Pular para o conteúdo

Salmos do Dia da 13ª Semana Tempo Comum – Par

Salmos do Dia da 13ª Semana

e Aclamações ao Evangelho

 Segunda à Sábado

Ano Par

 

Olá amigos!

Entenda melhor porque as vezes o salmo que você procura não está no vídeo daquela semana. Bem, os Salmos da Semana são divididos em Ano Par e Ano Ímpar.

Os vídeos no canal, começaram a ser postados no Ano Par (2020).

Agora estamos no Ano Par (2022).

Os salmos da semana, na liturgia, se repetem de acordo com o ano, por isso os vídeos são gravados com os Salmos de Segunda à Sábado, para utilizarmos nos próximos anos.

Acontece que as vezes uma data específica cai em um determinado dia da semana e aí a liturgia muda de acordo com essas datas.

Exemplo:

Neste ano de 2022, a Solenidade de São Pedro e São Paulo, comemorada no dia 29/06,  será no Domingo da 14ª semana do Tempo Comum, então haverá um salmo diferente, específico para este dia (confira aqui salmo e repertório completo).

A liturgia muda a cada ano, de acordo com o calendário.

Compreende?

Agora que você já sabe as diferenças, vamos aos Salmos e Aclamações desta semana.

Nesta página deixarei  as letras cifradas dos Salmos da 13ª Semana do Tempo Comum, como também suas alterações (e se houver o salmo já gravado no meu canal, deixarei o link para você poder vê-lo).

As Aclamações ao Evangelho de acordo com cada dia e sugestão de REPERTÓRIO COMPLETO (Músicas para a Missa) para toda esta 13ª semana, de Segunda à Sábado.

 

27/06 – 2ª feira da 13ª semana

28/06 – 3ª feira Santo Irineu, bispo e mártir (memória)

29/06 – 4ª feira da 13ª semana

30/06 – 5ª feira da 13ª semana

01/07 – 6ª feira da 13ª semana

02/07 – Sábado da 13ª semana


Sugestão de Repertório Completo

Antífona de Entrada: Povos todos, aplaudi e aclamai a Deus com brados de alegria (Sl 46,2).​

 

Para o CANTO  de ENTRADA temos essa opção:

 

Povos todos do universo

 

Letra: Reginaldo Veloso (refrão),

Jocy Rodrigues (estrofes)

Música: Jocy Rodrigues


Povos todos do universo, batam palmas ao Senhor, gritem de alegria, com cantos de louvor!​ 1. O Senhor é minha luz, ele é minha salvação. O que é que eu vou temer? Deus é minha proteção. Ele guarda minha vida, eu não vou ter medo, não. (2x) 2. Quando os maus vêm avançando, procurando me acuar, desejando ver meu fim, querendo me matar, inimigos opressores é que vão se liquidar. (2x) 3. Se um exército se armar contra mim, não temerei. Meu coração está firme e firme ficarei.  Se estourar uma batalha, mesmo assim, confiarei! (2x) 4. Sei que eu hei de ver, um dia, a bondade do Senhor: lá, na terra dos viventes, viverei no seu amor. Espera em Deus! Cria coragem! Espera em Deus que é teu Senhor! (2x)


Para o ATO PENITENCIAL Tempo Comum, temos na 3ª formula a seguinte melodia:

 

SENHOR QUE SOIS O CAMINHO II

ATO PENITENCIAL – 3ª fórmula

Melodia: Cindy Ferrarezi

1-Senhor que sois o caminho que leva ao Pai, tende piedade de nós. Senhor, tende piedade de nós 2-Cristo, que sois a verdade que ilumina os povos, tende piedade de nós. Cristo, tende piedade de nós 3-Senhor, que sois a vida que renova o mundo, tende piedade de nós Senhor, tende piedade de nós



Salmos e Aclamações 13ª Semana do Tempo Comum

 

Caso você tenha dúvidas sobre como cantar um salmo quando tem três (3), ou cinco (5) versos, sinal da flexa (+), deixarei aqui um texto explicando.

2ª FEIRA

Salmo 49(50)

Este salmo possui QUATRO estrofes:

1ª  e 2ª com QUATRO versos.

3ª com SEIS versos.

4ª com SETE versos.

MELODIA com 2 compassos!

