Pular para o conteúdo

Salmo do Dia da 20ª Semana Tempo Comum

Salmos e Aclamações ao Evangelho

 20ª Semana do Tempo Comum

Segunda à Sábado

Ano Impar

 

Olá amigos!

Entenda melhor porque as vezes o salmo que você procura não está no vídeo daquela semana.

Bem, os Salmos da Semana são divididos em Ano Par e Ano Ímpar.

Os vídeos no canal, começaram a ser postados no Ano Par (2020).

Agora estamos gravando o Ano Ímpar (2021).

Os salmos da semana, na liturgia, se repetem de acordo com o ano, por isso os vídeos são gravados com os Salmos de Segunda à Sábado, para utilizarmos nos próximos anos.

Acontece que as vezes uma data específica cai em um determinado dia da semana e aí a liturgia muda de acordo com essas datas.

A liturgia muda a cada ano, de acordo com o calendário.

Compreende?

Agora que você já sabe as diferenças, vamos aos Salmos e Aclamações desta semana.

Nesta página deixarei  as letras cifradas dos Salmos da 20ª Semana do Tempo Comum, como também suas alterações (e se houver o salmo já gravado no meu canal, deixarei o link para você poder vê-lo).

As Aclamações ao Evangelho de acordo com cada dia e sugestão de REPERTÓRIO COMPLETO (Músicas para a Missa) para toda esta 20ª semana, de Segunda à Sábado.

Qualquer dúvida, anote, e venha tirá-la no grupo do TELEGRAM.

 

Deus abençoe você, seu ministério e sua comunidade!

 

Sugestão de Repertório Completo

Antífona de Entrada: Ó Deus, nosso protetor, volvei para nós o vosso olhar, e contemplai a face do vosso Ungido, porque um dia em vosso templo vale mais que outros mil. (Sl 83,10-11)

Para o CANTO  de ENTRADA temos essa opção:

Deus, nosso Pai protetor

 

Letra e Música: Marlene Pastro

Partitura aqui


Deus, nosso Pai protetor, dá-nos hoje um sinal de tua graça! Por teu ungido, ó Senhor, estejamos pra sempre em tua casa! 1. Ó Senhor, põe teu ouvido Bem aqui, pra me escutar Infeliz eu sou e pobre, vem depressa me ajudar! Teu amigo eu sou, tu sabes, só em ti vou confiar. 2. Compaixão de mim, Senhor Eu te chamo, noite e dia. Vem me dar força e coragem e aumentar minha alegria. Eu te faço minha prece, pois minh'alma em ti confia. 3. Tu és bom e compassivo e a quem pede, dás perdão. Dá ouvido a meus pedidos: meu lamento é oração. Na hora amarga eu te procuro, sei que não te chamo em vão. 4. Não existe nenhum deus, para contigo se igualar, nem no mundo existe nada que se possa comparar às belezas que na terra teu amor soube criar. ou Deus, nosso Pai protetor, dá-nos hoje um sinal de tua graça! Por teu ungido, ó Senhor, estejamos pra sempre em tua casa! 1. As nações que tu criaste virão todas te adorar, pois fizeste maravilhas que nos levam a te louvar. Tu somente és o Senhor, só tu sabes governar. 2. Vem! Me ensina teus caminhos:  só por eles quero andar. Guia bem meu coração, para contigo eu sempre estar. O teu nome, meu Senhor, quero sempre respeitar. 3. Meu Senhor, eu te agradeço, vou louvar-te, sem cessar. Tu me amas, de verdade, vais da morte me livrar. Os malvados me perseguem,  querem mesmo me matar. 4. Salva o filho de tua serva! Ao teu servo dá coragem. Vem provar que me proteges e não dás aos maus vantagem, para que todos reconheçam o valor da tua mensagem.
Para o ATO PENITENCIAL Tempo Comum, temos na 3ª formula a seguinte melodia:

