Pular para o conteúdo

Salmos do Dia da 14ª Semana Tempo Comum – Par

Salmos do Dia da 14ª Semana Tempo Comum – Par

Salmos do Dia da 14ª Semana

e Aclamações ao Evangelho

 Segunda à Sábado Ano Par

 

Olá amigos!

Entenda melhor porque as vezes o salmo que você procura não está no vídeo daquela semana. Bem, os Salmos da Semana são divididos em Ano Par e Ano Ímpar.

Os vídeos no canal, começaram a ser postados no Ano Par (2020).

Agora estamos no Ano Par (2022).

Os salmos da semana, na liturgia, se repetem de acordo com o ano, por isso os vídeos são gravados com os Salmos de Segunda à Sábado, para utilizarmos nos próximos anos.

Acontece que as vezes uma data específica cai em um determinado dia da semana e aí a liturgia muda de acordo com essas datas.

Exemplo:

Neste ano de 2022, a Solenidade de São Pedro e São Paulo, comemorada no dia 29/06,  será no Domingo da 14ª semana do Tempo Comum, então haverá um salmo diferente, específico para este dia (confira aqui salmo e repertório completo).

A liturgia muda a cada ano, de acordo com o calendário.

Compreende?

Agora que você já sabe as diferenças, vamos aos Salmos e Aclamações desta semana.

Nesta página deixarei  as letras cifradas dos Salmos da 14ª Semana do Tempo Comum, como também suas alterações (e se houver o salmo já gravado no meu canal, deixarei o link para você poder vê-lo).

As Aclamações ao Evangelho de acordo com cada dia e sugestão de REPERTÓRIO COMPLETO (Músicas para a Missa) para toda esta 14ª semana, de Segunda à Sábado.

 

04/07 – 2ª feira da 14ª semana

05/07 – 3ª feira da 14ª semana

06/07 – 4ª feira da 14ª semana

07/07 – 5ª feira da 14ª semana

08/07 – 6ª feira da 14ª semana

09/07 – Sábado Santa Paulina (memória)


Sugestão de Repertório Completo

 

Antífona de Entrada: Recebemos, ó Deus, a vossa misericórdia no meio do vosso templo. Vosso louvor se estenda, como o vosso nome, até os confins da terra; toda a justiça se encontra em vossas mãos (Sl 47,10s).

 

Para o CANTO  de ENTRADA temos essa opção:

 

No meio da tua casa 

 

Letra: Reginaldo Veloso (refrão),

Pe. Jocy Rodrigues (estrofes) |

Música: José A. de Lacerda Junior

No meio da tua casa recebemos, ó Deus, a tua graça! Sem fim, nossa louvação , pois a justiça está toda em tuas mãos! 1. Alegrai-vos no Senhor! Quem é bom, venha louvar! Peguem logo o violão e o pandeiro pra tocar. Para ele um canto novo vamos, gente, improvisar. 2. Ele cumpre o que promete;   podem nele confiar! Ele ama o que é direito e ele sabe bem julgar. Sua palavra fez o céu, fez a terra e fez o mar. 3. Ele faz do mar um açude e governa os oceanos. Toda a terra a ele teme, mesmo os corações humanos. Tudo aquilo que ele diz não nos causa desenganos. 4. Põe abaixo os planos todos desses povos poderosos. E derruba os pensamentos dos malvados orgulhosos. Mas os planos que ele faz vão sair vitoriosos. 


Para o ATO PENITENCIAL Tempo Comum, temos na 3ª formula a seguinte melodia:

 

SENHOR QUE SOIS O CAMINHO II

ATO PENITENCIAL – 3ª fórmula

Melodia: Cindy Ferrarezi

1-Senhor que sois o caminho que leva ao Pai, tende piedade de nós. Senhor, tende piedade de nós 2-Cristo, que sois a verdade que ilumina os povos, tende piedade de nós. Cristo, tende piedade de nós 3-Senhor, que sois a vida que renova o mundo, tende piedade de nós Senhor, tende piedade de nós


Salmos e Aclamações 14ª Semana do Tempo Comum

 

Caso você tenha dúvidas sobre como cantar um salmo quando tem três (3), ou cinco (5) versos, sinal da flexa (+), deixarei aqui um texto explicando.

2ª FEIRA

Salmo 144(145)

Este salmo possui QUATRO estrofes, ambas com QUATRO versos.

Sem alterações!

MELODIA com 4 compassos!

