Pular para o conteúdo

Salmo do Dia da 18ª Semana Tempo Comum

Salmos e Aclamações ao Evangelho

 18ª Semana do Tempo Comum

Segunda à Sábado

Ano Impar

 

Olá amigos!

Entenda melhor porque as vezes o salmo que você procura não está no vídeo daquela semana.

Bem, os Salmos da Semana são divididos em Ano Par e Ano Ímpar.

Os vídeos no canal, começaram a ser postados no Ano Par (2020).

Agora estamos gravando o Ano Ímpar (2021).

Os salmos da semana, na liturgia, se repetem de acordo com o ano, por isso os vídeos são gravados com os Salmos de Segunda à Sábado, para utilizarmos nos próximos anos.

Acontece que as vezes uma data específica cai em um determinado dia da semana e aí a liturgia muda de acordo com essas datas.

Exemplo:

Neste ano de 2021, a Festa da Transfiguração do Senhor, 06/08 cai na sexta-feira da 18ª semana do Tempo Comum, então haverá um salmo diferente, específico para este dia (confira aqui salmo e repertório completo).

 

A liturgia muda a cada ano, de acordo com o calendário.

Compreende?

Agora que você já sabe as diferenças, vamos aos Salmos e Aclamações desta semana.

Nesta página deixarei  as letras cifradas dos Salmos da 18ª Semana do Tempo Comum, como também suas alterações (e se houver o salmo já gravado no meu canal, deixarei o link para você poder vê-lo).

As Aclamações ao Evangelho de acordo com cada dia e sugestão de REPERTÓRIO COMPLETO (Músicas para a Missa) para toda esta 18ª semana, de Segunda à Sábado.

Qualquer dúvida, anote, e venha tirá-la no grupo do TELEGRAM.

 

Deus abençoe você, seu ministério e sua comunidade!

 

Sugestão de Repertório Completo

Antífona de Entrada: Meus Deus, vinde libertar-me, apressai-vos, Senhor, em socorrer-me. Vós sois o meu socorro e o meu libertador; Senhor, não tardeis mais (Sl 69,2.6).

 

Para o CANTO  de ENTRADA temos essa opção:

Meu Deus, vem libertar-me

Letra: Reginaldo Veloso (refrão)

Pe. Jocy Rodrigues (estrofes)

Música: Hamilton Florentino dos Santos

(18º DTC)
Meu Deus vem libertar-me, não demores, Senhor, em socorrer! Só tu és o meu arrimo, libertador,vem depressa me valer 1. A nação que ele governa, é feliz com tal Senhor. Lá do céu ele vê tudo, vê o homem e seu valor. Fez o nosso coração, forte e contemplador. 2. O que dá a vitória ao rei não é ter muitos soldados. O valente não se livra por sua força ou seus cuidados. Quem confia nos cavalos vai, no fim, ser derrotado. 3. Ó Senhor protege sempre quem espera em seu amor, pra livrar da triste morte, e, na fome, dar vigor. No Senhor é que esperamos, ele é escudo protetor. 4. Nele nosso coração encontrou sempre alegria. No seu nome sacrossanto, quem é bom sempre confia. Traz, Senhor, com teu amor, esperança e alegria!
Para o ATO PENITENCIAL Tempo Comum, temos na 3ª formula a seguinte melodia:

Senhor que vieste salvar – Kyrie Eleison (JMJ 2013)

(vídeo, letra completa e cifrada clique aqui)

Senhor, que sois o caminho que leva ao Pai (Cristiane G. da Matta e Pe. Valdecir Ferreira)

(vídeo, letra completa e cifrada clique aqui)

 

Senhor que sois o caminho que leva ao Pai 

Melodia: Cindy Ferrarezi

  
1-Senhor que sois o caminho que leva ao Pai, tende piedade de nós. Kyrie, Kyrie, Kyrie eleison Kyrie, Kyrie, Kyrie eleison        2-Cristo, que sois a verdade que ilumina os povos, tende piedade de nós. Christe, Christe, Christe eleison Christe, Christe, Christe eleison 3-Senhor, que sois a vida que renova o mundo, tende piedade de nós Kyrie, Kyrie, Kyrie eleison Kyrie, Kyrie, Kyrie eleison

Salmos e Aclamações 18ª Semana do Tempo Comum

Segunda à Sábado – Ano Impar

 

Caso você tenha dúvidas sobre como cantar um salmo quando tem três (3), ou cinco (5) versos, sinal da flexa (+), deixarei aqui um texto explicando.

 

2ª FEIRA

Salmo 80(81)

Este salmo possui TRÊS estrofes, ambas com QUATRO versos. Sem alterações!

MELODIA com 4 compassos!