Senhor que vieste salvar – Kyrie Eleison (JMJ 2013)

(vídeo, letra completa e cifrada clique aqui)

Senhor, que sois o caminho que leva ao Pai (Cristiane G. da Matta e Pe. Valdecir Ferreira)

(vídeo, letra completa e cifrada clique aqui)

Senhor, viestes, não para condenar

 

Letra: Missal Romano
Melodia: Cindy Ferrarezi

Senhor  viestes não para condenar, mas para perdoar Tende piedade de nós Senhor, tende piedade, tende piedade tende piedade de nós Cristo que vos alegrais pelo pecador arrependido Tende piedade de nós Cristo, tende piedade, tende piedade tende piedade de nós Senhor que muito perdoais a todo aquele que muito ama Tende piedade de nós Senhor, tende piedade, tende piedade tende piedade de nós
 

Senhor que sois o caminho que leva ao Pai 

Melodia: Cindy Ferrarezi

  
1-Senhor que sois o caminho que leva ao Pai, tende piedade de nós. Kyrie, Kyrie, Kyrie eleison Kyrie, Kyrie, Kyrie eleison 2-Cristo, que sois a verdade que ilumina os povos, tende piedade de nós. Christe, Christe, Christe eleison Christe, Christe, Christe eleison 3-Senhor, que sois a vida que renova o mundo, tende piedade de nós Kyrie, Kyrie, Kyrie eleison Kyrie, Kyrie, Kyrie eleison

Salmos e Aclamações 20ª Semana do Tempo Comum

Segunda à Sábado – Ano Impar

 

Caso você tenha dúvidas sobre como cantar um salmo quando tem três (3), ou cinco (5) versos, sinal da flexa (+), deixarei aqui um texto explicando.

 

2ª FEIRA

Salmo 105(106)

Este salmo possui QUATRO estrofes, ambas com QUATRO versos. Sem alterações!

MELODIA com 4 compassos!

Lembrai-vos de nós, ó Senhor, segundo o amor para com vosso povo! - Não quiseram suprimir aqueles povos, * que o Senhor tinha mandado exterminar; - misturaram-se, então, com os pagãos, * e aprenderam seus costumes depravados. - Aos ídolos pagãos prestaram culto, * que se tornaram armadilha para eles; - pois imolaram até mesmo os próprios filhos, * sacrificaram suas filhas aos demônios. - Contaminaram-se com suas próprias obras, * prostituíram-se em crimes incontáveis. - Acendeu-se a ira de Deus contra o seu povo, * e o Senhor abominou a sua herança. - Quantas vezes o Senhor os libertou! + Eles, porém, por malvadez o provocavam, * - Mas o Senhor tinha piedade do seu povo, * quando ouvia o seu grito na aflição.

 

ACLAMAÇÃO AO EVANGELHO

EVANGELHO:
Mateus 19,16-22

Melodia: Cindy Ferrarezi

Aleluia, aleluia! (2X)Felizes os humildes de espírito, porque deles é o Reino dos céus.

 

Canto de Comunhão de acordo com o Evangelho do dia: Felizes os pobres, felizes os mansos

 

3ª FEIRA

Salmo – 84(85)

Este salmo possui TRÊS estrofes, ambas com QUATRO versos. Sem alterações!

MELODIA com 4 compassos!

O Senhor anunciará a paz para o seu povo. - Quero ouvir o que o Senhor irá falar:* é a paz que ele vai anunciar; - a paz para o seu povo e seus amigos,* para os que voltam ao Senhor seu coração. - A verdade e o amor se encontrarão,* a justiça e a paz se abraçarão; - da terra brotará a fidelidade,* e a justiça olhará dos altos céus. - O Senhor nos dará tudo o que é bom,* e a nossa terra nos dará suas colheitas; - a justiça andará na sua frente* e a salvação há de seguir os passos seus.