Misericórdia e piedade é o Senhor. - Todos os dias haverei de bendizer-vos, * hei de louvar o vosso nome para sempre. - Grande é o Senhor e muito digno de louvores, * e ninguém pode medir sua grandeza. - Uma idade conta à outra vossas obras * e publica os vossos feitos poderosos; - proclamam todos o esplendor de vossa glória * e divulgam vossas obras portentosas! - Narram todos vossas obras poderosas, * e de vossa imensidade todos falam. - Eles recordam vosso amor tão grandioso * e exaltam, ó Senhor, vossa justiça. - Misericórdia e piedade é o Senhor, * ele é amor, é paciência, é compaixão. - O Senhor é muito bom para com todos, * sua ternura abraça toda criatura.​

 

ACLAMAÇÃO AO EVANGELHO

 

Aleluia Aleluia Aleluia Jesus Cristo Salvador, destruiu o mal e a morte; fez brilhar, pelo Evangelho, a luz e a vida imperecíveis
https://www.youtube.com/watch?v=W2ZpoiuQbBM

EVANGELHO
Mateus 9,18-2​6


Quantos mortos, na estrada da vida

Vem Senhor, vem curar nossos males


3ª FEIRA

Salmo 113B(114)

Este salmo possui QUATRO estrofes:

ambas com QUATRO versos.

MELODIA com 4 compassos!

Confia, Israel, no Senhor! - É nos céus que está o nosso Deus, * ele faz tudo aquilo que quer. - São os deuses pagãos ouro e prata, * todos eles são obras humanas. - Tem boca e não podem falar, * tem olhos e não podem ver; - tem nariz e não podem cheirar, * tendo ouvidos, não podem ouvir. - Tem mãos e não podem pegar, * tem pés e não podem andar;  - Como eles serão seus autores, * que os fabricam e neles confiam. - Confia, Israel, no Senhor. * Ele é teu auxílio e escudo! - Confia, Aarão, no Senhor. * Ele é teu auxílio e escudo!

ACLAMAÇÃO AO EVANGELHO

 

Aleluia, aleluia, aleluia Aleluia, aleluia, aleluia Eu sou o bom pastor, conheço minhas ovelhas e elas me conhecem, assim fala o Senhor (Jo 10,14).

EVANGELHO
Mateus 9,32-38 ​


Como ovelhas que vão sem pastor

Vou juntar do rebanho as ovelhas


4ª FEIRA

Salmo 104(105)

Este salmo possui TRÊS estrofes,

ambas com QUATRO versos!

MELODIA com 4 compassos!

Buscai constantemente a face do Senhor! - Cantai, entoai salmos para ele, * publicai todas as suas maravilhas! - Gloriai-vos em seu nome que é santo, * exulte o coração que busca a Deus! - Procurai o Senhor Deus e seu poder, * buscai constantemente a sua face! - Lembrai as maravilhas que ele fez, * seus prodígios e as palavras de seus lábios! - Descendentes de Abraão, seu servidor, * e filhos de Jacó, seu escolhido, - ele mesmo, o Senhor, é nosso Deus, * vigoram suas leis em toda a terra.

ACLAMAÇÃO AO EVANGELHO

 

Aleluuia, aleluuia! Convertei-vos e crede no Evangelho, pois, o Reino de Deus está chegando! (Mc 1,15).

EVANGELHO
Mateus 10,1-7​


Enviados ao mundo por Ti 

Vão mundo afora pregando o evangelho


5ª FEIRA

Salmo 79(80)

Este salmo possui DUAS estrofes:

1ª  com QUATRO versos.

2ª  com CINCO versos.

MELODIA com 4 compassos!

Sobre nós iluminai a vossa face e, então, seremos salvos, ó Senhor! - Ó Pastor de Israel, prestai ouvidos. * Vós, que sobre os querubins vos assentais, + - despertai vosso poder, ó nosso Deus, * e vinde logo nos trazer a salvação! = Voltai-vos para nós, Deus do universo! + Olhai dos altos céus e observai. * Visitai a vossa vinha e protegei-a! - Foi a vossa mão direita que a plantou; * protegei-a, e ao rebento que firmastes!

ACLAMAÇÃO AO EVANGELHO

 

Aleluuia, aleluuia! Convertei-vos e crede no Evangelho, pois, o Reino de Deus está chegando! (Mc 1,15).

EVANGELHO
Mateus 10,7-14​


Enviados ao mundo por Ti 

Vão mundo afora pregando o evangelho

Vejam, eu andei pelas vilas


6ª FEIRA

Salmo 50(51)

Este salmo possui QUATRO estrofes,

ambas com QUATRO versos!

MELODIA com 4 compassos!

Minha boca anunciará vosso louvor! - Tende piedade, ó meu Deus, misericórdia! * Na imensidão de vosso amor, purificai-me! - Lavai-me todo inteiro do pecado, * e apagai completamente a minha culpa! - Mas vós amais os corações que são sinceros, * na intimidade me ensinais sabedoria. - Aspergi-me e serei puro do pecado, * e mais branco do que a neve ficarei. - Criai em mim um coração que seja puro, * dai-me de novo um espírito decidido. - ó Senhor, não me afasteis de vossa face, * nem retireis de mim o vosso Santo Espírito! - Dai-me de novo a alegria de ser salvo * e confirmai-me com espírito generoso! - Abri meus lábios, ó Senhor, para cantar, * e minha boca anunciará vosso louvor!​

ACLAMAÇÃO AO EVANGELHO

 

Aleluia, aleluia, aleluia! Quando o paráclito vier, o Espírito da verdade, ele vos conduzirá a toda a verdade, lembrar-vos-á de tudo o que eu tenho falado (Jo 16,13; 14,26).

