Pular para o conteúdo

Salmos do Dia da 12ª Semana Tempo Comum – Par

Salmos e Aclamações ao Evangelho

 12ª Semana do Tempo Comum

Segunda à Sábado

Ano Par

 

Olá amigos!

Entenda melhor porque as vezes o salmo que você procura não está no vídeo daquela semana. Bem, os Salmos da Semana são divididos em Ano Par e Ano Ímpar.

Os vídeos no canal, começaram a ser postados no Ano Par (2020).

Agora estamos no Ano Par (2022).

Os salmos da semana, na liturgia, se repetem de acordo com o ano, por isso os vídeos são gravados com os Salmos de Segunda à Sábado, para utilizarmos nos próximos anos.

Acontece que as vezes uma data específica cai em um determinado dia da semana e aí a liturgia muda de acordo com essas datas.

Exemplo:

Neste ano de 2022, a Solenidade da Natividade de São João Batista, 23/06 cai na quinta-feira da 12ª semana do Tempo Comum, então haverá um salmo diferente, específico para este dia (confira aqui salmo e repertório completo).

A liturgia muda a cada ano, de acordo com o calendário.

Compreende?

Agora que você já sabe as diferenças, vamos aos Salmos e Aclamações desta semana.

Nesta página deixarei  as letras cifradas dos Salmos da 12ª Semana do Tempo Comum, como também suas alterações (e se houver o salmo já gravado no meu canal, deixarei o link para você poder vê-lo).

As Aclamações ao Evangelho de acordo com cada dia e sugestão de REPERTÓRIO COMPLETO (Músicas para a Missa) para toda esta 12ª semana, de Segunda à Sábado.

 

20/06 – 2ª feira da 12ª semana

21/06 – 3ª feira da SÃO LUÍS GONZAGA (memória)

22/06 – 4ª feira da 12ª semana

23/06 – 5ª feira SOLENIDADE SÃO JOÃO BATISTA  (Repertório Completo aqui)

24/06 – 6ª feira SOLENIDADE SAGRADO CORAÇÃO DE JESUS (Repertório aqui)

25/06 – Sábado IMACULADO CORAÇÃO DE MARIA (Repertório aqui)

 

Sugestão de Repertório Completo

 

Antífona de Entrada: O Senhor é a força de seu povo, fortaleza e salvação do seu ungido. Salvai, Senhor, vosso povo, abençoai vossa herança e governai para sempre os vossos servos (Sl 27,8s).​

 

Para o CANTO  de ENTRADA temos essa opção:

 

Do seu povo ele é a força

Entrada​

Letra: Reginaldo Veloso (refrão),

Jocy Rodrigues (estrofes)

Música: Jocy Rodrigues


Do seu povo ele é a força, salvação do seu ungido; salva, Senhor, teu povo socorre os teus  queridos 1. O Senhor é minha luz, ele é minha salvação. O que é que eu vou temer? Deus é minha proteção. Ele guarda minha vida, eu não vou ter medo, não. (2x) 2. Quando os maus vêm avançando, procurando me acuar, desejando ver meu fim, querendo me matar, inimigos opressores é que vão se liquidar. (2x) 3. Se um exército se armar contra mim, não temerei. Meu coração está firme e firme ficarei.  Se estourar uma batalha, mesmo assim, confiarei! (2x) 4. Sei que eu hei de ver, um dia, a bondade do Senhor: lá, na terra dos viventes, viverei no seu amor. Espera em Deus! Cria coragem! Espera em Deus que é teu Senhor! (2x)


Para o ATO PENITENCIAL Tempo Comum, temos na 3ª formula a seguinte melodia:

 

SENHOR QUE SOIS O CAMINHO II

ATO PENITENCIAL – 3ª fórmula

Melodia: Cindy Ferrarezi

1-Senhor que sois o caminho que leva ao Pai, tende piedade de nós. Senhor, tende piedade de nós 2-Cristo, que sois a verdade que ilumina os povos, tende piedade de nós. Cristo, tende piedade de nós 3-Senhor, que sois a vida que renova o mundo, tende piedade de nós Senhor, tende piedade de nós


Salmos e Aclamações 12ª Semana do Tempo Comum

 

Caso você tenha dúvidas sobre como cantar um salmo quando tem três (3), ou cinco (5) versos, sinal da flexa (+), deixarei aqui um texto explicando.

