Pular para o conteúdo

Salmos do Dia da 16ª Semana Tempo Comum – Par

Salmos do Dia da 16ª Semana Tempo Comum – Par

Salmos do Dia da 16ª Semana

e Aclamações ao Evangelho

 Segunda à Sábado

Ano Par

 

 

Olá amigos!

Entenda melhor porque as vezes o salmo que você procura não está no vídeo daquela semana. Bem, os Salmos da Semana são divididos em Ano Par e Ano Ímpar.

Os vídeos no canal, começaram a ser postados no Ano Par (2020).

Agora estamos no Ano Par (2022).

Os salmos da semana, na liturgia, se repetem de acordo com o ano, por isso os vídeos são gravados com os Salmos de Segunda à Sábado, para utilizarmos nos próximos anos.

Acontece que as vezes uma data específica cai em um determinado dia da semana e aí a liturgia muda de acordo com essas datas.

Exemplo:

Neste ano de 2022, a Festa Santa Maria Madalena, 22/07 cai na sexta-feira da 16ª semana do Tempo Comum, então haverá um salmo diferente, específico para este dia (confira aqui salmo e repertório completo).

A liturgia muda a cada ano, de acordo com o calendário.

Compreende?

Agora que você já sabe as diferenças, vamos aos Salmos e Aclamações desta semana.

Nesta página deixarei  as letras cifradas dos Salmos da 16ª Semana do Tempo Comum, como também suas alterações (e se houver o salmo já gravado no meu canal, deixarei o link para você poder vê-lo).

As Aclamações ao Evangelho de acordo com cada dia e sugestão de REPERTÓRIO COMPLETO (Músicas para a Missa) para toda esta 16ª semana, de Segunda à Sábado.

 

Deus abençoe você, seu ministério e sua comunidade!


18/07 – 2ª feira da 16ª semana

19/07 – 3ª feira da 16ª semana

20/07 – 4ª feira da 16ª semana

21/07 – 5ª feira da 16ª semana

22/07 – 6ª feira Festa Santa Maria Madalena

23/07 – Sábado da 16ª semana

 


 

 

Sugestão de Repertório Completo

 

Antífona de Entrada: Recebemos, ó Deus, a vossa misericórdia no meio do vosso templo. Vosso louvor se estenda, como o vosso nome, até os confins da terra; toda a justiça se encontra em vossas mãos (Sl 47,10s).

 

Para o CANTO  de ENTRADA temos essa opção:

 

É Deus quem me abriga

 

Letra: Reginaldo Veloso (refrão),

Pe. Jocy Rodrigues (estrofes)

Música: José A. de Lacerda Junior

 

É Deus quem me abriga, o Senhor quem suatenta minha vida! De todo o meu coração, porque és bom, vou fazer-te a oblação.​ ​ 1. Alegrai-vos no Senhor! Quem é bom, venha louvar! Peguem logo o violão e o pandeiro pra tocar. Para ele um canto no-o-vo vamos, gente, improvisar. 2. Ele cumpre o que promete;  podem nele confiar! Ele ama o que é direito e ele sabe bem julgar. Sua palavra fez o céu, fez a terra e fez o mar. 3. Ele faz do mar um açude e governa os oceanos. Toda a terra a ele teme, mesmo os corações humanos. Tudo aquilo que ele diz não nos causa desenganos. 4. Põe abaixo os planos todos desses povos poderosos. E derruba os pensamentos dos malvados orgulhosos. Mas os planos que ele faz vão sair vitoriosos. 


Para o ATO PENITENCIAL Tempo Comum, temos na 3ª formula a seguinte melodia:

 

SENHOR QUE SOIS O CAMINHO II

ATO PENITENCIAL – 3ª fórmula

Melodia: Cindy Ferrarezi

1-Senhor que sois o caminho que leva ao Pai, tende piedade de nós. Senhor, tende piedade de nós 2-Cristo, que sois a verdade que ilumina os povos, tende piedade de nós. Cristo, tende piedade de nós 3-Senhor, que sois a vida que renova o mundo, tende piedade de nós Senhor, tende piedade de nós


Salmos e Aclamações 16ª Semana do Tempo Comum


Segunda à Sábado – Ano Par

Caso você tenha dúvidas sobre como cantar um salmo quando tem três (3), ou cinco (5) versos, sinal da flexa (+), deixarei aqui um texto explicando.

