Pular para o conteúdo

Salmo do Dia da 16ª Semana Tempo Comum

Salmo do Dia da 16ª Semana Tempo Comum

Salmos e Aclamações ao Evangelho

 16ª Semana do Tempo Comum

Segunda à Sábado

Ano Impar

 

Olá amigos!

Entenda melhor porque as vezes o salmo que você procura não está no vídeo daquela semana.

Bem, os Salmos da Semana são divididos em Ano Par e Ano Ímpar.

Os vídeos no canal, começaram a ser postados no Ano Par (2020).

Agora estamos gravando o Ano Ímpar (2021).

Os salmos da semana, na liturgia, se repetem de acordo com o ano, por isso os vídeos são gravados com os Salmos de Segunda à Sábado, para utilizarmos nos próximos anos.

Acontece que as vezes uma data específica cai em um determinado dia da semana e aí a liturgia muda de acordo com essas datas.

Exemplo:

Neste ano de 2021, a Festa Santa Maria Madalena, 22/07 cai na quinta-feira da 16ª semana do Tempo Comum, então haverá um salmo diferente, específico para este dia (confira aqui salmo e repertório completo).

A liturgia muda a cada ano, de acordo com o calendário.

Compreende?

Agora que você já sabe as diferenças, vamos aos Salmos e Aclamações desta semana.

Nesta página deixarei  as letras cifradas dos Salmos da 16ª Semana do Tempo Comum, como também suas alterações (e se houver o salmo já gravado no meu canal, deixarei o link para você poder vê-lo).

As Aclamações ao Evangelho de acordo com cada dia e sugestão de REPERTÓRIO COMPLETO (Músicas para a Missa) para toda esta 16ª semana, de Segunda à Sábado.

Qualquer dúvida, anote, e venha tirá-la no grupo do TELEGRAM.

 

Deus abençoe você, seu ministério e sua comunidade!

 

Sugestão de Repertório Completo

Antífona de Entrada: É Deus quem me ajuda, é o Senhor quem defende a minha vida. Senhor, de todo o coração hei de vos oferecer o sacrifício e dar graças ao vosso nome, porque sois bom (Sl 53,6.8).

 

Para o CANTO  de ENTRADA temos essa opção:

É Deus quem me abriga

 

Letra: Reginaldo Veloso (refrão),

Pe. Jocy Rodrigues (estrofes)

Música: José A. de Lacerda Junior

É Deus quem me abriga, o Senhor quem suatenta minha vida! De todo o meu coração, porque és bom, vou fazer-te a oblação. 1. Alegrai-vos no Senhor! Quem é bom, venha louvar! Peguem logo o violão e o pandeiro pra tocar. Para ele um canto no-o-vo vamos, gente, improvisar. 2. Ele cumpre o que promete;  podem nele confiar! Ele ama o que é direito e ele sabe bem julgar. Sua palavra fez o céu, fez a terra e fez o mar. 3. Ele faz do mar um açude e governa os oceanos. Toda a terra a ele teme, mesmo os corações humanos. Tudo aquilo que ele diz não nos causa desenganos. 4. Põe abaixo os planos todos desses povos poderosos. E derruba os pensamentos dos malvados orgulhosos. Mas os planos que ele faz vão sair vitoriosos. 



Para o ATO PENITENCIAL Tempo Comum, temos na 3ª formula a seguinte melodia:

Senhor que vieste salvar – Kyrie Eleison (JMJ 2013)

(vídeo, letra completa e cifrada clique aqui)

Senhor, que sois o caminho que leva ao Pai (Cristiane G. da Matta e Pe. Valdecir Ferreira)

(vídeo, letra completa e cifrada clique aqui)

 

Senhor que sois o caminho que leva ao Pai 

Melodia: Cindy Ferrarezi

  
1-Senhor que sois o caminho que leva ao Pai, tende piedade de nós. Kyrie, Kyrie, Kyrie eleison Kyrie, Kyrie, Kyrie eleison        2-Cristo, que sois a verdade que ilumina os povos, tende piedade de nós. Christe, Christe, Christe eleison Christe, Christe, Christe eleison    3-Senhor, que sois a vida que renova o mundo, tende piedade de nós Kyrie, Kyrie, Kyrie eleison Kyrie, Kyrie, Kyrie eleison

Salmos e Aclamações 16ª Semana do Tempo Comum

Segunda à Sábado – Ano Impar

 

Caso você tenha dúvidas sobre como cantar um salmo quando tem três (3), ou cinco (5) versos, sinal da flexa (+), deixarei aqui um texto explicando.

 

2ª FEIRA

Salmo Êxodo 15

Este salmo possui TRÊS estrofes, 1ª com CINCO versos, 2ª com DOIS versos, 3ª com TRÊS versos. Atenção ao sinal da flexa!

MELODIA com 2 compassos!

