Salmo do Dia da 2ª Semana Tempo Comum

Salmos e Aclamações ao Evangelho

 2ª Semana do Tempo Comum

Segunda à Sábado

Ano Par

 

Olá amigos!

Entenda melhor porque as vezes o salmo que você procura não está no vídeo daquela semana.

Bem, os Salmos da Semana são divididos em Ano Par e Ano Ímpar.

Os vídeos no canal, começaram a ser postados no Ano Par (2020).

Gravamos e postamos todo o Ano Ímpar (2021).

E agora em 2022 gravarei e postarei o restante do Ano Par.

Os salmos da semana, na liturgia, se repetem de acordo com o ano, por isso os vídeos são gravados com os Salmos de Segunda à Sábado, para utilizarmos nos próximos anos.

Acontece que as vezes uma data específica cai em um determinado dia da semana e aí a liturgia muda de acordo com essas datas.

 

Exemplo:

No ano de 2021, a Festa da Basílica de Latrão, 09/11 caiu na terça-feira da 32ª semana do Tempo Comum, então haverá um salmo diferente, específico para este dia (confira aqui salmo e repertório completo).

 

A liturgia muda a cada ano, de acordo com o calendário.

Compreende?

Agora que você já sabe as diferenças, vamos aos Salmos e Aclamações desta semana.

Nesta página deixarei  as letras cifradas dos Salmos da 2ª Semana do Tempo Comum, como também suas alterações (e se houver o salmo já gravado no meu canal, deixarei o link para você poder vê-lo).

As Aclamações ao Evangelho de acordo com cada dia e sugestão de REPERTÓRIO COMPLETO (Músicas para a Missa) para toda esta 2ª semana, de Segunda à Sábado.

Qualquer dúvida, anote, e venha tirá-la no grupo do TELEGRAM.

 

Deus abençoe você, seu ministério e sua comunidade!

 

Sugestão de Repertório Completo

 

ANTÍFONA DE ENTRADA: Que toda a terra se prostre diante de vós, ó Deus, e cante louvores ao vosso nome, Deus altíssimo.



ENTRADA: TODA A TERRA TE ADORE  

 

Letra e Música: Pe. Ney Brasil Pereira

 

Toda a terra te adore, ó Senhor do universo, os louvores do teu nome  cante o povo em seus versos! 1. Venham todos, com alegria,  aclamar nosso Senhor,  caminhando ao seu encontro,  proclamando seu louvor.  Ele é o Rei dos reis   e dos deuses o maior. 2. Tudo é dele: abismos, montes,   mar e terra ele formou. De joelhos adoremos este Deus que nos criou, pois nós somos seu rebanho  e Ele é nosso Pastor. 3. Ninguém feche o coração, escutemos sua voz. Não sejamos tão ingratos,  tal e qual nossos avós. Mereçamos o que Ele tem guardado para nós. 4. Glória ao Pai que nos acolhe e a seu Filho Salvador.  Igualmente, demos glória  ao Espírito de Amor.  Hoje e sempre, eternamente,  cantaremos seu louvor.


Para o ATO PENITENCIAL Tempo Comum, temos na 3ª formula a seguinte melodia:

1-Senhor que vieste salvar – Kyrie Eleison (JMJ 2013)

(vídeo, letra completa e cifrada clique aqui)


2-Senhor, que sois o caminho que leva ao Pai (Cristiane G. da Matta e Pe. Valdecir Ferreira)

(vídeo, letra completa e cifrada clique aqui)


3-Senhor que vieste salvar –  Frei Joel Postma

(vídeo, letra completa e cifrada clique aqui)


4-Senhor, viestes, não para condenar

Letra: Missal Romano
Melodia: Cindy Ferrarezi
Senhor  viestes não para condenar, mas para perdoar Tende piedade de nós Senhor, tende piedade, tende piedade tende piedade de nós Cristo que vos alegrais pelo pecador arrependido Tende piedade de nós Cristo, tende piedade, tende piedade tende piedade de nós Senhor que muito perdoais a todo aquele que muito ama Tende piedade de nós Senhor, tende piedade, tende piedade tende piedade de nós

5-Senhor que sois o caminho que leva ao Pai 

Melodia: Cindy Ferrarezi

  
1-Senhor que sois o caminho que leva ao Pai, tende piedade de nós. Kyrie, Kyrie, Kyrie eleison Kyrie, Kyrie, Kyrie eleison 2-Cristo, que sois a verdade que ilumina os povos, tende piedade de nós. Christe, Christe, Christe eleison Christe, Christe, Christe eleison 3-Senhor, que sois a vida que renova o mundo, tende piedade de nós Kyrie, Kyrie, Kyrie eleison Kyrie, Kyrie, Kyrie eleison

___________________________________________________________________________________________________________________

Segunda à Sábado – Ano Par

 

Caso você tenha dúvidas sobre como cantar um salmo quando tem três (3), ou cinco (5) versos, sinal da flexa (+), deixarei aqui um texto explicando.

 

2ª FEIRA

Salmo 49(50)

Este salmo possui TRÊS estrofes, ambas com QUATRO versos!