 

 

2ª FEIRA

Salmo 84(85)

Este salmo possui TRÊS estrofes,

1ª com SEIS versos,

2ª e 3ª com QUATRO versos.

MELODIA com 4 compassos!

A todo homem que procede retamente, eu mostrarei a salvação que vem de Deus. -'Reuni à minha frente os meus eleitos, * que selaram a Aliança em sacrifícios!' - Testemunha o próprio céu seu julgamento, * porque Deus mesmo é juiz e vai julgar. - Eu não venho censurar teus sacrifícios, * pois sempre estão perante mim teus holocaustos; - não preciso dos novilhos de tua casa * nem dos carneiros que estão nos teus rebanhos. - 'Como ousas repetir os meus preceitos * e trazer minha Aliança em tua boca? - Tu que odiaste minhas leis e meus conselhos * e deste as costas às palavras dos meus lábios! - Diante disso que fizeste, eu calarei? * Acaso pensas que eu sou igual a ti? - É disso que te acuso e repreendo * e manifesto essas coisas aos teus olhos. - Quem me oferece um sacrifício de louvor, * este sim é que me honra de verdade. - A todo homem que procede retamente, * eu mostrarei a salvação que vem de Deus'.

 

ACLAMAÇÃO AO EVANGELHO

 

Aleluia, aleluia,    aleluia,    aleluia! Oxalá ouvísseis hoje a sua voz: Não fecheis os corações como em Meriba! (Sl 94,8)

EVANGELHO
Mt 12,38-42

O Filho do Homem virá, virá



3ª FEIRA

Salmo 84(85)

Este salmo possui TRÊS estrofes,

1ª com SEIS versos,

2ª e 3ª com QUATRO versos.

MELODIA com 4 compassos!

Mostrai-nos, ó Senhor, vossa bondade. - Favorecestes, ó Senhor, a vossa terra, * libertastes os cativos de Jacó. - Perdoastes o pecado ao vosso povo, * encobristes toda a falta cometida; - retirastes a ameaça que fizestes, * acalmastes o furor de vossa ira. - Renovai-nos, nosso Deus e Salvador, * esquecei a vossa mágoa contra nós! - Ficareis eternamente irritado? * Guardareis a vossa ira pelos séculos? - Não vireis restituir a nossa vida, * para que em vós se rejubile o vosso povo? - Mostrai-nos, ó Senhor, vossa bondade, * concedei-nos também vossa salvação!

 


ACLAMAÇÃO AO EVANGELHO

 

Aleluia, aleluia, aleluia Aleluia, aleluia, aleluia "Quem me ama realmente guardará minha palavra , e meu Pai o amará e a Ele nós viremos"
 ​

EVANGELHO
Mt 12,46-50

Quem faz a vontade de Deus




4ª FEIRA

Salmo 70(71)

Este salmo possui QUATRO estrofes,

1ª , 3ª e 4ª com QUATRO versos.

2ª com CINCO versos.

MELODIA com 4 compassos!

Minha boca anunciará vossa justiça. - Eu procuro meu refúgio em vós, Senhor:* que eu não seja envergonhado para sempre! - Porque sois justo, defendei-me e libertai-me!* Escutai a minha voz, vinde salvar-me! - Sede uma rocha protetora para mim,* um abrigo bem seguro que me salve! - Porque sois a minha força e meu amparo, + o meu refúgio, proteção e segurança! * Libertai-me, ó meu Deus, das mãos do ímpio. - Porque sois, ó Senhor Deus, minha esperança,* em vós confio desde a minha juventude! - Sois meu apoio desde antes que eu nascesse, desde o seio maternal, o meu amparo. - Minha boca anunciará todos os dias* vossa justiça e vossas graças incontáveis. - Vós me ensinastes desde a minha juventude,* e até hoje canto as vossas maravilhas.