 

2ª FEIRA

Salmo 59(60)

Este salmo possui TRÊS estrofes:

1ª com  TRÊS versos,

2ª com QUATRO versos,

3ª com  SEIS versos.

MELODIA com 4 compassos!

Vossa mão nos ajude, ouvi-nos Senhor! = Rejeitastes, ó Deus, vosso povo + e arrasastes as nossas fileiras; * vós estáveis irado: voltai-vos! - Abalastes, partistes a terra, * reparai suas brechas, pois treme. - Duramente provastes o povo, * e um vinho atordoante nos destes. - se vós, Deus, rejeitais vosso povo * e não mais conduzis nossas tropas? - Dai-nos, Deus, vosso auxílio na angústia; * nada vale o socorro dos homens! - Mas com Deus nós faremos proezas, * e ele vai esmagar o opressor.​

ACLAMAÇÃO AO EVANGELHO

 

Aleluia, aleluia, aleluia, aleluia! A palavra do Senhor, é viva e eficaz: ela julga os pensamentos, e as intenções do coração (Hb 4,12). ​

EVANGELHO
Mateus 7,1-15​

Com a trave no olho queremos limpar



3ª FEIRA

Salmo 47(48)

Este salmo possui TRÊS estrofes, ambas com QUATRO versos.

Sem alterações!

MELODIA com 4 compassos!

O Senhor estabelece sua cidade para sempre. - Grande é o Senhor e muito digno de louvores * na cidade onde ele mora; - seu Monte santo, esta colina encantadora * é a alegria do universo. - Monte Sião, no extremo norte situado, * és a mansão do grande Rei! - Deus revelou-se em suas fortes cidadelas * um refúgio poderoso. - Recordamos, Senhor Deus, vossa bondade * em meio ao vosso templo; - com vosso nome vai também vosso louvor * aos confins de toda a terra.​

ACLAMAÇÃO AO EVANGELHO

 

Aleluia, aleluia, aleluia, aleluia! Eu sou a luz do mundo; aquele que me segue não caminha entre as trevas, mas terá a luz da vida (Jo 8,12). 

EVANGELHO
Mateus 7,6.12-14

Feliz o homem que ama o Senhor



4ª FEIRA

Salmo 118(119)

Este salmo possui SEIS estrofes, ambas com DOIS versos.

MELODIA com 2 compassos!

Ensinai-me a viver vossos preceitos, ó Senhor! - Ensinai-me a viver vossos preceitos; * quero guardá-los fielmente até o fim! - Dai-me o saber, e cumprirei a vossa lei, * e de todo o coração a guardarei. - Guiai meus passos no caminho que traçastes, * pois só nele encontrarei felicidade. - Inclinai meu coração às vossas leis, * e nunca ao dinheiro e à avareza. - Desviai o meu olhar das coisas vós, * dai-me a vida pelos vossos mandamentos! - Como anseio pelos vossos mandamentos! * Dai-me a vida, ó Senhor, porque sois justo!

 

ACLAMAÇÃO AO EVANGELHO

 

Aleluia, aleluia, aleluia, aleluia! Ficai em mim e eu em vós ficarei, diz Je-sus; quem em mim permanece , há de dar muito fruto (Jo 15,4s).
 ​
EVANGELHO Mateus 7,15-20​

A boa árvore não pode dar maus frutos



5ª FEIRA

Salmo 78(79)

Este salmo possui QUATRO estrofes:

1ª com  SETE versos,

2ª com NOVE versos,

3ª e 4ª com TRÊS versos.