Exultai no Senhor nossa força. - Mas meu povo não ouviu a minha voz, * Israel não quis saber de obedecer-me. - Deixei, então, que eles seguissem seus caprichos, * abandonei-os ao seu duro coração. - Quem me dera que meu povo me escutasse! * Que Israel andasse sempre em meus caminhos! - Seus inimigos, sem demora, humilharia * e voltaria minha mão contra o opressor. - Os que odeiam o Senhor, o adulariam, * seria este seu destino para sempre; - eu lhe daria de comer a flor do trigo, * e com o mel que sai da rocha o fartaria'.
ACLAMAÇÃO AO EVANGELHO  ​ EVANGELHO:  Mt 14,13-21

Melodia: Cindy Ferrarezi

Aleluia, aleluia, aleluia, Aleluia, aleluia! (2x) O homem não vive somente de pão, mas vive de toda palavra que sai da boca de Deus e não só de pão. Amém, aleluia, aleluia!  
Canto de Comunhão de acordo com o Evangelho Cinco pães e dois peixes tomou
 3ª FEIRA

Salmo 50(51) veja aqui o vídeo com este salmo completo

Este salmo possui QUATRO estrofes, ambas com QUATRO versos. Atenção ao sinal da flexa!

MELODIA com 4 compassos!

     Misericó – or - dia, ó Senhor, pois pecamos. Tende piedade, ó meu Deus, misericórdia! * Na imensidão de vosso amor, purificai-me! Lavai-me todo inteiro do pecado, * e apagai completamente a minha culpa! Eu reconheço toda a minha iniqüidade,* o meu pecado está sempre à minha frente. Foi contra vós, só contra vós, que eu pequei,                                      pratiquei o que é mau aos vossos olhos! Mostrais assim quanto sois justo na sentença, * e quanto é reto o julgamento que fazeis. Vede, Senhor, que eu nasci na iniquidade * e pecador minha mãe me concebeu. Criai em mim um coração que seja puro, * dai-me de novo um espírito decidido. ó Senhor, não me afasteis de vossa face, * nem retireis de mim o vosso Santo Espírito!

 

ACLAMAÇÃO AO EVANGELHO

EVANGELHO:
Mt 14,22-36

Aleluia, aleluia, aleluia, ale luia Mestre, tu és o Filho de Deus, és rei de Israel! (Jo 1,49).
clique aqui para ouvir a melodia do canto de aclamação

Canto de Comunhão de acordo com o Evangelho

Na barca estão os discípulos


4ª FEIRA

Salmo 105(106)

Este salmo possui QUATRO estrofes, ambas com QUATRO versos. Sem alterações!

MELODIA com 4 compassos!

Lembrai-vos de nós, ó Senhor, segundo o amor para com vosso povo! - Pecamos como outrora nossos pais, * praticamos a maldade e fomos ímpios; no Egito nossos pais não se importaram * com os vossos admiráveis grandes feitos. - Mas bem depressa esqueceram suas obras, * não confiaram nos projetos do Senhor. - No deserto deram largas à cobiça, * na solidão eles tentaram o Senhor. - Esqueceram-se do Deus que os salvara, * que fizera maravilhas no Egito; - no país de Cam fez tantas obras admiráveis, * no Mar Vermelho, tantas coisas assombrosas. - Até pensava em acabar com sua raça, * não se tivesse Moisés, o seu eleito, interposto, intercedendo junto a ele, * para impedir que sua ira os destruísse.

ACLAMAÇÃO AO EVANGELHO


EVANGELHO:
Mt 15,21-28​

Aleluia, aleluia, aleluia, ale luia Um grande profeta surgiu entre nós, e Deus visitou o seu povo, aleluia! (Lc 7,16). ​
clique aqui para ouvir a melodia do canto de aclamação

Canto de Comunhão de acordo com o Evangelho

Mulher, quão grande és tua crença

 

5ª FEIRA

Salmo 94(95)

Este salmo possui TRÊS estrofes, 1ª com QUATRO versos ! 2ª e 3ª estrofe com CINCO versos.

MELODIA com 4 compasso!

Oxalá ouvísseis hoje a sua voz: Não fecheis os corações como em Meriba - Vinde, exultemos de alegria no Senhor,* aclamemos o Rochedo que nos salva! - Ao seu encontro caminhemos com louvores,* e com cantos de alegria o celebremos! - Vinde adoremos e prostremo-nos por terra,* e ajoelhemos ante o Deus que nos criou! - Porque ele é o nosso Deus, nosso Pastor, + e nós somos o seu povo e seu rebanho,* as ovelhas que conduz com sua mão. - Oxalá ouvísseis hoje a sua voz: + 'Não fecheis os corações como em Meriba,* como em Massa, no deserto, aquele dia, + em que outrora vossos pais me provocaram,* apesar de terem visto as minhas obras'.

 

ACLAMAÇÃO AO EVANGELHO 

EVANGELHO:
Mt 16,13-23​

Melodia: Cindy Ferrarezi

Aleluia, aleluia, aleluia, aleeluia! Tu és Pedro e sobre esta pedra eu irei construir minha Igreja; e as portas do inferno não irão derrotá-la. 
Canto de Comunhão de acordo com o Evangelho

Agora vocês me digam

Eu sei quem tu és

6ª FEIRA

Salmo 76(77)

Este salmo possui TRÊS estrofes, ambas com QUATRO versos. Sem alterações !

