com 4 compassos!

Dai graças ao Senhor, porque ele é bom, porque eterna é a sua misericórdia! - Que o digam os libertos do Senhor, * que da mão dos opressores os salvou - e de todas as nações os reuniu, * do Oriente, Ocidente, Norte e Sul. - Uns vagavam, no deserto, extraviados, * sem acharem o caminho da cidade. - Sofriam fome e também sofriam sede, * e sua vida ia aos poucos definhando. - Mas gritaram ao Senhor na aflição, * e ele os libertou daquela angústia. - Pelo caminho bem seguro os conduziu * para chegarem à cidade onde morar. - Agradeçam ao Senhor por seu amor * e por suas maravilhas entre os homens! - Deu de beber aos que sofriam tanta sede * e os famintos saciou com muitos bens!

ACLAMAÇÃO AO EVANGELHO

EVANGELHO
Mateus 22,34-40​

Melodia: Cindy Ferrarezi

Aleluia, aleluia, aleluia! (2X) Fazei-me conhecer a vossa estrada, vossa verdade me oriente e me conduza.
 

Canto de Comunhão de acordo com o Evangelho do dia:

Teu Deus e Senhor amarás



SÁBADO

Salmo 84(85) 

Este salmo possui TRÊS estrofes, ambas com QUATRO versos.

Sem alterações!

MELODIA com 4 compassos!

A glória do Senhor habitará em nossa terra. - Quero ouvir o que o Senhor irá falar:* é a paz que ele vai anunciar; - Está perto a salvação dos que o temem, * e a glória habitará em nossa terra. - A verdade e o amor se encontrarão,* a justiça e a paz se abraçarão; - da terra brotará a fidelidade,* e a justiça olhará dos altos céus. - O Senhor nos dará tudo o que é bom,* e a nossa terra nos dará suas colheitas; - justiça andará na sua frente* e a salvação há de seguir os passos seus.

ACLAMAÇÃO AO EVANGELHO

EVANGELHO:
Mateus 23,1-12​

Melodia: Cindy Ferrarezi

Aleluia, aleluia! (2X) O Espírito de Deus repousa em nós e a terra se enche da riqueza de seus grandes dons.

Canto de Comunhão de acordo com o Evangelho do dia:

Um só é o Pai de vocês





Para o CANTO da APRESENTAÇÃO das OFERENDAS temos essas opções: 

BENDITO SEJAIS

(aprenda a tocar esta música clicando aqui)

 

Melodia: Cindy Ferrarezi

 

 

Bendito sejais, Senhor, Deus do universo, pelo pão que recebemos de vossa bondade, fruto da terra e do trabalho humano, que agora vos apresentamos e para nós se vai tornar pão da vida. Bendito seja Deus para sempre! Bendito seja Deus para sempre! Bendito sejais, Senhor, Deus do universo, pelo vinho que recebemos de vossa bondade, fruto da videira e do trabalho humano, que agora vos apresentamos e para nós se vai tornar vinho da salvação.


Melodia para o canto do SANTO temos essas opções:  

 

SANTO – Melodia ANDRÉ J. ZAMUR  

 

SANTO – Melodia Ministério Adoração e Vida

 

SANTO, SANTO, SANTO I

 

composição: Cindy Ferrarezi

Santo, Santo, Santo Senhor Deus do universo O céu e a terra proclamam vossa glória Hosana nas alturas Hosana nas alturas Hosana, Hosana nas alturas Bendito o que vem em nome do Senhor Hosana nas alturas Hosana nas alturas Hosana, Hosana nas alturas


Santo, Santo, Santo II

L. Missal Romano

Melodia: Cindy Ferrarezi

 

Santo, Santo, Santo Senhor Deus do universo O céu e a terra proclamam vossa glória Ho sana Ho sana nas al tu- u- ras Ho sana Ho sana nas al turas Ho sana, Ho sana nas al tu- u- ras Ho sana Ho sana nas al turas Ben dito o que vem em nome do Senhor Ho sana Ho sana nas al tu- u- ras Ho sana Ho sana nas al turas Ho sana, Ho sana nas al tu- u- ras Ho sana Ho sana nas al turas


Santo, Santo, Santo III

L. Missal Romano
Melodia: Cindy Ferrarezi
Santo, Santo, Santo Senhor Deus do universo O céu e a terra proclamam a vossa glória Hosana Hosana nas alturas Hosana Hosana nas alturas Hosana Hosana nas alturas Hosana Hosana nas alturas Bendito o que vem em nome do Senhor Hosana Hosana nas alturas Hosana Hosana nas alturas


Temos essas opções de melodias para  CORDEIRO de DEUS:

Cordeiro de Deus

Cordeiro de Deus 2



 

Para o CANTO de COMUNHÃO temos essas opções:

Você pode seguir a Antífona da Comunhão ou o Evangelho do dia

(as sugestões estão logo abaixo da indicação do Evangelho, de cada dia.)

 

Antífona da Comunhão: 

No Senhor se encontra toda graça e copiosa redenção. (Sl 129, 7)
ou:

Eu sou o pão que desci do céu, diz o Senhor; quem comer deste pão, viverá eternamente. (Jo 6, 51-52)



De acordo com o Evangelho do  dia

2ª FEIRA


3ª FEIRA

A justiça do Reino é assim


4ª FEIRA

Primeiro quem será?


5ª FEIRA

Um Rei fez um grande banquete


6ª FEIRA

Teu Deus e Senhor amarás


SÁBADO

Um só é o Pai de vocês



Para o CANTO FINAL:  À ESCOLHA