Pular para o conteúdo

Salmo do Dia da 18ª Semana – Ano Par

Salmo do Dia da 18ª Semana – Ano Par

Salmos do Dia da 18ª Semana

e Aclamações ao Evangelho

 Segunda à Sábado

Ano Par

 

 

Olá amigos!

Entenda melhor porque as vezes o salmo que você procura não está no vídeo daquela semana. Bem, os Salmos da Semana são divididos em Ano Par e Ano Ímpar.

Os vídeos no canal, começaram a ser postados no Ano Par (2020).

Agora estamos no Ano Par (2022).

Os salmos da semana, na liturgia, se repetem de acordo com o ano, por isso os vídeos são gravados com os Salmos de Segunda à Sábado, para utilizarmos nos próximos anos.

Acontece que as vezes uma data específica cai em um determinado dia da semana e aí a liturgia muda de acordo com essas datas.

 

Exemplo:

Neste ano de 2021, a Festa da Transfiguração do Senhor, 06/08 cai na sábado da 18ª semana do Tempo Comum, então haverá um salmo diferente, específico para este dia (confira aqui salmo e repertório completo).

A liturgia muda a cada ano, de acordo com o calendário.

Compreende?

 

Agora que você já sabe as diferenças, vamos aos Salmos e Aclamações desta semana.

Nesta página deixarei  as letras cifradas dos Salmos da 18ª Semana do Tempo Comum, como também suas alterações (e se houver o salmo já gravado no meu canal, deixarei o link para você poder vê-lo).

As Aclamações ao Evangelho de acordo com cada dia e sugestão de REPERTÓRIO COMPLETO (Músicas para a Missa) para toda esta 18ª semana, de Segunda à Sábado.

 

Deus abençoe você, seu ministério e sua comunidade!


01/08 – 2ª feira Memória Santo Afonso de Ligório

02/08 – 3ª feira da 18ª semana

03/08 – 4ª feira da 18ª semana

04/08 – 5ª feira Memória São João Maria Vianney

05/08 – 6ª feirada 18ª semana

06/08 – Sábado Festa da Transfiguração do Senhor


 

Sugestão de Repertório Completo

 

Antífona de Entrada: Meus Deus, vinde libertar-me, apressai-vos, Senhor, em socorrer-me. Vós sois o meu socorro e o meu libertador; Senhor, não tardeis mais (Sl 69,2.6).

 

Para o CANTO  de ENTRADA temos essa opção:

 

Meu Deus, vem libertar-me

Letra: Reginaldo Veloso (refrão)

Pe. Jocy Rodrigues (estrofes)

Música: Hamilton Florentino dos Santos

(18º DTC)
Meu Deus vem libertar-me, não demores, Senhor, em socorrer! Só tu és o meu arrimo, libertador,vem depressa me valer 1. A nação que ele governa, é feliz com tal Senhor. Lá do céu ele vê tudo, vê o homem e seu valor. Fez o nosso coração, forte e contemplador. 2. O que dá a vitória ao rei não é ter muitos soldados. O valente não se livra por sua força ou seus cuidados. Quem confia nos cavalos vai, no fim, ser derrotado. 3. Ó Senhor protege sempre quem espera em seu amor, pra livrar da triste morte, e, na fome, dar vigor. No Senhor é que esperamos, ele é escudo protetor. 4. Nele nosso coração encontrou sempre alegria. No seu nome sacrossanto, quem é bom sempre confia. Traz, Senhor, com teu amor, esperança e alegria!



Para o ATO PENITENCIAL Tempo Comum, temos na 3ª formula a seguinte melodia:

 

SENHOR QUE SOIS O CAMINHO II

ATO PENITENCIAL – 3ª fórmula

Melodia: Cindy Ferrarezi

1-Senhor que sois o caminho que leva ao Pai, tende piedade de nós. Senhor, tende piedade de nós 2-Cristo, que sois a verdade que ilumina os povos, tende piedade de nós. Cristo, tende piedade de nós 3-Senhor, que sois a vida que renova o mundo, tende piedade de nós Senhor, tende piedade de nós


Salmos e Aclamações 18ª Semana do Tempo Comum

Segunda à Sábado – Ano Impar

 

Caso você tenha dúvidas sobre como cantar um salmo quando tem três (3), ou cinco (5) versos, sinal da flexa (+), deixarei aqui um texto explicando.

2ª FEIRA

Salmo 118(119)

Este salmo possui SEIS estrofes, ambas com DOIS versos.

MELODIA com 2 compassos!