 

MELODIA com 4 compassos!

Por vosso nome e vossa glória, libertai-nos, ó Senhor! = Invadiram vossa herança os infiéis, + profanaram, ó Senhor, o vosso templo, * Jerusalém foi reduzida a ruínas! - Lançaram aos abutres como pasto * os cadáveres dos vossos servidores; - e às feras da floresta entregaram * os corpos dos fiéis, vossos eleitos. = Derramaram o seu sangue como água + em torno das muralhas de Sião, * e não houve quem lhes desse sepultura! = Nós nos tornamos o opróbrio dos vizinhos, + um objeto de desprezo e zombaria * para os povos e àqueles que nos cercam. = Mas até quando, ó Senhor, veremos isto? + Conservareis eternamente a vossa ira? * Como fogo arderá a vossa cólera? = Não lembreis as nossas culpas do passado, + mas venha logo sobre nós vossa bondade, * pois estamos humilhados em extremo. = Ajudai-nos, nosso Deus e Salvador! + Por vosso nome e vossa glória, libertai-nos! * Por vosso nome, perdoai nossos pecados!

ACLAMAÇÃO AO EVANGELHO

 

Aleluia, aleluia, aleluia, aleluia! Eu sou a luz do mundo; aquele que me segue não caminha entre as trevas, mas terá a luz da vida (Jo 8,12). ​
EVANGELHO Mateus 7, 21-29​

Senhor, és a pedra, lajedo seguro



6ª FEIRA

Salmo 136(137)

Este salmo possui QUATRO estrofes:

1ª com CINCO versos,

2ª e 3ª com SEIS versos,

4ª com CINCO versos.

MELODIA com 4 compassos!

Que se prenda a minha língua ao céu da boca, se de ti Jerusalém, eu me esquecer! = Junto aos rios da Babilônia + nos sentávamos chorando,* com saudades de Sião. - Nos salgueiros por ali* penduramos nossas harpas. - Pois foi lá que os opressores* nos pediram nossos cânticos; - nossos guardas exigiam* alegria na tristeza: '- Cantai hoje para nós* algum canto de Sião!' = Como havemos de cantar + os cantares do Senhor* numa terra estrangeira? = Se de ti, Jerusalém, + algum dia eu me esquecer,* que resseque a minha mão! = Que se cole a minha língua + e se prenda ao céu da boca,* se de ti não me lembrar! - Se não for Jerusalém* minha grande alegria!

 

ACLAMAÇÃO AO EVANGELHO

Aleluia, aleluia, aleluia, aleluia! Cristo tomou sobre si-, nossas dores, carregou em seu corpo as nossas fraquezas (Mt 8,17).​

EVANGELHO
Mateus 8,1-4​

Senhor, se tu queres, tu podes me curar

Vejam, eu andei pelas vilas



SÁBADO

Salmo 73(74)

Este salmo possui QUATRO estrofes:

1ª com CINCO versos,

2ª, 3ª e 4ª com QUATRO versos.

MELODIA com 4 compassos!

Não esqueçais até o fim a humilhação dos vossos pobres. - Ó Senhor, por que razão nos rejeitastes para sempre * e vos irais contra as ovelhas do rebanho que guiais? = Recordai-vos deste povo que outrora adquiristes, + desta tribo que remistes para ser a vossa herança, * e do monte de Sião que escolhestes por morada! - Dirigi-vos até lá para ver quanta ruína: * no santuário o inimigo destruiu todas as coisas; - e, rugindo como feras, no local das grandes festas, * lá puseram suas bandeiras vossos ímpios inimigos. - Pareciam lenhadores derrubando uma floresta, * ao quebrarem suas portas com martelos e com malhos. - Ó Senhor, puseram fogo mesmo em vosso santuário! * Rebaixaram, profanaram o lugar onde habitais! - Recordai vossa Aliança! A medida transbordou, * porque nos antros desta terra só existe violência! - Que não se escondam envergonhados o humilde e o pequeno, * mas glorifiquem vosso nome o infeliz e o indigente!

