Cindy Ferrarezi - SALMO DO DIA - Salmo do Dia da 19ª Semana Tempo Comum

Salmo do Dia da 19ª Semana Tempo Comum

Salmos e Aclamações ao Evangelho

 19ª Semana do Tempo Comum

Segunda à Sábado

Ano Impar

 

Olá amigos!

Entenda melhor porque as vezes o salmo que você procura não está no vídeo daquela semana.

Bem, os Salmos da Semana são divididos em Ano Par e Ano Ímpar.

Os vídeos no canal, começaram a ser postados no Ano Par (2020).

Agora estamos gravando o Ano Ímpar (2021).

Os salmos da semana, na liturgia, se repetem de acordo com o ano, por isso os vídeos são gravados com os Salmos de Segunda à Sábado, para utilizarmos nos próximos anos.

Acontece que as vezes uma data específica cai em um determinado dia da semana e aí a liturgia muda de acordo com essas datas.

Exemplo:

Neste ano de 2021, a Festa do Diácono e Mártir São Lourenço, 10/08 cai na terça-feira da 19ª semana do Tempo Comum, então haverá um salmo diferente, específico para este dia (confira aqui salmo e repertório completo).

 

A liturgia muda a cada ano, de acordo com o calendário.

Compreende?

Agora que você já sabe as diferenças, vamos aos Salmos e Aclamações desta semana.

Nesta página deixarei  as letras cifradas dos Salmos da 19ª Semana do Tempo Comum, como também suas alterações (e se houver o salmo já gravado no meu canal, deixarei o link para você poder vê-lo).

As Aclamações ao Evangelho de acordo com cada dia e sugestão de REPERTÓRIO COMPLETO (Músicas para a Missa) para toda esta 19ª semana, de Segunda à Sábado.

Qualquer dúvida, anote, e venha tirá-la no grupo do TELEGRAM.

 

Deus abençoe você, seu ministério e sua comunidade!

 

Sugestão de Repertório Completo

Antífona de Entrada: Considerai, Senhor, vossa aliança e não abandoneis para sempre o vosso povo. Levantai-vos, Senhor, defendei vossa causa e não desprezeis o clamor de quem vos busca (Sl 73,20.19.22s).​

Para o CANTO  de ENTRADA temos essa opção:

Senhor, tua aliança leva em conta

Letra: Reginaldo Veloso (refrão)

Pe. Jocy Rodrigues (estrofes)

Música: Hamilton Florentino dos Santos

(19º DTC)
Senhor, tua aliança, leva em conta, e não largues, o teu povo! Defende a tua casa, e não desprezes quem pede o teu socorro. 1. A nação que ele governa, é feliz com tal Senhor. Lá do céu ele vê tudo, vê o homem e seu valor. Fez o nosso coração, forte e contemplador. 2. O que dá a vitória ao rei não é ter muitos soldados. O valente não se livra por sua força ou seus cuidados. Quem confia nos cavalos vai, no fim, ser derrotado. 3. Ó Senhor protege sempre quem espera em seu amor, pra livrar da triste morte, e, na fome, dar vigor. No Senhor é que esperamos, ele é escudo protetor. 4. Nele nosso coração encontrou sempre alegria. No seu nome sacrossanto, quem é bom sempre confia. Traz, Senhor, com teu amor, esperança e alegria!

Para o ATO PENITENCIAL Tempo Comum, temos na 3ª formula a seguinte melodia:

Senhor que vieste salvar – Kyrie Eleison (JMJ 2013)

(vídeo, letra completa e cifrada clique aqui)

Senhor, que sois o caminho que leva ao Pai (Cristiane G. da Matta e Pe. Valdecir Ferreira)

(vídeo, letra completa e cifrada clique aqui)

Senhor, viestes, não para condenar

 

Letra: Missal Romano
Melodia: Cindy Ferrarezi

Senhor  viestes não para condenar, mas para perdoar Tende piedade de nós Senhor, tende piedade, tende piedade tende piedade de nós Cristo que vos alegrais pelo pecador arrependido Tende piedade de nós Cristo, tende piedade, tende piedade tende piedade de nós Senhor que muito perdoais a todo aquele que muito ama Tende piedade de nós Senhor, tende piedade, tende piedade tende piedade de nós
 

Senhor que sois o caminho que leva ao Pai 

Melodia: Cindy Ferrarezi

  
1-Senhor que sois o caminho que leva ao Pai, tende piedade de nós. Kyrie, Kyrie, Kyrie eleison Kyrie, Kyrie, Kyrie eleison 2-Cristo, que sois a verdade que ilumina os povos, tende piedade de nós. Christe, Christe, Christe eleison Christe, Christe, Christe eleison 3-Senhor, que sois a vida que renova o mundo, tende piedade de nós Kyrie, Kyrie, Kyrie eleison Kyrie, Kyrie, Kyrie eleison

Salmos e Aclamações 19ª Semana do Tempo Comum

Segunda à Sábado – Ano Impar

 

Caso você tenha dúvidas sobre como cantar um salmo quando tem três (3), ou cinco (5) versos, sinal da flexa (+), deixarei aqui um texto explicando.