Ensinai-me a fazer vossa vontade! - Afastai-me do caminho da mentira * e dai-me a vossa lei como um presente! - Não retireis vossa verdade de meus lábios, * pois eu confio em vossos justos julgamentos! - Que se voltem para mim os que vos temem * e conhecem, ó Senhor, vossa Aliança! - Meu coração seja perfeito em vossa lei, * e não serei, de modo algum, envergonhado! - Espreitam-me os maus para perder-me, * mas continuo sempre atento à vossa lei. - De vossos julgamentos não me afasto, * porque vós mesmo me ensinastes vossas leis.
ACLAMAÇÃO AO EVANGELHO  ​ EVANGELHO:  Mt 14,13-21

Melodia: Cindy Ferrarezi

Aleluia, aleluia, aleluia, Aleluia, aleluia! (2x) O homem não vive somente de pão, mas vive de toda palavra que sai da boca de Deus e não só de pão. Amém, aleluia, aleluia!  
Canto de Comunhão de acordo com o Evangelho Cinco pães e dois peixes tomou

3ª feira

Salmo 101(102)

Este salmo possui TRÊS estrofes,

1ª e 2ª com SEIS versos.

3ª com SETE versos.

MELODIA com 4 compassos!

O Senhor olhou a terra do alto céu. - As nações respeitarão o vosso nome, * e os reis de toda a terra, a vossa glória; - quando o Senhor reconstruir Jerusalém * e aparecer com gloriosa majestade, - ele ouvirá a oração dos oprimidos * e não desprezará a sua prece. - Para as futuras gerações se escreva isto, * e um povo novo a ser criado louve a Deus. - Ele inclinou-se de seu templo nas alturas, * e o Senhor olhou a terra do alto céu, - para os gemidos dos cativos escutar * e da morte libertar os condenados. - Assim também a geração dos vossos servos + terá casa e viverá em segurança, * e ante vós se firmará sua descendência. - Para que cantem o seu nome em Sião * e louve ao Senhor Jerusalém, - quando os povos e as nações se reunirem * e todos os impérios o servirem.

 

ACLAMAÇÃO AO EVANGELHO

EVANGELHO:
Mt 14,22-36

Aleluia, aleluia, aleluia, ale luia Mestre, tu és o Filho de Deus, és rei de Israel! (Jo 1,49).
clique aqui para ouvir a melodia do canto de aclamação

Canto de Comunhão de acordo com o Evangelho

Na barca estão os discípulos


4ª FEIRA

Jeremias 31

Este salmo possui TRÊS estrofes,

1ª e 3ª com QUATRO versos.

2ª com CINCO versos.

MELODIA com 4 compassos!

O Senhor nos guardará qual pastor a seu rebanho. - Ouvi, nações, a palavra do Senhor * e anunciai-a nas ilhas mais distantes: 'Quem dispersou Israel, vai congregá-lo, * e o guardará qual pastor a seu rebanho!' - Pois, na verdade, o Senhor remiu Jacó * e o libertou do poder do prepotente. - Voltarão para o monte de Sião, + entre brados e cantos de alegria * afluirão para as bênçãos do Senhor: - Então a virgem dançará alegremente, * também o jovem e o velho exultarão; mudarei em alegria o seu luto, * serei consolo e conforto após a guerra.

ACLAMAÇÃO AO EVANGELHO


EVANGELHO:
Mt 15,21-28​

Aleluia, aleluia, aleluia, ale luia Um grande profeta surgiu entre nós, e Deus visitou o seu povo, aleluia! (Lc 7,16). ​
clique aqui para ouvir a melodia do canto de aclamação

Canto de Comunhão de acordo com o Evangelho

Mulher, quão grande és tua crença


5ª FEIRA

Salmo 50(51)

Este salmo possui TRÊS estrofes, ambas com QUATRO versos !

Sem alterações!

MELODIA com 4 compasso!

Ó Senhor, criai em mim, um coração que seja puro! - Criai em mim um coração que seja puro,* dai-me de novo um espírito decidido. - Ó Senhor, não me afasteis de vossa face,* nem retireis de mim o vosso Santo Espírito! - Dai-me de novo a alegria de ser salvo* e confirmai-me com espírito generoso! - Ensinarei vosso caminho aos pecadores,* e para vós se voltarão os transviados. - pois não são de vosso agrado os sacrifícios,* e, se oferto um holocausto, o rejeitais. - Meu sacrifício é minha alma penitente,* não desprezeis um coração arrependido!

 

ACLAMAÇÃO AO EVANGELHO 

EVANGELHO:
Mt 16,13-23​

Melodia: Cindy Ferrarezi

Aleluia, aleluia, aleluia, aleeluia! Tu és Pedro e sobre esta pedra eu irei construir minha Igreja; e as portas do inferno não irão derrotá-la. 
Canto de Comunhão de acordo com o Evangelho

Agora vocês me digam

Eu sei quem tu és


6ª FEIRA

Deuteronômio 32

Este salmo possui TRÊS estrofes, ambas com QUATRO versos.

Sem alterações !

MELODIA com 4 compassos!