ACLAMAÇÃO AO EVANGELHO

Aleluia, a-le-luia! A semente é de Deus a Palavra, o Cristo é o Semeador; todo aquele que o encontra, vida eterna encontrou!

EVANGELHO
Mt 13,1-9

Vejam, eu andei pelas vilas




5ª FEIRA

Salmo 35(36)

Este salmo possui TRÊS estrofes,

1ª e 3ª  com QUATRO versos.

2ª  com SETE versos.

MELODIA com 4 compasso!

Em vós está a fonte da vida, ó Senhor! - Vosso amor chega aos céus, ó Senhor, * chega às nuvens a vossa verdade. - Como as altas montanhas eternas * é a vossa justiça, Senhor. - Quão preciosa é, Senhor, vossa graça! * Eis que os filhos dos homens se abrigam + sob a sombra das asas de Deus. - Na abundância de vossa morada, * eles vêm saciar-se de bens. - Vós lhes dais de beber água viva, * na torrente das vossas delícias. - Pois em vós está a fonte da vida, * e em vossa luz contemplamos a luz. - Conservai aos fiéis vossa graça, * e aos retos, a vossa justiça!

ACLAMAÇÃO AO EVANGELHO

Aleluia, aleluia,    aleluia,    aleluia! ​ Graças te dou, ó Pai, Senhor do céu e da terra, pois revelaste os mistérios do teu reino aos pequeninos, escondendo-os aos doutores! (Mt 11,25) ​

EVANGELHO
Mt 13,10-17

Um cálice foi levantado

Venham todos a mim, venham todos




6ª FEIRA

Jeremias 31

Este salmo possui TRÊS estrofes,

1ª e 3ª  com QUATRO versos.

2ª  com CINCO versos.

 

MELODIA com 4 compassos!

O Senhor nos guardará qual pastor a seu rebanho. - Ouvi, nações, a palavra do Senhor * e anunciai-a nas ilhas mais distantes: - 'Quem dispersou Israel, vai congregá-lo, * e o guardará qual pastor a seu rebanho!' - Pois, na verdade, o Senhor remiu Jacó * e o libertou do poder do prepotente. - Voltarão para o monte de Sião, + entre brados e cantos de alegria * - afluirão para as bênçãos do Senhor: - Então a virgem dançará alegremente, * também o jovem e o velho exultarão; - mudarei em alegria o seu luto, * serei consolo e conforto após a guerra.

 ACLAMAÇÃO AO EVANGELHO


Aleluuia, aleluuia! Felizes os que observam a Palavra do Senhor de reto coração e que produzem muitos frutos, até o fim perseverantes! (Lc 8,15). ​

EVANGELHO
Mt 13,18-23​

Vejam, eu andei pelas vilas



SÁBADO

Salmo 83

Este salmo possui QUATRO estrofes,

1ª, 3ª e 4ª  com QUATRO versos.

2ª  com CINCO versos.

 

MELODIA com 4 compassos!

Quão amável, ó Senhor, é vossa casa! - Minha alma desfalece de saudades * e anseia pelos átrios do Senhor! - Meu coração e minha carne rejubilam * e exultam de alegria no Deus vivo! - Mesmo o pardal encontra abrigo em vossa casa, + e a andorinha ali prepara o seu ninho, * para nele seus filhotes colocar: - vossos altares, ó Senhor Deus do universo! * vossos altares, ó meu Rei e meu Senhor! - Felizes os que habitam vossa casa; * para sempre haverão de vos louvar! - Felizes os que em vós têm sua força, * Caminharão com um ardor sempre crescente. - Na verdade, um só dia em vosso templo * vale mais do que milhares fora dele! - Prefiro estar no limiar de vossa casa, * a hospedar-me na mansão dos pecadores!​​

