Pular para o conteúdo

Salmo do Dia da 19ª Semana – Ano Par

Salmos do Dia da 19ª Semana

e Aclamações ao Evangelho

 Segunda à Sábado

Ano Par

 

 

Olá amigos!

Entenda melhor porque as vezes o salmo que você procura não está no vídeo daquela semana. Bem, os Salmos da Semana são divididos em Ano Par e Ano Ímpar.

Os vídeos no canal, começaram a ser postados no Ano Par (2020).

Agora estamos no Ano Par (2022).

Os salmos da semana, na liturgia, se repetem de acordo com o ano, por isso os vídeos são gravados com os Salmos de Segunda à Sábado, para utilizarmos nos próximos anos.

Acontece que as vezes uma data específica cai em um determinado dia da semana e aí a liturgia muda de acordo com essas datas.

 

Exemplo:

Neste ano de 2022, a Festa do Diácono e Mártir São Lourenço, 10/08 cai na quarta-feira da 19ª semana do Tempo Comum, então haverá um salmo diferente, específico para este dia (confira aqui salmo e repertório completo).

A liturgia muda a cada ano, de acordo com o calendário.

Compreende?

 

Agora que você já sabe as diferenças, vamos aos Salmos e Aclamações desta semana.

Nesta página deixarei  as letras cifradas dos Salmos da 19ª Semana do Tempo Comum, como também suas alterações (e se houver o salmo já gravado no meu canal, deixarei o link para você poder vê-lo).

As Aclamações ao Evangelho de acordo com cada dia e sugestão de REPERTÓRIO COMPLETO (Músicas para a Missa) para toda esta 19ª semana, de Segunda à Sábado.

 

Deus abençoe você, seu ministério e sua comunidade!


08/08 – 2ª feira Memória São Domingos

09/08 – 3ª feira da 19ª semana

10/08 – 4ª feira Festa do Diácono e Mártir São Lourenço

11/08 – 5ª feira Memória Santa Clara

12/08 – 6ª feira da 19ª semana

13/08 – Sábado da 19ª semana


Sugestão de Repertório Completo

 

Antífona de Entrada: Considerai, Senhor, vossa aliança e não abandoneis para sempre o vosso povo. Levantai-vos, Senhor, defendei vossa causa e não desprezeis o clamor de quem vos busca (Sl 73,20.19.22s).​

 

Para o CANTO  de ENTRADA temos essa opção:

 

Senhor, tua aliança leva em conta

 

Letra: Reginaldo Veloso (refrão)

Pe. Jocy Rodrigues (estrofes)

Música: Hamilton Florentino dos Santos

(19º DTC)
Senhor, tua aliança, leva em conta, e não largues, o teu povo! Defende a tua casa, e não desprezes quem pede o teu socorro. 1. A nação que ele governa, é feliz com tal Senhor. Lá do céu ele vê tudo, vê o homem e seu valor. Fez o nosso coração, forte e contemplador. 2. O que dá a vitória ao rei não é ter muitos soldados. O valente não se livra por sua força ou seus cuidados. Quem confia nos cavalos vai, no fim, ser derrotado. 3. Ó Senhor protege sempre quem espera em seu amor, pra livrar da triste morte, e, na fome, dar vigor. No Senhor é que esperamos, ele é escudo protetor. 4. Nele nosso coração encontrou sempre alegria. No seu nome sacrossanto, quem é bom sempre confia. Traz, Senhor, com teu amor, esperança e alegria!


Para o ATO PENITENCIAL Tempo Comum, temos na 3ª formula a seguinte melodia:

 

SENHOR QUE SOIS O CAMINHO II

ATO PENITENCIAL – 3ª fórmula

Melodia: Cindy Ferrarezi

1-Senhor que sois o caminho que leva ao Pai, tende piedade de nós. Senhor, tende piedade de nós 2-Cristo, que sois a verdade que ilumina os povos, tende piedade de nós. Cristo, tende piedade de nós 3-Senhor, que sois a vida que renova o mundo, tende piedade de nós Senhor, tende piedade de nós


Salmos e Aclamações 19ª Semana do Tempo Comum

Segunda à Sábado – Ano Par

 

Caso você tenha dúvidas sobre como cantar um salmo quando tem três (3), ou cinco (5) versos, sinal da flexa (+), deixarei aqui um texto explicando.


2ª FEIRA

Salmo 148(149)

Este salmo possui QUATRO estrofes, ambas com QUATRO versos.

Sem alterações!

MELODIA com 4 compassos!