 

ACLAMAÇÃO AO EVANGELHO

EVANGELHO:
Mateus 19,23-3​

Melodia: Cindy Ferrarezi

Aleluia, aleluia! (2X) Jesus Cristo Senhor nosso, embora sendo rico, para nós se tornou pobre, a fim de enriquecer-nos, mediante sua pobreza.

 

Canto de Comunhão de acordo com o Evangelho do dia: A justiça do Reino é assim

 

4ª FEIRA

Salmo 20(21)

Este salmo possui TRÊS estrofes, ambas com QUATRO versos. Sem alterações!

MELODIA com 4 compassos!

Ó Senhor, em vossa força o rei se alegra. - Ó Senhor, em vossa força o rei se alegra; * quanto exulta de alegria em vosso auxílio! - O que sonhou seu coração, lhe concedestes; * não recusastes os pedidos de seus lábios. - Com bênção generosa o preparastes; * de ouro puro coroastes sua fronte. - A vida ele pediu e vós lhe destes, * longos dias, vida longa pelos séculos. - É grande a sua glória em vosso auxílio; * de esplendor e majestade o revestistes. - Transformastes o seu nome numa bênção, * e o cobristes de alegria em vossa face.

 

ACLAMAÇÃO AO EVANGELHO

EVANGELHO:
Mateus 20,1-16a​

Melodia: Cindy Ferrarezi

Aleluia, aleluia! (2X) A palavra do Senhor é viva e eficaz: ela julga os pensamentos e as intenções do coração.

Canto de Comunhão de acordo com o Evangelho do dia: Primeiro quem será?

 

5ª FEIRA

Salmo 39(40) confira aqui vídeo com melodia completa (Atenção a letra das estrofes)

Este salmo possui QUATRO estrofes, 1ª  com TRÊS versos, 2ª com CINCO versos, 3ª e 4ª com TRÊS versos . Atenção ao sinal da flexa!

MELODIA com 2 compasso!

Eis que venho fazer, com prazer, a vossa vontade, Senhor! - É feliz quem a Deus se confia; + quem não segue os que adoram os ídolos * e se perdem por falsos caminhos. - Sacrifício e oblação não quisestes, * mas abristes, Senhor, meus ouvidos; - não pedistes ofertas nem vítimas, + holocaustos por nossos pecados, * E então eu vos disse: "Eis que venho!" - Sobre mim está escrito no livro: + "Com prazer faço a vossa vontade, * guardo em meu coração vossa lei!" - Boas-novas de vossa justiça + anunciei numa grande assembléia; * vós sabeis: não fechei os meus lábios!

ACLAMAÇÃO AO EVANGELHO

EVANGELHO:
​Mateus 22,1-14​

Melodia: Cindy Ferrarezi

Aleluia, aleluia,    aleluia,    aleluia! Oxalá ouvísseis hoje a sua voz: Não fecheis os corações como em Meriba! (Sl 94,8)

 

Canto de Comunhão de acordo com o Evangelho do dia: Um Rei fez um grande banquete

 

6ª FEIRA

Salmo 145(146)

Este salmo possui QUATRO estrofes, 1ª com CINCO versos, 2ª com TRÊS versos, 3ª com QUATRO versos, e a 4ª com CINCO versos. Atenção ao sinal da flexa!

MELODIA com 2 compassos!

Bendize, ó minha alma, ao Senhor! - É feliz todo homem que busca + seu auxílio no Deus de Jacó, * e que põe no Senhor a esperança. - O Senhor fez o céu e a terra, * fez o mar e o que neles existe. - O Senhor faz justiça aos que são oprimidos; + ele dá alimento aos famintos,* é o Senhor quem liberta os cativos. - O Senhor abre os olhos aos cegos* o Senhor faz erguer-se o caído; - o Senhor ama aquele que é justo* É o Senhor quem protege o estrangeiro. - Ele ampara a viúva e o órfão* mas confunde os caminhos dos maus. - O Senhor reinará para sempre! + Ó Sião, o teu Deus reinará* para sempre e por todos os séculos!