 

ACLAMAÇÃO AO EVANGELHO

Aleluia, aleluia, aleluia, aleluia! Cristo tomou sobre si-, nossas dores, carregou em seu corpo as nossas fraquezas (Mt 8,17).​

EVANGELHO

Mateus 8,5-17

Vem Senhor, vem curar nossos males




Para o CANTO da APRESENTAÇÃO das OFERENDAS temos essas opções: 

BENDITO SEJAIS

(aprenda a tocar esta música clicando aqui)

 

Melodia: Cindy Ferrarezi

 

Bendito sejais, Senhor, Deus do universo, pelo pão que recebemos de vossa bondade, fruto da terra e do trabalho humano, que agora vos apresentamos e para nós se vai tornar pão da vida. Bendito seja Deus para sempre! Bendito seja Deus para sempre! Bendito sejais, Senhor, Deus do universo, pelo vinho que recebemos de vossa bondade, fruto da videira e do trabalho humano, que agora vos apresentamos e para nós se vai tornar vinho da salvação.


Melodia para o canto do SANTO temos essas opções:  

 

SANTO – Melodia ANDRÉ J. ZAMUR  

 

SANTO – Melodia Ministério Adoração e Vida

 

SANTO, SANTO, SANTO I

 

composição: Cindy Ferrarezi

Santo, Santo, Santo Senhor Deus do universo O céu e a terra proclamam vossa glória Hosana nas alturas Hosana nas alturas Hosana, Hosana nas alturas Bendito o que vem em nome do Senhor Hosana nas alturas Hosana nas alturas Hosana, Hosana nas alturas


Santo, Santo, Santo II

L. Missal Romano

Melodia: Cindy Ferrarezi

 

Santo, Santo, Santo Senhor Deus do universo O céu e a terra proclamam vossa glória Ho sana Ho sana nas al tu- u- ras Ho sana Ho sana nas al turas Ho sana, Ho sana nas al tu- u- ras Ho sana Ho sana nas al turas Ben dito o que vem em nome do Senhor Ho sana Ho sana nas al tu- u- ras Ho sana Ho sana nas al turas Ho sana, Ho sana nas al tu- u- ras Ho sana Ho sana nas al turas


Santo, Santo, Santo III

L. Missal Romano
Melodia: Cindy Ferrarezi
Santo, Santo, Santo Senhor Deus do universo O céu e a terra proclamam a vossa glória Hosana Hosana nas alturas Hosana Hosana nas alturas Hosana Hosana nas alturas Hosana Hosana nas alturas Bendito o que vem em nome do Senhor Hosana Hosana nas alturas Hosana Hosana nas alturas


Temos essas opções de melodias para  CORDEIRO de DEUS:

Cordeiro de Deus

Cordeiro de Deus 2



Antífona da Comunhão: Todos os olhos, ó Senhor, em vós esperam e vós lhes dais no tempo certo o alimento (Sl 144,15)​

 

 

Para o CANTO de COMUNHÃO temos essas opções:

Você pode seguir a Antífona da Comunhão ou o Evangelho do dia (sugestões logo abaixo da Aclamação ao Evangelho).

 

De acordo com o Evangelho do  dia

2ª FEIRA

Com a trave no olho queremos limpar

3ª FEIRA

Feliz o homem que ama o Senhor

4ª FEIRA

A boa árvore não pode dar maus frutos

5ª FEIRA

Senhor, és a pedra, lajedo seguro

6ª FEIRA

Senhor, se tu queres, tu podes me curar

Vejam, eu andei pelas vilas

SÁBADO

Vem Senhor, vem curar nossos males

 



Para o CANTO FINAL:  À ESCOLHA