EVANGELHO
Mateus 10,16-23.​


Por tua causa, nos pisam e maltratam

Quem nos separará?


SÁBADO

Salmo 92(93)

Este salmo possui TRÊS estrofes:

1ª estrofe com DOIS versos,

2ª e 3ª estrofe com TRÊS versos.

MELODIA com 2 compassos!

Reina o Senhor, revestiu-se de esplendor. - Deus é Rei e se vestiu de majestade,* revestiu-se de poder e de esplendor! = Vós firmastes o universo inabalável, + vós firmastes vosso trono desde a origem,* desde sempre, ó Senhor, vós existis! = Verdadeiros são os vossos testemunhos, + refulge a santidade em vossa casa,* pelos séculos dos séculos, Senhor!

 

ACLAMAÇÃO AO EVANGELHO

 

Aleluia, aleluia, aleluia! Felizes sereis vós se fordes ultrajados por causa de Jesus, pois repousa sobre vós o Espírito de Deus (1Pd 4,14).

EVANGELHO

Mateus 10,24-33​


Por tua causa, nos pisam e maltratam

Quem nos separará?


 



Para o CANTO da APRESENTAÇÃO das OFERENDAS temos essas opções: 

BENDITO SEJAIS

(aprenda a tocar esta música clicando aqui)

 

Melodia: Cindy Ferrarezi

 

Bendito sejais, Senhor, Deus do universo, pelo pão que recebemos de vossa bondade, fruto da terra e do trabalho humano, que agora vos apresentamos e para nós se vai tornar pão da vida. Bendito seja Deus para sempre! Bendito seja Deus para sempre! Bendito sejais, Senhor, Deus do universo, pelo vinho que recebemos de vossa bondade, fruto da videira e do trabalho humano, que agora vos apresentamos e para nós se vai tornar vinho da salvação.


Melodia para o canto do SANTO temos essas opções:  

 

SANTO – Melodia ANDRÉ J. ZAMUR  

 

SANTO – Melodia Ministério Adoração e Vida

 

SANTO, SANTO, SANTO I

 

composição: Cindy Ferrarezi

Santo, Santo, Santo Senhor Deus do universo O céu e a terra proclamam vossa glória Hosana nas alturas Hosana nas alturas Hosana, Hosana nas alturas Bendito o que vem em nome do Senhor Hosana nas alturas Hosana nas alturas Hosana, Hosana nas alturas


Santo, Santo, Santo II

L. Missal Romano

Melodia: Cindy Ferrarezi

 

Santo, Santo, Santo Senhor Deus do universo O céu e a terra proclamam vossa glória Ho sana Ho sana nas al tu- u- ras Ho sana Ho sana nas al turas Ho sana, Ho sana nas al tu- u- ras Ho sana Ho sana nas al turas Ben dito o que vem em nome do Senhor Ho sana Ho sana nas al tu- u- ras Ho sana Ho sana nas al turas Ho sana, Ho sana nas al tu- u- ras Ho sana Ho sana nas al turas


Santo, Santo, Santo III

L. Missal Romano
Melodia: Cindy Ferrarezi
Santo, Santo, Santo Senhor Deus do universo O céu e a terra proclamam a vossa glória Hosana Hosana nas alturas Hosana Hosana nas alturas Hosana Hosana nas alturas Hosana Hosana nas alturas Bendito o que vem em nome do Senhor Hosana Hosana nas alturas Hosana Hosana nas alturas


Temos essas opções de melodias para  CORDEIRO de DEUS:

Cordeiro de Deus

Cordeiro de Deus 2



 

Para o CANTO de COMUNHÃO temos essas opções:

Você pode seguir a Antífona da Comunhão ou o Evangelho do dia (as sugestões estão logo abaixo da indicação do Evangelho, de cada dia.)

 

Antífona da Comunhão: Provai e vede quão suave é o Senhor! Feliz o homem que tem nele o seu refúgio! (Sl 33,9)

 

De acordo com o Evangelho do  dia

2ª FEIRA

Quantos mortos, na estrada da vida

Vem Senhor, vem curar nossos males

 

3ª FEIRA

Como ovelhas que vão sem pastor

Vou juntar do rebanho as ovelhas

 

4ª FEIRA

Enviados ao mundo por Ti 

Vão mundo afora pregando o evangelho

 

5ª FEIRA

Enviados ao mundo por Ti 

Vão mundo afora pregando o evangelho

Vejam, eu andei pelas vilas

 

6ª FEIRA

Por tua causa, nos pisam e maltratam

Quem nos separará?

SÁBADO

Por tua causa, nos pisam e maltratam

Quem nos separará?

 



Para o CANTO FINAL:  À ESCOLHA