ACLAMAÇÃO AO EVANGELHO

EVANGELHO
Mateus 22,34-40​

Melodia: Cindy Ferrarezi

Aleluia, aleluia, aleluia! (2X) Fazei-me conhecer a vossa estrada, vossa verdade me oriente e me conduza.
 

Canto de Comunhão de acordo com o Evangelho do dia: Teu Deus e Senhor amarás

 

SÁBADO

Salmo 127(128) 

Este salmo possui TRÊS estrofes, ambas com QUATRO versos. Sem alterações!

MELODIA com 4 compassos!

Será assim abençoado todo aquele que respeita o Senhor! - Feliz és tu se temes o Senhor * e trilhas seus caminhos! - Do trabalho de tuas mãos hás de viver,* serás feliz, tudo irá bem! - A tua esposa é uma videira bem fecunda* no coração da tua casa; - os teus filhos são rebentos de oliveira* ao redor de tua mesa. - Será assim abençoado todo homem* que teme o Senhor. - O Senhor te abençoe de Sião,* cada dia de tua vida.

ACLAMAÇÃO AO EVANGELHO

EVANGELHO:
Mateus 23,1-12​

Melodia: Cindy Ferrarezi

Aleluia, aleluia! (2X) O Espírito de Deus repousa em nós e a terra se enche da riqueza de seus grandes dons.

Canto de Comunhão de acordo com o Evangelho do dia: Um só é o Pai de vocês

 


Para o CANTO da APRESENTAÇÃO das OFERENDAS temos essas opções: 

BENDITO SEJAIS

(aprenda a tocar esta música clicando aqui)

Melodia: Cindy Ferrarezi

 

Bendito sejais, Senhor, Deus do universo,       pelo pão que recebemos de vossa bondade, fruto da terra e do trabalho humano, que agora vos apresentamos e para nós se vai tornar pão da vida. Bendito seja Deus para sempre! Bendito seja Deus para sempre! Bendito sejais, Senhor, Deus do universo,       pelo vinho que recebemos de vossa bondade, fruto da videira e do trabalho humano, que agora vos apresentamos e para nós se vai tornar vinho da salvação.

 

Melodia para o canto do SANTO temos essas opções:

Santo, Santo, Santo I

(vídeo, letra completa e cifrada clicando aqui)

 

SANTO MELODIA ANDRÉ J. ZAMUR

(vídeo, letra completa e cifrada clicando aqui)

 

Santo, Santo, Santo II

L. Missal Romano
Melodia: Cindy Ferrarezi
Santo, Santo, Santo Senhor Deus do universo     O céu e a terra proclamam vossa glória   Hosana Hosana nas altu-u-ras  Hosana Hosana nas alturas   Hosana, Hosana nas altu-u-ras Hosana Hosana nas alturas   Bendito o que vem em nome do Senhor Hosana Hosana nas altu-u-ras  Hosana Hosana nas alturas   Hosana, Hosana nas altu-u-ras Hosana Hosana nas alturas

 

Temos essas opções de melodias para  CORDEIRO de DEUS:

Cordeiro de Deus 1

(vídeo, letra completa e cifrada clicando aqui)

Cordeiro de Deus 2

(vídeo, letra completa e cifrada clicando aqui)

 

Para o CANTO de COMUNHÃO temos essas opções:

Você pode seguir a Antífona da Comunhão ou o Evangelho do dia (as sugestões estão logo abaixo da indicação do Evangelho, de cada dia.)

 

Antífona da Comunhão: Glorifica o Senhor, Jerusalém, pois te dá como alimento a flor do trigo. (Sl 147,12-.14)  ou: “O pão que eu darei é a minha carne para a vida do mundo, diz o Senhor.”  (Jo 6,52)

 

CANTO FINAL: À ESCOLHA