MELODIA com 4 compassos!

Penso em vossas maravilhas, ó Senhor! - Mas, recordando os grandes feitos do passado, * vossos prodígios eu relembro, ó Senhor; - eu medito sobre as vossas maravilhas * e sobre as obras grandiosas que fizestes. - São santos, ó Senhor, vossos caminhos! * Haverá deus que se compare ao nosso Deus? - Sois o Deus que operastes maravilhas, * vosso poder manifestastes entre os povos. - Com vosso braço redimistes vosso povo, * os filhos de Jacó e de José. - Como um rebanho conduzistes vosso povo * e o guiastes por Moisés e Aarão.

 ACLAMAÇÃO AO EVANGELHO

EVANGELHO:
Mt 16,24-28​​

 

 
Aleluia, aleluia, aleluia, Aleluia, aleluia, aleluia! (2x) Felizes os que são perseguidos por causa da justiça do Senhor, porque o reino dos céus há de ser deles! (Mt 5,10).
clique aqui para ouvir a melodia do canto de aclamação
Canto de Comunhão de acordo com o Evangelho

Quem quer me seguir

Se alguém quer me seguir


SÁBADO

Salmo 16(17) 

Este salmo possui TRÊS estrofes, ambas com QUATRO versos. Sem alterações!

MELODIA com 4 compassos!

Eu vos amo, ó Senhor, sois minha força e salvação. - Eu vos amo, ó Senhor! Sois minha força,* minha rocha, meu refúgio e Salvador! - Ó meu Deus, sois o rochedo que me abriga,* minha força e poderosa salvação. - Ó meu Deus, sois o rochedo que me abriga* sois meu escudo e proteção: em vós espero! - Invocarei o meu Senhor: a ele a glória!* e dos meus perseguidores serei salvo! - Viva o Senhor! Bendito seja o meu Rochedo!* E louvado seja Deus, meu Salvador! - Concedeis ao vosso rei grandes vitórias* e mostrais misericórdia ao vosso Ungido.

 

 

ACLAMAÇÃO AO EVANGELHO 

EVANGELHO:
Mt 17,14-20

Melodia: Cindy Ferrarezi

Aleluia Aleluia Aleluia Jesus Cristo Salvador, destruiu o mal e a morte; fez brilhar, pelo Evangelho, a luz e a vida imperecíveis
Canto de Comunhão de acordo com o Evangelho Vem Senhor, vem curar nossos males
 


Para o CANTO da APRESENTAÇÃO das OFERENDAS temos essas opções: 

BENDITO SEJAIS

(aprenda a tocar esta música clicando aqui)

Melodia: Cindy Ferrarezi

 

Bendito sejais, Senhor, Deus do universo,       pelo pão que recebemos de vossa bondade, fruto da terra e do trabalho humano, que agora vos apresentamos e para nós se vai tornar pão da vida. Bendito seja Deus para sempre! Bendito seja Deus para sempre! Bendito sejais, Senhor, Deus do universo,       pelo vinho que recebemos de vossa bondade, fruto da videira e do trabalho humano, que agora vos apresentamos e para nós se vai tornar vinho da salvação.

 

Melodia para o canto do SANTO temos essas opções:

Santo, Santo, Santo I

(vídeo, letra completa e cifrada clicando aqui)

 

SANTO MELODIA ANDRÉ J. ZAMUR

(vídeo, letra completa e cifrada clicando aqui)

 

Santo, Santo, Santo II

L. Missal Romano
Melodia: Cindy Ferrarezi
Santo, Santo, Santo Senhor Deus do universo     O céu e a terra proclamam vossa glória   Hosana Hosana nas altu-u-ras  Hosana Hosana nas alturas   Hosana, Hosana nas altu-u-ras Hosana Hosana nas alturas   Bendito o que vem em nome do Senhor Hosana Hosana nas altu-u-ras  Hosana Hosana nas alturas   Hosana, Hosana nas altu-u-ras Hosana Hosana nas alturas

 

Temos essas opções de melodias para  CORDEIRO de DEUS:

Cordeiro de Deus 1

(vídeo, letra completa e cifrada clicando aqui)

Cordeiro de Deus 2

(vídeo, letra completa e cifrada clicando aqui)

 

Para o CANTO de COMUNHÃO temos essas opções:

Você pode seguir a Antífona da Comunhão ou o Evangelho do dia (as sugestões estão logo abaixo da indicação do Evangelho, de cada dia.)

 

Antífona da Comunhão: Vós nos destes, Senhor, o pão do céu, que contém todo sabor e satisfaz todo paladar (Sb 16,20).

 

CANTO FINAL: À ESCOLHA