MELODIA com 4 compasso!

A todo homem que procede retamente, eu mostrarei a salvação que vem de Deus. - Eu não venho censurar teus sacri[B7]fícios, * pois sempre estão perante mim teus holocaustos; - não preciso dos novilhos de tua casa * nem dos carneiros que estão nos teus rebanhos. - 'Como ousas repetir os meus preceitos * e trazer minha Aliança em tua boca? - Tu que odiaste minhas leis e meus conselhos * e deste as costas às palavras dos meus lábios! - Diante disso que fizeste, eu calarei? * Acaso pensas que eu sou igual a ti? - É disso que te acuso e repreendo * e manifesto essas coisas aos teus olhos.

ACLAMAÇÃO AO EVANGELHO

EVANGELHO:

Marcos 2,18-22​

Melodia: Cindy Ferrarezi

Aleluia, aleluia! (2X) A palavra do Senhor é viva e eficaz: ela julga os pensamentos e as intenções do coração.

 

___________________________________________________________________________________________________________________
Canto de Comunhão
Em velhos barris

 

3ª FEIRA

Salmo 88(89)

Este salmo possui TRÊS estrofes, 1ª com TRÊS versos, 2ª e 3ª com QUATRO versos.

MELODIA com 2 compasso!

Encontrei e escolhi a Davi, meu servidor. - Outrora vós falastes em visões a vossos santos: + 'Coloquei uma coroa na cabeça de um herói * e do meio deste povo escolhi o meu Eleito. - Encontrei e escolhi a Davi, meu servidor, * e o ungi, para ser rei, com meu óleo consagrado. - Estará sempre com ele minha mão onipotente, * e meu braço poderoso há de ser a sua força. - Ele, então, me invocará: 'Ó Senhor, vós sois meu Pai, * sois meu Deus, sois meu Rochedo onde encontro a salvação!` - E por isso farei dele o meu filho primogênito, * sobre os reis de toda a terra farei dele o Rei altíssimo.

ACLAMAÇÃO AO EVANGELHO

EVANGELHO:
Marcos  2,23-28

Melodia: Cindy Ferrarezi

 

Aleluia, aleluia, aleluia!  Que o Pai do Senhor Jesus Cristo vos dê o saber o Espírito para que conheçais a esperança, reservada para vós como herança. 
___________________________________________________________________________________________________________________ Canto de Comunhão

O sábado foi feito para o homem


4ª FEIRA

Salmo 143(144) 

Este salmo possui TRÊS estrofes, 1ª com TRÊS versos, 2ª e 3ª com QUATRO versos.

MELODIA com 2 compassos!

Bendito seja o Senhor, meu rochedo! - Bendito seja o Senhor, meu rochedo, + que adestrou minhas mãos para a luta, * e os meus dedos treinou para a guerra! - Ele é meu amor, meu refúgio, * libertador, fortaleza e abrigo; É meu escudo: é nele que espero, * ele submete as nações a meus pés. - Um canto novo, meu Deus, vou cantar-vos, * nas dez cordas da harpa louvar-vos, - a vós que dais a vitória aos reis * e salvais vosso servo Davi.

 

ACLAMAÇÃO AO EVANGELHO

EVANGELHO:
Marcos 3,1-6

 

Melodia: Cindy Ferrarezi

Aleluia, aleluia!    Jesus pregava a boa-Nova, o Reino anunciando, e curava toda espécie de doenças entre o povo.

Canto de Comunhão

Jesus disse ao homem


5ª FEIRA

Salmo 55(56)

Este salmo possui QUATRO estrofes, 1ª com CINCO versos,

2ª com TRÊS versos,  3ª e 4ª com QUATRO versos.

MELODIA com 2 compasso!

É no Senhor que eu confio e nada temo. - Tende pena e compaixão de mim, ó Deus, + pois há tantos que me calcam sob os pés, * e agressores me oprimem todo dia! - Meus inimigos de contínuo me espezinham, * são numerosos os que lutam contra mim! - Do meu exílio registrastes cada passo, + em vosso odre recolhestes cada lágrima, * e anotastes tudo isso em vosso livro. - Meus inimigos haverão de recuar + em qualquer dia em que eu vos invocar; * tenho certeza: o Senhor está comigo! + Confio em Deus e louvarei sua promessa. - É no Senhor que eu confio e nada temo: * que poderia contra mim um ser mortal? - Devo cumprir, ó Deus, os votos que vos fiz, * e vos oferto um sacrifício de louvor.

 

ACLAMAÇÃO AO EVANGELHO

EVANGELHO:
Marcos 3,7-12

 

Melodia: Cindy Ferrarezi

Aleluia Aleluia Aleluia Jesus Cristo Salvador, destruiu o mal e a morte; fez brilhar, pelo Evangelho, a luz e a vida imperecíveis
 
___________________________________________________________________________________________________________________ Canto de Comunhão 

Canto de Comunhão

Louvaram a Deus


6ª FEIRA

Salmo 56(57)

Este salmo possui TRÊS estrofes, 1ª com QUATRO versos, 2ª com CINCO versos,

e 3ª com QUATRO versos.