Da vossa glória estão cheios o céu e a terra. - Louvai o Senhor Deus nos altos céus, * louvai-o no excelso firmamento! - Louvai-o, anjos seus, todos louvai-o, * louvai-o, legiões celestiais! - Reis da terra, povos todos, bendizei-o, * e vós, príncipes e todos os juízes; - e vós, jovens, e vós, moças e rapazes, * anciãos e criancinhas, bendizei-o! - Louvem o nome do Senhor, louvem-no todos, * porque somente o seu nome é excelso! - A majestade e esplendor de sua glória * ultrapassam em grandeza o céu e a terra. - Ele exaltou seu povo eleito em poderio * ele é o motivo de louvor para os seus santos. - É um hino para os filhos de Israel, * este povo que ele ama e lhe pertence.

 

ACLAMAÇÃO AO EVANGELHO 


EVANGELHO:
Mt 17,22-27

Melodia: Cindy Ferrarezi

Aleluia, Aleluia, aleluia! Pelo evangelho o Pai nos chamou, a fim de alcançarmos a glória de nosso Senhor Jesus Cristo (2Ts 2,14).

 

Não é possível servir a dois senhores



3ª FEIRA

Salmo 118(119)

Este salmo possui SEIS estrofes, todas com DOIS versos.

MELODIA com 2 compassos!

Como é doce ao paladar vossa palavra, ó Senhor! - Seguindo vossa lei me rejubilo * muito mais do que em todas as riquezas. - Minha alegria é a vossa Aliança, * meus conselheiros são os vossos mandamentos. - A lei de vossa boca, para mim, * vale mais do que milhões em ouro e prata. - Como é doce ao paladar vossa palavra, * muito mais doce do que o mel na minha boca! - Vossa palavra é minha herança para sempre, * porque ela é que me alegra o coração! - Abro a boca e aspiro largamente, * pois estou ávido de vossos mandamentos.

 

 ACLAMAÇÃO AO EVANGELHO

EVANGELHO:
Mt 18,1-5.10-12-14

Aleluia, aleluia, aleluia!
Tomai meu jugo sobre vós e aprendei de mim que sou manso de coração, humilde e manso!

Um cálice foi levantado



4ª FEIRA

Salmo 112(113)

Este salmo possui TRÊS estrofes:

1ª e 2ª  com QUATRO versos.

3ª  com TRÊS versos.

MELODIA com 4 compassos!

A glória do Senhor vai além dos altos céus. - Louvai, louvai, ó servos do Senhor, * louvai, louvai o nome do Senhor! - Bendito seja o nome do Senhor, * agora e por toda a eternidade! - Do nascer do sol até o seu ocaso, * louvado seja o nome do Senhor! - O Senhor está acima das nações, * sua glória vai além dos altos céus. - Quem pode comparar-se ao nosso Deus, + ao Senhor, que no alto céu tem o seu trono * e se inclina para olhar o céu e a terra?

ACLAMAÇÃO AO EVANGELHO

EVANGELHO:
Mt 18,15-20​


Melodia: Cindy Ferrarezi

Aleluia, aleluia!   Em Jesus Cristo, Deus reconciliou consigo mesmo a humanidade e a nós entregou esta reconciliação

 

Vá e mostre o erro do seu irmão




5ª FEIRA

Salmo 77(78)

Este salmo possui TRÊS estrofes, ambas com QUATRO versos.

Sem alterações!

MELODIA com 4 compasso!

Das obras do Senhor não se esqueçam. - Mesmo assim, eles tentaram o Altíssimo, * recusando-se a guardar os seus preceitos. - Como seus pais, se transviaram, e o traíram * como um arco enganador que volta atrás; - irritaram-no com seus lugares altos, * provocaram-lhe o ciúme com seus ídolos. - Deus ouviu e enfureceu-se contra eles, * e repeliu com violência a Israel. - Entregou a sua arca ao cativeiro, * e às mãos do inimigo a sua glória; - fez perecer seu povo eleito pela espada, * e contra a sua herança enfureceu-se.

 

ACLAMAÇÃO AO EVANGELHO

EVANGELHO:
Mt 18,21-19,1


Aleluia, aleluia, aleluia!
Fazei brilhar vosso semblante ao vosso servo e ensinai-me vossas leis e mandamentos.


Meu Pai não vai perdoar jamais



6ª FEIRA

Salmo Isaías 12

Este salmo possui DUAS estrofes:

1ª com SEIS versos

2ª com CINCO versos

MELODIA com 4 compassos!

Acalmou-se a vossa ira e enfim me consolastes. - Eis o Deus, meu Salvador, eu confio e nada temo;+ o Senhor é minha força, meu louvor e salvação.* - Com alegria bebereis no manancial da salvação. e direis naquele dia: 'Dai louvores ao Senhor, + invocai seu santo nome, anunciai suas maravilhas,* entre os povos proclamai que seu nome é o mais sublime. - Louvai cantando ao nosso Deus,+ que fez prodígios e portentos,* publicai em toda a terra suas grandes maravilhas! - Exultai cantando alegres, habitantes de Sião,* porque é grande em vosso meio o Deus Santo de Israel!'