Entendei isto, todos vós que esqueceis o Senhor Deus! - 'Como ousas repetir os meus preceitos * e trazer minha Aliança em tua boca? - Tu que odiaste minhas leis e meus conselhos * e deste as costas às palavras dos meus lábios! - Quando vias um ladrão, tu o seguias * e te juntavas ao convívio dos adúlteros. - Tua boca se abriu para a maldade * e tua língua maquinava a falsidade. - Assentado, difamavas teu irmão, * e ao filho de tua mãe injuriavas. - Diante disso que fizeste, eu calarei? * Acaso pensas que eu sou igual a ti? - É disso que te acuso e repreendo * e manifesto essas coisas aos teus olhos. = Entendei isto, todos vós que esqueceis Deus, + para que eu não arrebate a vossa vida, * sem que haja mais ninguém para salvar-vos! - Quem me oferece um sacrifício de louvor, * este sim é que me honra de verdade. - A todo homem que procede retamente, * eu mostrarei a salvação que vem de Deus'.​

ACLAMAÇÃO AO EVANGELHO

Melodia: Cindy Ferrarezi

Aleluia Aleluia Aleluia Oxalá ouvísseis hoje a sua voz: Não fecheis os corações como em Meriba! (Sl 94,8)

EVANGELHO
Mateus 8,18-22​

Deus dos mortos não é o nosso Deus


3ª FEIRA

Salmo 5

Este salmo possui TRÊS estrofes, ambas com 4 versos.

Sem alterações!

MELODIA com 4 compassos!

Na vossa justiça guiai-me Senhor! - Não sois um Deus a quem agrade a iniquidade, * não pode o mau morar convosco; - nem os ímpios poderão permanecer * perante os vossos olhos. - Detestais o que pratica a iniquidade * e destruís o mentiroso. - Ó Senhor, abominais o sanguinário, * o perverso e enganador. - Eu, porém, por vossa graça generosa, * posso entrar em vossa casa. - E, voltado reverente ao vosso templo, * com respeito vos adoro.​

ACLAMAÇÃO AO EVANGELHO

Melodia: Cindy Ferrarezi

Aleluia Aleluia Aleluia No Senhor ponho a minha esperança, espero em sua palavra (Sl 129,5).​

EVANGELHO
Mateus 8,23-27​

Acalmaste, Senhor a procela

Quem é este com poderes nunca vistos?


4ª FEIRA

Salmo 49(50)

Este salmo possui CINCO estrofes:

1ª  com TRÊS versos.

demais  com QUATRO versos.

MELODIA com 2 compassos!

A todos que procedem retamente, eu mostrarei a salvação que vem de Deus. = 'Escuta, ó meu povo, eu vou falar; + ouve, Israel, eu testemunho contra ti: * Eu, o Senhor, somente eu, sou o teu Deus! - Eu não venho censurar teus sacrifícios, * pois sempre estão perante mim teus holocaustos; - não preciso dos novilhos de tua casa * nem dos carneiros que estão nos teus rebanhos. - Porque as feras da floresta me pertencem * e os animais que estão nos montes aos milhares. - Conheço os pássaros que voam pelos céus * e os seres vivos que se movem pelos campos. - Não te diria, se com fome eu estivesse, * porque é meu o universo e todo ser. - Porventura comerei carne de touros? * Beberei, acaso, o sangue de carneiros? - Como ousas repetir os meus preceitos * e trazer minha Aliança em tua boca? - Tu que odiaste minhas leis e meus conselhos* e deste as costas às palavras dos meus lábios!

ACLAMAÇÃO AO EVANGELHO

Melodia: Cindy Ferrarezi

Aleluia Aleluia Aleluia Deus nos gerou pela palavra da verdade como as primícias de suas criaturas (Tg 1,18).

EVANGELHO
 Mateus, 8,28-34​

O mal que sai de nós


5ª FEIRA

Salmo 18

Este salmo possui QUATRO estrofes.

Ambas com 4 versos!

Sem alterações!

MELODIA com 4 compassos!

Os julgamentos do Senhor são corretos e justos igualmente. - A lei do Senhor Deus é perfeita,* conforto para a alma! - O testemunho do Senhor é fiel,* sabedoria dos humildes. - Os preceitos do Senhor são precisos,* alegria ao coração. - O mandamento do Senhor é brilhante,* para os olhos é uma luz. - É puro o temor do Senhor,* imutável para sempre. - Os julgamentos do Senhor são corretos* e justos igualmente. - Mais desejáveis do que o ouro são eles,* do que o ouro refinado. - Suas palavras são mais doces que o mel,* que o mel que sai dos favos.​

ACLAMAÇÃO AO EVANGELHO

Melodia: Cindy Ferrarezi

Aleluia Aleluia Aleluia Em Cristo, Deus reconciliou consigo mesmo a humanidade; e a nós ele entregou essa reconciliação (2cor 5,19).

– EVANGELHO
Mateus 9,1-8​

Louvaram a Deus por ver tais maravilhas


6ª FEIRA

Salmo 118(119)

Este salmo possui SEIS estrofes, ambas com DOIS versos.

Sem alterações!

MELODIA com 2 compassos!