Ao Senhor quero cantar, pois fez brilhar a sua glória! - Ao Senhor quero cantar, pois fez brilhar a sua glória: * precipitou no Mar Vermelho o Cavalo e o cavaleiro! - O Senhor é minha força, é a razão do meu cantar, * pois foi ele neste dia para mim libertação! + Ele é meu Deus e o louvarei, Deus de meu pai e o honrarei. - O Senhor é um Deus guerreiro, o seu nome é 'Onipotente': * os soldados e os carros do Faraó jogou no mar. - Vagalhões os encobriam: + mergulharam nas profundezas como pedra. * - Tua destra, Senhor, destroça o inimigo.

 

ACLAMAÇÃO AO EVANGELHO

 

Aleluia, aleluia,    aleluia,    aleluia! Oxalá ouvísseis hoje a sua voz: Não fecheis os corações como em Meriba! (Sl 94,8)

EVANGELHO
Mt 12,38-42

O Filho do Homem virá, virá



3ª FEIRA

Salmo Êxodo 15

Este salmo possui QUATRO estrofes, ambas com  TRÊS versos. Atenção ao sinal da flexa!

MELODIA com 2 compassos!

Ao Senhor quero cantar, pois fez brilhar a sua glória! - Ao soprar a vossa ira amontoaram-se as águas, + levantaram-se as ondas e formaram uma muralha, * e imóveis se fizeram, em meio ao mar, as grandes vagas. - O inimigo tinha dito: 'Hei de segui-los e alcançá-los! + Repartirei os seus despojos e minh'alma saciarei; * arrancarei da minha espada e minha mão os matará!' - Mas soprou o vosso vento, e o mar os recobriu; * afundaram como chumbo entre as águas agitadas. + Estendestes vossa mão, e a terra os devorou; - Vós, Senhor, o levareis e o plantareis em vosso Monte, * no lugar que preparastes para a vossa habitação, + no Santuário construído pelas vossas próprias mãos.

ACLAMAÇÃO AO EVANGELHO

 

 

Aleluia, aleluia, aleluia Aleluia, aleluia, aleluia "Quem me ama realmente guardará minha palavra , e meu Pai o amará e a Ele nós viremos"
 ​

EVANGELHO
Mt 12,46-50

Quem faz a vontade de Deus

https://youtu.be/KlImXaLTaSA



4ª FEIRA

Salmo 77(78)

Este salmo possui QUATRO estrofes, ambas com QUATRO versos. Sem alterações!

MELODIA com 4 compassos!

O Senhor deu o pão do céu, como alimento. - E tentaram o Senhor nos corações, * exigindo alimento à sua gula. - Falavam contra Deus e assim diziam: * 'Pode o Senhor servir a mesa no deserto?' - Ordenou, então, às nuvens lá dos céus, * e as comportas das alturas fez abrir; - fez chover-lhes o maná e alimentou-os, * e lhes deu para comer o pão do céu. - O homem se nutriu do pão dos anjos, * e mandou-lhes alimento em abundância; - fez soprar o vento leste pelos céus * e fez vir, por seu poder, o vento sul. - Fez chover carne para eles como pó, * choveram aves como areia do oceano; - elas caíram sobre os seus acampamentos * e pousaram ao redor de suas tendas.

ACLAMAÇÃO AO EVANGELHO

 

Aleluia, a-le-luia! Semente é de Deus a Palavra, o Cristo é o Semeador; todo aquele que o encontra, vida eterna encontrou!

EVANGELHO
Mt 13,1-9

Vejam, eu andei pelas vilas

https://www.youtube.com/watch?v=q3FMjoCen0o


5ª FEIRA

Salmo Cântico de Daniel 3

Este salmo possui CINCO estrofes, 1ª e 4ª  com DOIS versos, 2ª, 3ª e 5ª  com UM verso!

MELODIA com 1 compasso!

A vós louvor, honra e glória eternamente! - Sede bendito, Senhor Deus de nossos pais.* Sede bendito, nome santo e glorioso. - No templo santo onde refulge a vossa glória. - E em vosso trono de poder vitorioso. - Sede bendito, que sondais as profundezas* e superior aos querubins vos assentais. - Sede bendito no celeste firmamento.

ACLAMAÇÃO AO EVANGELHO

 

Aleluia, aleluia,    aleluia,    aleluia! ​ Graças te dou, ó Pai, Senhor do céu e da terra, pois revelaste os mistérios do teu reino aos pequeninos, escondendo-os aos doutores! (Mt 11,25) ​

EVANGELHO
Mt 13,10-17

Um cálice foi levantado

Venham todos a mim, venham todos

https://youtu.be/09S-7_VxXUc


6ª FEIRA

Salmo 18(19)

Este salmo possui QUATRO estrofes, ambas com QUATRO versos. Sem alterações !

MELODIA com 4 compassos!

Os ensinos do Senhor são sempre retos, alegria ao coração. - A lei do Senhor Deus é perfeita,* conforto para a alma! - O testemunho do Senhor é fiel,* sabedoria dos humildes. - Os preceitos do Senhor são precisos,* alegria ao coração. - O mandamento do Senhor é brilhante,* para os olhos é uma luz. - É puro o temor do Senhor,* imutável para sempre. - Os julgamentos do Senhor são corretos* e justos igualmente. - Mais desejáveis do que o ouro são eles,* do que o ouro refinado. Suas palavras são mais doces que o mel,* que o mel que sai dos favos.