Sou eu que tiro a vida, sou eu quem faz viver! - Já vem o dia em que serão arruinados * E o seu destino se apressa em chegar. - Porque o Senhor fará justiça ao seu povo * E salvará todos aqueles que o servem. - Saibam todos que eu sou, somente eu, * E não existe outro Deus além de mim: - Quem mata e faz viver sou eu somente, * Sou eu que firo e eu que torno a curar. - Se eu afiar a minha espada reluzente * E com as minhas próprias mãos fizer justiça, - Dos adversários todos hei de me vingar * E vou retribuir aos que odeiam

 ACLAMAÇÃO AO EVANGELHO

EVANGELHO:
Mt 16,24-28​​

 

 
Aleluia, aleluia, aleluia, Aleluia, aleluia, aleluia! (2x) Felizes os que são perseguidos por causa da justiça do Senhor, porque o reino dos céus há de ser deles! (Mt 5,10).
clique aqui para ouvir a melodia do canto de aclamação
Canto de Comunhão de acordo com o Evangelho

Quem quer me seguir

Se alguém quer me seguir


SÁBADO

Salmo 9

Este salmo possui TRÊS estrofes, ambas com QUATRO versos.

Sem alterações!

MELODIA com 4 compassos!

Vós nunca abandonais quem vos procura, ó Senhor. - Mas Deus sentou-se para sempre no seu trono, * preparou o tribunal do julgamento; - julgará o mundo inteiro com justiça, * e as nações há de julgar com eqüidade. - O Senhor é o refúgio do oprimido, * seu abrigo nos momentos de aflição. - Quem conhece o vosso nome, em vós espera, * porque nunca abandonais quem vos procura. - Cantai hinos ao Senhor Deus de Sião, * celebrai seus grandes feitos entre os povos! - Pois não esquece o clamor dos infelizes, * deles se lembra e pede conta do seu sangue.

 

 

ACLAMAÇÃO AO EVANGELHO 

EVANGELHO:
Mt 17,14-20

Melodia: Cindy Ferrarezi

Aleluia Aleluia Aleluia Jesus Cristo Salvador, destruiu o mal e a morte; fez brilhar, pelo Evangelho, a luz e a vida imperecíveis
Canto de Comunhão de acordo com o Evangelho Vem Senhor, vem curar nossos males
 


Para o CANTO da APRESENTAÇÃO das OFERENDAS temos essas opções: 

BENDITO SEJAIS

(aprenda a tocar esta música clicando aqui)

 

Melodia: Cindy Ferrarezi

 

Bendito sejais, Senhor, Deus do universo, pelo pão que recebemos de vossa bondade, fruto da terra e do trabalho humano, que agora vos apresentamos e para nós se vai tornar pão da vida. Bendito seja Deus para sempre! Bendito seja Deus para sempre! Bendito sejais, Senhor, Deus do universo, pelo vinho que recebemos de vossa bondade, fruto da videira e do trabalho humano, que agora vos apresentamos e para nós se vai tornar vinho da salvação.


Melodia para o canto do SANTO temos essas opções:  

 

SANTO – Melodia ANDRÉ J. ZAMUR  

 

SANTO – Melodia Ministério Adoração e Vida

 

SANTO, SANTO, SANTO I

 

composição: Cindy Ferrarezi

Santo, Santo, Santo Senhor Deus do universo O céu e a terra proclamam vossa glória Hosana nas alturas Hosana nas alturas Hosana, Hosana nas alturas Bendito o que vem em nome do Senhor Hosana nas alturas Hosana nas alturas Hosana, Hosana nas alturas


Santo, Santo, Santo II

L. Missal Romano

Melodia: Cindy Ferrarezi

 

Santo, Santo, Santo Senhor Deus do universo O céu e a terra proclamam vossa glória Ho sana Ho sana nas al tu- u- ras Ho sana Ho sana nas al turas Ho sana, Ho sana nas al tu- u- ras Ho sana Ho sana nas al turas Ben dito o que vem em nome do Senhor Ho sana Ho sana nas al tu- u- ras Ho sana Ho sana nas al turas Ho sana, Ho sana nas al tu- u- ras Ho sana Ho sana nas al turas


Santo, Santo, Santo III

L. Missal Romano
Melodia: Cindy Ferrarezi
Santo, Santo, Santo Senhor Deus do universo O céu e a terra proclamam a vossa glória Hosana Hosana nas alturas Hosana Hosana nas alturas Hosana Hosana nas alturas Hosana Hosana nas alturas Bendito o que vem em nome do Senhor Hosana Hosana nas alturas Hosana Hosana nas alturas


Temos essas opções de melodias para  CORDEIRO de DEUS:

Cordeiro de Deus

Cordeiro de Deus 2



 

Para o CANTO de COMUNHÃO temos essas opções:

Você pode seguir a Antífona da Comunhão ou o Evangelho do dia (as sugestões estão logo abaixo da indicação do Evangelho, de cada dia.)

 

Antífona da Comunhão: Vós nos destes, Senhor, o pão do céu, que contém todo sabor e satisfaz todo paladar (Sb 16,20).

 

De acordo com o Evangelho do  dia

2ª FEIRA


3ª FEIRA

Na barca estão os discípulos.


4ª FEIRA

Mulher, quão grande és tua crença


5ª FEIRA

Agora vocês me digam

Eu sei quem tu és


6ª FEIRA

Quem quer me seguir

Se alguém quer me seguir


SÁBADO

Vem Senhor, vem curar nossos males.



Para o CANTO FINAL:  À ESCOLHA