MELODIA com 4 compasso!

Piedade, Senhor, tende piedade. - Piedade, Senhor, piedade, * pois em vós se abriga a minh'alma! - De vossas asas, à sombra, me achego, * até que passe a tormenta, Senhor! - Lanço um grito ao Senhor Deus Altíssimo, * a este Deus que me dá todo o bem. - Que me envie do céu sua ajuda + e confunda os meus opressores! * Deus me envie sua graça e verdade! - Elevai-vos, ó Deus, sobre os céus, * vossa glória refulja na terra! Vosso amor é mais alto que os céus, * mais que as nuvens a vossa verdade!

 

ACLAMAÇÃO AO EVANGELHO

EVANGELHO:
Marcos 2,18-22​

Melodia: Cindy Ferrarezi

Aleluia, aleluia!   Em Jesus Cristo, Deus reconciliou consigo mesmo a humanidade e a nós entregou esta reconciliação

 

___________________________________________________________________________________________________________________

Canto de Comunhão

Enviados ao mundo por Ti 


SÁBADO

Salmo 79(80)

Este salmo possui DUAS estrofes, 1ª com SETE versos, 2ª com SEIS versos.

MELODIA com 4 compasso!

Resplandecei a vossa face, e nós seremos salvos!. - Ó Pastor de Israel, prestai ouvidos. * Vós, que a José apascentais qual um rebanho! - Vós, que sobre os querubins vos assentais, + aparecei cheio de glória e esplendor * ante Efraim e Benjamim e Manassés! - Despertai vosso poder, ó nosso Deus, * e vinde logo nos trazer a salvação! - Até quando, ó Senhor, vos irritais, * apesar da oração do vosso povo? - Vós nos destes a comer o pão das lágrimas, * e a beber destes um pranto copioso. - Para os vizinhos somos causa de contenda, * de zombaria para os nossos inimigos.

ACLAMAÇÃO AO EVANGELHO

EVANGELHO:
Marcos 3,20-21

Melodia: Cindy Ferrarezi

Aleluia, aleluia, aleluia aleluia!  Abri-nos, ó Senhor, o coração para ouvirmos a Palavra de Jesus!

 

___________________________________________________________________________________________________________________

Canto de Comunhão

Vejam, eu andei pelas vilas

___________________________________________________________________________________________________________________

Para o CANTO da APRESENTAÇÃO das OFERENDAS temos essas opções: 

BENDITO SEJAIS

(aprenda a tocar esta música clicando aqui)

Melodia: Cindy Ferrarezi

 

Bendito sejais, Senhor, Deus do universo,       pelo pão que recebemos de vossa bondade, fruto da terra e do trabalho humano, que agora vos apresentamos e para nós se vai tornar pão da vida. Bendito seja Deus para sempre! Bendito seja Deus para sempre! Bendito sejais, Senhor, Deus do universo,       pelo vinho que recebemos de vossa bondade, fruto da videira e do trabalho humano, que agora vos apresentamos e para nós se vai tornar vinho da salvação.

Melodia para o canto do SANTO temos essas opções:

Santo, Santo, Santo I

(vídeo, letra completa e cifrada clicando aqui)


SANTO MELODIA ANDRÉ J. ZAMUR

(vídeo, letra completa e cifrada clicando aqui)


 

Santo, Santo, Santo II

L. Missal Romano

Melodia: Cindy Ferrarezi

Santo, Santo, Santo Senhor Deus do universo     O céu e a terra proclamam vossa glória   Hosana Hosana nas altu-u-ras  Hosana Hosana nas alturas   Hosana, Hosana nas altu-u-ras Hosana Hosana nas alturas   Bendito o que vem em nome do Senhor Hosana Hosana nas altu-u-ras  Hosana Hosana nas alturas   Hosana, Hosana nas altu-u-ras Hosana Hosana nas alturas

Temos essas opções de melodias para  CORDEIRO de DEUS:

Cordeiro de Deus 1

(vídeo, letra completa e cifrada clicando aqui)


Cordeiro de Deus 2

(vídeo, letra completa e cifrada clicando aqui)


Para o CANTO de COMUNHÃO temos essas opções:

Você pode seguir a Antífona da Comunhão ou o Evangelho do dia (as sugestões  TAMBÉM estão logo abaixo da indicação do Evangelho, de cada dia)


Antífona da Comunhão: Preparais à minha frente uma mesa, o meu cálice transborda (Sl 22,5) ou Sabemos que Deus nos ama e cremos no seu amor (1Jo 4,16).​

 

 

2ª FEIRA

Em velhos barris

3ª FEIRA

O sábado foi feito para o homem

4ª FEIRA

Jesus disse ao homem

5ª FEIRA

Louvaram a Deus por ver tais maravilhas

6ª FEIRA

Enviados ao mundo por Ti 

SÁBADO

Vejam, eu andei pelas vilas

 

 

CANTO FINAL: À ESCOLHA


 

Últimas publicações

Perdoai e vos será perdoado

Perdoai e vos será perdoado Comunhão   Letra: Lc 6,37-38 e Sl 129(130) Música: Pe. José Weber, SVD