 

ACLAMAÇÃO AO EVANGELHO

Aleluia, aleluia, aleluia aleluia!  Acolhei docilmente a Palavra semeada em vós, meus irmãos, ela pode salvar vidas! (Tg 1,21)

EVANGELHO
Mt 13,24-30​

Quem pertence ao Reino de Deus



Para o CANTO da APRESENTAÇÃO das OFERENDAS temos essas opções: 

BENDITO SEJAIS

(aprenda a tocar esta música clicando aqui)

 

Melodia: Cindy Ferrarezi

 

Bendito sejais, Senhor, Deus do universo, pelo pão que recebemos de vossa bondade, fruto da terra e do trabalho humano, que agora vos apresentamos e para nós se vai tornar pão da vida. Bendito seja Deus para sempre! Bendito seja Deus para sempre! Bendito sejais, Senhor, Deus do universo, pelo vinho que recebemos de vossa bondade, fruto da videira e do trabalho humano, que agora vos apresentamos e para nós se vai tornar vinho da salvação.


Melodia para o canto do SANTO temos essas opções:  

 

SANTO – Melodia ANDRÉ J. ZAMUR  

 

SANTO – Melodia Ministério Adoração e Vida

 

SANTO, SANTO, SANTO I

 

composição: Cindy Ferrarezi

Santo, Santo, Santo Senhor Deus do universo O céu e a terra proclamam vossa glória Hosana nas alturas Hosana nas alturas Hosana, Hosana nas alturas Bendito o que vem em nome do Senhor Hosana nas alturas Hosana nas alturas Hosana, Hosana nas alturas


Santo, Santo, Santo II

L. Missal Romano

Melodia: Cindy Ferrarezi

 

Santo, Santo, Santo Senhor Deus do universo O céu e a terra proclamam vossa glória Ho sana Ho sana nas al tu- u- ras Ho sana Ho sana nas al turas Ho sana, Ho sana nas al tu- u- ras Ho sana Ho sana nas al turas Ben dito o que vem em nome do Senhor Ho sana Ho sana nas al tu- u- ras Ho sana Ho sana nas al turas Ho sana, Ho sana nas al tu- u- ras Ho sana Ho sana nas al turas


Santo, Santo, Santo III

L. Missal Romano
Melodia: Cindy Ferrarezi
Santo, Santo, Santo Senhor Deus do universo O céu e a terra proclamam a vossa glória Hosana Hosana nas alturas Hosana Hosana nas alturas Hosana Hosana nas alturas Hosana Hosana nas alturas Bendito o que vem em nome do Senhor Hosana Hosana nas alturas Hosana Hosana nas alturas


Temos essas opções de melodias para  CORDEIRO de DEUS:

Cordeiro de Deus

Cordeiro de Deus 2



 

Para o CANTO de COMUNHÃO temos essas opções:

Você pode seguir a Antífona da Comunhão ou o Evangelho do dia (as sugestões estão logo abaixo da indicação do Evangelho, de cada dia.)

 

Antífona da Comunhão: O Senhor bom e clemente nos deixou a lembrança de suas grandes maravilhas. Ele dá o alimento aos que o temem. (Sl 110, 4-5) ou Eis que estou à porta e bato, diz o Senhor: se alguém ouvir a minha voz e abrir, eu entrarei e cearemos juntos. (Ap 3, 20)

 

De acordo com o Evangelho do  dia

2ª FEIRA

O Filho do Homem virá, virá


3ª FEIRA

Quem faz a vontade de Deus


4ª FEIRA

Vejam, eu andei pelas vilas


5ª FEIRA

Um cálice foi levantado

Venham todos a mim, venham todos


6ª FEIRA

Vejam, eu andei pelas vilas


SÁBADO

Quem pertence ao Reino de Deus



Para o CANTO FINAL:  À ESCOLHA