ACLAMAÇÃO AO EVANGELHO

EVANGELHO:
Mt 19,3-12

Melodia: Cindy Ferrarezi

Aleluia, aleluia!  Acolhei a Palavra de Deus, não como palavra humana, mas como mensagem de Deus o que ela é em verdade!
 

Feliz o homem que ama o Senhor



SÁBADO

Salmo 50(51) 

Este salmo possui TRÊS estrofes, ambas com QUATRO versos !

Sem alterações!

MELODIA com 4 compasso!

Ó Senhor, criai em mim, um coração que seja puro! - Criai em mim um coração que seja puro,* dai-me de novo um espírito decidido. - Ó Senhor, não me afasteis de vossa face,* nem retireis de mim o vosso Santo Espírito! - Dai-me de novo a alegria de ser salvo* e confirmai-me com espírito generoso! - Ensinarei vosso caminho aos pecadores,* e para vós se voltarão os transviados. - pois não são de vosso agrado os sacrifícios,* e, se oferto um holocausto, o rejeitais. - Meu sacrifício é minha alma penitente,* não desprezeis um coração arrependido!

 

ACLAMAÇÃO AO EVANGELHO

EVANGELHO:
Mt 19,13-15

Melodia: Cindy Ferrarezi

 

Aleluia, aleluia, aleluia! Graças te dou, ó Pai, Senhor do céu e da terra, pois, revelaste os mistérios do teu Reino aos pequeninos, escondendo-os aos doutores. (cf Mt 11,25)

 

Um cálice foi levantado





Para o CANTO da APRESENTAÇÃO das OFERENDAS temos essas opções: 

BENDITO SEJAIS

(aprenda a tocar esta música clicando aqui)

 

Melodia: Cindy Ferrarezi

 

 

Bendito sejais, Senhor, Deus do universo, pelo pão que recebemos de vossa bondade, fruto da terra e do trabalho humano, que agora vos apresentamos e para nós se vai tornar pão da vida. Bendito seja Deus para sempre! Bendito seja Deus para sempre! Bendito sejais, Senhor, Deus do universo, pelo vinho que recebemos de vossa bondade, fruto da videira e do trabalho humano, que agora vos apresentamos e para nós se vai tornar vinho da salvação.


Melodia para o canto do SANTO temos essas opções:  

 

SANTO – Melodia ANDRÉ J. ZAMUR  

 

SANTO – Melodia Ministério Adoração e Vida

 

SANTO, SANTO, SANTO I

 

composição: Cindy Ferrarezi

Santo, Santo, Santo Senhor Deus do universo O céu e a terra proclamam vossa glória Hosana nas alturas Hosana nas alturas Hosana, Hosana nas alturas Bendito o que vem em nome do Senhor Hosana nas alturas Hosana nas alturas Hosana, Hosana nas alturas


Santo, Santo, Santo II

L. Missal Romano

Melodia: Cindy Ferrarezi

 

Santo, Santo, Santo Senhor Deus do universo O céu e a terra proclamam vossa glória Ho sana Ho sana nas al tu- u- ras Ho sana Ho sana nas al turas Ho sana, Ho sana nas al tu- u- ras Ho sana Ho sana nas al turas Ben dito o que vem em nome do Senhor Ho sana Ho sana nas al tu- u- ras Ho sana Ho sana nas al turas Ho sana, Ho sana nas al tu- u- ras Ho sana Ho sana nas al turas


Santo, Santo, Santo III

L. Missal Romano
Melodia: Cindy Ferrarezi
Santo, Santo, Santo Senhor Deus do universo O céu e a terra proclamam a vossa glória Hosana Hosana nas alturas Hosana Hosana nas alturas Hosana Hosana nas alturas Hosana Hosana nas alturas Bendito o que vem em nome do Senhor Hosana Hosana nas alturas Hosana Hosana nas alturas


Temos essas opções de melodias para  CORDEIRO de DEUS:

Cordeiro de Deus

Cordeiro de Deus 2



 

Para o CANTO de COMUNHÃO temos essas opções:

Você pode seguir a Antífona da Comunhão ou o Evangelho do dia

(as sugestões estão logo abaixo da indicação do Evangelho, de cada dia.)

 

Antífona da Comunhão: 

Glorifica o Senhor, Jerusalém, pois te dá como alimento a flor do trigo. (Sl 147,12-.14) 

ou:

O pão que eu darei é a minha carne para a vida do mundo, diz o Senhor.  (Jo 6,52)

 

De acordo com o Evangelho do  dia

2ª FEIRA


3ª FEIRA

Um cálice foi levantado


4ª FEIRA

Vá e mostre o erro do seu irmão


5ª FEIRA

Meu Pai não vai perdoar jamais


6ª FEIRA

Feliz o homem que ama o Senhor


SÁBADO

Um cálice foi levantado



Para o CANTO FINAL:  À ESCOLHA