 

2ª FEIRA

Salmo 147(148)

Este salmo possui TRÊS estrofes, ambas com QUATRO versos. Sem alterações!

MELODIA com 4 compassos!

Glorifica o Senhor, Jerusalém! - Glorifica o Senhor, Jerusalém!* Ó Sião, canta louvores ao teu Deus! - Pois reforçou com segurança as tuas portas,* e os teus filhos em teu seio abençoou. - a paz em teus limites garantiu* e te dá como alimento a flor do trigo. - Ele envia suas ordens para a terra,* e a palavra que ele diz corre veloz. - Anuncia a Jacó sua palavra,* seus preceitos suas leis a Israel. - Nenhum povo recebeu tanto carinho,* a nenhum outro revelou os seus preceitos.

 

ACLAMAÇÃO AO EVANGELHO 


EVANGELHO:
Mt 17,22-27

Aleluia, aleluia, aleluia!
Pelo Evangelho o Pai nos chamou, a fim de alcançarmos
a glória de Nosso Senhor Jesus Cristo.

 

Não é possível servir a dois senhores

3ª FEIRA

Salmo – Deuteronômio 32

Este salmo possui QUATRO estrofes,  1ª com 3 versos . As demais com QUATRO versos.

MELODIA com 4 compassos!

A porção do Senhor é o seu povo. - O nome do Senhor vou invocar; * vinde todos e dai glória ao nosso Deus! - Ele é a Rocha: suas obras são perfeitas. - Recorda-te dos dias do passado * e relembra as antigas gerações; - pergunta, e teu pai te contará, * interroga, e teus avós te ensinarão. - Quando o Altíssimo os povos dividiu * e pela terra espalhou os filhos de Adão, - as fronteiras das nações ele marcou * de acordo com o número de seus filhos; - mas a parte do Senhor foi o seu povo, * e Jacó foi a porção de sua herança. - O Senhor, somente ele, foi seu guia, * e jamais um outro deus com ele estava.

 

 ACLAMAÇÃO AO EVANGELHO

EVANGELHO:
Mt 18,1-5.10-12-14

Aleluia, aleluia, aleluia!
Tomai meu jugo sobre vós e aprendei de mim que sou manso de coração, humilde e manso!

Um cálice foi levantado

 

4ª FEIRA

Salmo 65(66)

Este salmo possui DUAS estrofes, 1ª com QUATRO versos, 2ª com SEIS . Repetiremos a melodia! Tire suas dúvidas no grupo do Telegram.

MELODIA com 4 compassos!

Bendito seja o Senhor Deus que me escutou, é ele que dá vida à nossa vida - Aclamai o Senhor Deus, ó terra inteira,* cantai salmos a seu nome glorioso, - dai a Deus a mais sublime louvação!* Dizei a Deus: 'Como são grandes vossas obras! - Vinde ver todas as obras do Senhor:* seus prodígios estupendos entre os homens! - Todos vós que a Deus temeis, vinde escutar:* vou contar-vos todo bem que ele me fez! - Quando a ele o meu grito se elevou, * já havia gratidão em minha boca!

ACLAMAÇÃO AO EVANGELHO

EVANGELHO:
Mt 18,15-20​


Aleluia, aleluia, aleluia!
Em Cristo, Deus reconciliou consigo mesmo a humanidade; e a nós entregou esta reconciliação.

Vá e mostre o erro do seu irmão

 

5ª FEIRA

Salmo 113A

Este salmo possui TRÊS estrofes, ambas com QUATRO versos. Sem alterações!

MELODIA com 4 compasso!

Aleluia, Aleluia, Aleluia, Aleluia Quando o povo de Israel saiu do Egito, * e os filhos de Jacó, de um povo estranho, Judá tornou-se o templo do Senhor, * e Israel se transformou em seu domínio. O mar, à vista disso, pôs-se em fuga, * e as águas do Jordão retrocederam; as montanhas deram pulos como ovelhas, * e as colinas, parecendo cordeirinhos. Ó mar, o que tens tu, para fugir? * E tu, Jordão, por que recuas deste modo? Por que dais pulos como ovelhas, ó montanhas? * E vós, colinas, parecendo cordeirinhos?

 

ACLAMAÇÃO AO EVANGELHO

EVANGELHO:
Mt 18,21-19,1


Aleluia, aleluia, aleluia!
Fazei brilhar vosso semblante ao vosso servo e ensinai-me vossas leis e mandamentos.