 ACLAMAÇÃO AO EVANGELHO

Aleluuia, aleluuia! Felizes os que observam a Palavra do Senhor de reto coração e que produzem muitos frutos, até o fim perseverantes! (Lc 8,15). ​

EVANGELHO
Mt 13,18-23​

Vejam, eu andei pelas vilas



SÁBADO

Salmo 49(50)

Este salmo possui TRÊS estrofes, 1ª com TRÊS versos, 2ª e 3ª com QUATRO versos. Sem alterações!

MELODIA com 3 compassos!

Imola a Deus um sacrifício de louvor! - Falou o Senhor Deus, chamou a terra, * do sol nascente ao sol poente a convocou. - De Sião, beleza plena, Deus refulge. * - 'Reuni à minha frente os meus eleitos, * que selaram a Aliança em sacrifícios!' - Testemunha o próprio céu seu julgamento, * porque Deus mesmo é juiz e vai julgar. - Imola a Deus um sacrifício de louvor * e cumpre os votos que fizeste ao Altíssimo. - Invoca-me no dia da angústia, * e então te livrarei e hás de louvar-me'.

 

ACLAMAÇÃO AO EVANGELHO

 

Aleluia, aleluia, aleluia aleluia!  Acolhei docilmente a Palavra semeada em vós, meus irmãos, ela pode salvar vidas! (Tg 1,21)

EVANGELHO
Mt 13,24-30​

Quem pertence ao Reino de Deus


https://youtu.be/HJ7S7Av53dE?t=132


P

Para o CANTO da APRESENTAÇÃO das OFERENDAS temos essas opções: 

BENDITO SEJAIS

(aprenda a tocar esta música clicando aqui)

 

Melodia: Cindy Ferrarezi

 

Bendito sejais, Senhor, Deus do universo, pelo pão que recebemos de vossa bondade, fruto da terra e do trabalho humano, que agora vos apresentamos e para nós se vai tornar pão da vida. Bendito seja Deus para sempre! Bendito seja Deus para sempre! Bendito sejais, Senhor, Deus do universo, pelo vinho que recebemos de vossa bondade, fruto da videira e do trabalho humano, que agora vos apresentamos e para nós se vai tornar vinho da salvação.


Melodia para o canto do SANTO temos essas opções:  

 

SANTO – Melodia ANDRÉ J. ZAMUR  

 

SANTO – Melodia Ministério Adoração e Vida

 

SANTO, SANTO, SANTO I

 

composição: Cindy Ferrarezi

Santo, Santo, Santo Senhor Deus do universo O céu e a terra proclamam vossa glória Hosana nas alturas Hosana nas alturas Hosana, Hosana nas alturas Bendito o que vem em nome do Senhor Hosana nas alturas Hosana nas alturas Hosana, Hosana nas alturas


Santo, Santo, Santo II

L. Missal Romano

Melodia: Cindy Ferrarezi

 

Santo, Santo, Santo Senhor Deus do universo O céu e a terra proclamam vossa glória Ho sana Ho sana nas al tu- u- ras Ho sana Ho sana nas al turas Ho sana, Ho sana nas al tu- u- ras Ho sana Ho sana nas al turas Ben dito o que vem em nome do Senhor Ho sana Ho sana nas al tu- u- ras Ho sana Ho sana nas al turas Ho sana, Ho sana nas al tu- u- ras Ho sana Ho sana nas al turas


Santo, Santo, Santo III

L. Missal Romano
Melodia: Cindy Ferrarezi
Santo, Santo, Santo Senhor Deus do universo O céu e a terra proclamam a vossa glória Hosana Hosana nas alturas Hosana Hosana nas alturas Hosana Hosana nas alturas Hosana Hosana nas alturas Bendito o que vem em nome do Senhor Hosana Hosana nas alturas Hosana Hosana nas alturas


Temos essas opções de melodias para  CORDEIRO de DEUS:

Cordeiro de Deus

Cordeiro de Deus 2



 

Para o CANTO de COMUNHÃO temos essas opções:

Você pode seguir a Antífona da Comunhão ou o Evangelho do dia (as sugestões estão logo abaixo da indicação do Evangelho, de cada dia.)

 

Antífona da Comunhão: Quem come a minha carne e bebe o meu sangue permanece em mim e eu nele, diz o Senhor (Jo 6,56).​​

 

De acordo com o Evangelho do  dia

2ª FEIRA

O Filho do Homem virá, virá


3ª FEIRA

Quem faz a vontade de Deus


4ª FEIRA

Vejam, eu andei pelas vilas


5ª FEIRA

Um cálice foi levantado

Venham todos a mim, venham todos


6ª FEIRA

Vejam, eu andei pelas vilas


SÁBADO

Quem pertence ao Reino de Deus



Para o CANTO FINAL:  À ESCOLHA