O homem não vive somente de pão, mas de toda palavra da boca de Deus. - Feliz o homem que observa seus preceitos, * e de todo o coração procura a Deus! - De todo o coração eu vos procuro, * não deixeis que eu abandone a vossa lei! - Minha alma se consome o tempo todo * em desejar as vossas justas decisões. - Escolhi seguir a trilha da verdade, * diante de mim eu coloquei vossos preceitos. - Como anseio pelos vossos mandamentos! * Dai-me a vida, ó Senhor, porque sois justo! - Abro a boca e aspiro largamente, * pois estou ávido de vossos mandamentos.

 

ACLAMAÇÃO AO EVANGELHO

Melodia: Cindy Ferrarezi

Aleluia Aleluia Aleluia Vinde a mim, todos vós que estais cansados, e descanso eu vos darei, diz o Senhor (Mt 11,28).

EVANGELHO
Mateus 9,9-13​

Vem e eu mostrarei


 

SÁBADO

Salmo 84(85)

Este salmo possui TRÊS estrofes, com 4 versos!

MELODIA com 4 compassos!

O Senhor anunciará a paz para o seu povo. - Quero ouvir o que o Senhor irá falar:* é a paz que ele vai anunciar; - a paz para o seu povo e seus amigos,* para os que voltam ao Senhor seu coração. - A verdade e o amor se encontrarão,* a justiça e a paz se abraçarão; - da terra brotará a fidelidade,* e a justiça olhará dos altos céus. - O Senhor nos dará tudo o que é bom,* e a nossa terra nos dará suas colheitas; - a justiça andará na sua frente* e a salvação há de seguir os passos seus.​

 

ACLAMAÇÃO AO EVANGELHO

Melodia: Cindy Ferrarezi

Aleluia Aleluia Aleluia Minhas ovelhas escutam minha voz, eu as conheço e e-las me seguem (Jo 10,27).

 EVANGELHO
Mateus, 9,14-17​

Em velhos barris não dá vinho novo


Para o CANTO da APRESENTAÇÃO das OFERENDAS temos essas opções: 

BENDITO SEJAIS

(aprenda a tocar esta música clicando aqui)

 

Melodia: Cindy Ferrarezi

 

Bendito sejais, Senhor, Deus do universo, pelo pão que recebemos de vossa bondade, fruto da terra e do trabalho humano, que agora vos apresentamos e para nós se vai tornar pão da vida. Bendito seja Deus para sempre! Bendito seja Deus para sempre! Bendito sejais, Senhor, Deus do universo, pelo vinho que recebemos de vossa bondade, fruto da videira e do trabalho humano, que agora vos apresentamos e para nós se vai tornar vinho da salvação.


Melodia para o canto do SANTO temos essas opções:  

 

SANTO – Melodia ANDRÉ J. ZAMUR  

 

SANTO – Melodia Ministério Adoração e Vida

 

SANTO, SANTO, SANTO I

 

composição: Cindy Ferrarezi

Santo, Santo, Santo Senhor Deus do universo O céu e a terra proclamam vossa glória Hosana nas alturas Hosana nas alturas Hosana, Hosana nas alturas Bendito o que vem em nome do Senhor Hosana nas alturas Hosana nas alturas Hosana, Hosana nas alturas


Santo, Santo, Santo II

L. Missal Romano

Melodia: Cindy Ferrarezi

 

Santo, Santo, Santo Senhor Deus do universo O céu e a terra proclamam vossa glória Ho sana Ho sana nas al tu- u- ras Ho sana Ho sana nas al turas Ho sana, Ho sana nas al tu- u- ras Ho sana Ho sana nas al turas Ben dito o que vem em nome do Senhor Ho sana Ho sana nas al tu- u- ras Ho sana Ho sana nas al turas Ho sana, Ho sana nas al tu- u- ras Ho sana Ho sana nas al turas


Santo, Santo, Santo III

L. Missal Romano
Melodia: Cindy Ferrarezi
Santo, Santo, Santo Senhor Deus do universo O céu e a terra proclamam a vossa glória Hosana Hosana nas alturas Hosana Hosana nas alturas Hosana Hosana nas alturas Hosana Hosana nas alturas Bendito o que vem em nome do Senhor Hosana Hosana nas alturas Hosana Hosana nas alturas


Temos essas opções de melodias para  CORDEIRO de DEUS:

Cordeiro de Deus

Cordeiro de Deus 2



 

Para o CANTO de COMUNHÃO temos essas opções:

Você pode seguir a Antífona da Comunhão ou o Evangelho do dia (sugestões logo abaixo da Aclamação ao Evangelho).

 

Antífona da Comunhão: Bendize, ó minha alma, ao Senhor e todo meu ser, seu santo nome! (Sl 102,1)