Meu Pai não vai perdoar jamais

 

6ª FEIRA

Salmo 135(136)

Este salmo possui TRÊS estrofes, ambas com SEIS versos!

MELODIA com 4 compassos!

E-terna é a sua misericórdia! - Demos graças ao Senhor, porque ele é bom: * Porque eterno é seu amor! - Demos graças ao Senhor, Deus dos deuses: * - Porque eterno é seu amor! - Demos graças ao Senhor dos senhores: * Porque eterno é seu amor! - Ele guiou pelo deserto o seu povo: * Porque eterno é seu amor! - E feriu por causa dele grandes reis: * Porque eterno é seu amor! - Reis poderosos fez morrer por causa dele: * Porque eterno é seu amor! - Repartiu a terra deles como herança: * Porque eterno é seu amor! - Como herança a Israel, seu servidor: * Porque eterno é seu amor! - De nossos inimigos libertou-nos: * Porque eterno é seu amor!

ACLAMAÇÃO AO EVANGELHO

EVANGELHO:
Mt 19,3-12

Aleluia, aleluia, aleluia!
Acolhei a Palavra de Deus, não como palavra humana, mas como mensagem de Deus o que ela é, em verdade!

Feliz o homem que ama o Senhor

 

SÁBADO

Salmo 15(16) 

Este salmo possui TRÊS estrofes, 1ª e 2ª com QUATRO versos, 3ª com TRÊS versos.

MELODIA com 4 compassos!

O Senhor é a porção da minha herança! - Guardai-me, ó Deus, porque em vós me refugio! + Digo ao Senhor: 'Somente vós sois meu Senhor. - Ó Senhor, sois minha herança e minha taça, * meu destino está seguro em vossas mãos! - Eu bendigo o Senhor, que me aconselha, * e até de noite me adverte o coração. - Tenho sempre o Senhor ante meus olhos, * pois se o tenho a meu lado não vacilo. - Vós me ensinais vosso caminho para a vida; + junto a vós, felicidade sem limites, * delícia eterna e alegria ao vosso lado!

 

ACLAMAÇÃO AO EVANGELHO

EVANGELHO:
Mt 19,13-15

Aleluia, aleluia, aleluia!
Eu te bendigo, ó Pai, que escondestes os mistérios do Reino aos sábios e entendidos e aos pequenos, com amor, revelastes.

Um cálice foi levantado

 

Para o CANTO da APRESENTAÇÃO das OFERENDAS temos essas opções: 

BENDITO SEJAIS

(aprenda a tocar esta música clicando aqui)

Melodia: Cindy Ferrarezi

 

Bendito sejais, Senhor, Deus do universo,       pelo pão que recebemos de vossa bondade, fruto da terra e do trabalho humano, que agora vos apresentamos e para nós se vai tornar pão da vida. Bendito seja Deus para sempre! Bendito seja Deus para sempre! Bendito sejais, Senhor, Deus do universo,       pelo vinho que recebemos de vossa bondade, fruto da videira e do trabalho humano, que agora vos apresentamos e para nós se vai tornar vinho da salvação.

 

Melodia para o canto do SANTO temos essas opções:

Santo, Santo, Santo I

(vídeo, letra completa e cifrada clicando aqui)

 

SANTO MELODIA ANDRÉ J. ZAMUR

(vídeo, letra completa e cifrada clicando aqui)

 

Santo, Santo, Santo II

L. Missal Romano
Melodia: Cindy Ferrarezi
Santo, Santo, Santo Senhor Deus do universo     O céu e a terra proclamam vossa glória   Hosana Hosana nas altu-u-ras  Hosana Hosana nas alturas   Hosana, Hosana nas altu-u-ras Hosana Hosana nas alturas   Bendito o que vem em nome do Senhor Hosana Hosana nas altu-u-ras  Hosana Hosana nas alturas   Hosana, Hosana nas altu-u-ras Hosana Hosana nas alturas

 

Temos essas opções de melodias para  CORDEIRO de DEUS:

Cordeiro de Deus 1

(vídeo, letra completa e cifrada clicando aqui)

Cordeiro de Deus 2

(vídeo, letra completa e cifrada clicando aqui)

 

Para o CANTO de COMUNHÃO temos essas opções:

Você pode seguir a Antífona da Comunhão ou o Evangelho do dia (as sugestões estão logo abaixo da indicação do Evangelho, de cada dia.)

 

Antífona da Comunhão: No Senhor se encontra toda a graça e copiosa redenção. (Sl 129,7) ou “Eu sou o pão que desci do céu, diz o Senhor; quem comer deste pão, viverá eternamente.”  (Jo 6,51-52)

 

CANTO FINAL: À ESCOLHA

 



 

Escreva um elogio ou uma sugestão.