Cindy Ferrarezi - SALMO DO DIA - Salmos do Dia da 12ª Semana Tempo Comum

Salmos do Dia da 12ª Semana Tempo Comum

Salmos e Aclamações ao Evangelho

 12ª Semana do Tempo Comum

Segunda à Sábado

Ano Impar

 

Olá amigos!

Entenda melhor porque as vezes o salmo que você procura não está no vídeo daquela semana.

Bem, os Salmos da Semana são divididos em Ano Par e Ano Ímpar.

Os vídeos no canal, começaram a ser postados no Ano Par (2020).

Agora estamos gravando o Ano Ímpar (2021).

Os salmos da semana, na liturgia, se repetem de acordo com o ano, por isso os vídeos são gravados com os Salmos de Segunda à Sábado, para utilizarmos nos próximos anos.

Acontece que as vezes uma data específica cai em um determinado dia da semana e aí a liturgia muda de acordo com essas datas.

Exemplo:

Neste ano de 2021, a Solenidade da Natividade de São João Batista, 24/06 cai na quinta-feira da 12ª semana do Tempo Comum, então haverá um salmo diferente, específico para este dia (confira aqui salmo e repertório completo).

A liturgia muda a cada ano, de acordo com o calendário.

Compreende?

Agora que você já sabe as diferenças, vamos aos Salmos e Aclamações desta semana.

Nesta página deixarei  as letras cifradas dos Salmos da 12ª Semana do Tempo Comum, como também suas alterações (e se houver o salmo já gravado no meu canal, deixarei o link para você poder vê-lo).

As Aclamações ao Evangelho de acordo com cada dia e sugestão de REPERTÓRIO COMPLETO (Músicas para a Missa) para toda esta 12ª semana, de Segunda à Sábado.

Qualquer dúvida, anote, e venha tirá-la ao vivo no ENSAIA COMIGO às segundas-feiras às 20:30h pelo meu Instagram e pelo meu canal no YouTube Cindy Ferrarezi Ensina.

Deus abençoe você, seu ministério e sua comunidade!

 

Sugestão de Repertório Completo

 

Antífona de Entrada: O Senhor é a força de seu povo, fortaleza e salvação do seu ungido. Salvai, Senhor, vosso povo, abençoai vossa herança e governai para sempre os vossos servos (Sl 27,8s).​

 

Para o CANTO  de ENTRADA temos essa opção:

Do seu povo ele é a força

 

Para o ATO PENITENCIAL Tempo Comum, temos na 3ª formula a seguinte melodia:

Senhor que sois o caminho que leva ao Pai (vídeo, letra completa e cifrada)

Salmos e Aclamações 12ª Semana do Tempo Comum

Segunda à Sábado – Ano Impar

 

Caso você tenha dúvidas sobre como cantar um salmo quando tem três (3), ou cinco (5) versos, sinal da flexa (+), deixarei aqui um texto explicando.

 

2ª FEIRA

Salmo 32(33)

Este salmo possui três estrofes, ambas com quatro versos. Sem alterações!

MELODIA com 4 compassos!

Feliz o povo que o Senhor escolheu por sua herança! - Feliz o povo cujo Deus é o Senhor, * e a nação que escolheu por sua herança! - Dos altos céus o Senhor olha e observa; * ele se inclina para olhar todos os homens. - Mas o Senhor pousa o olhar sobre os que o temem, * e que confiam esperando em seu amor, - para da morte libertar as suas vidas * e alimentá-los quando é tempo de penúria. - No Senhor nós esperamos confiantes, * porque ele é nosso auxílio e proteção! - Sobre nós venha, Senhor, a vossa graça, * da mesma forma que em vós nós esperamos!​

ACLAMAÇÃO AO EVANGELHO

 

Aleluia, aleluia, aleluia, aleluia! A palavra do Senhor, é viva e eficaz: ela julga os pensamentos, e as intenções do coração (Hb 4,12). ​

EVANGELHO
Mateus 7,1-15​

Com a trave no olho queremos limpar

 

3ª FEIRA

Salmo 14

Este salmo possui três estrofes, 1ª e 2ª com QUATRO versos, 3ª com  TRÊS versos.

Qualquer dúvida, anote, e venha tirá-la ao vivo no ENSAIA COMIGO às segundas-feiras às 20:30h pelo meu Instagram e pelo meu canal no YouTube Cindy Ferrarezi Ensina.

MELODIA com 2 compassos!

Senhor, quem morará em vosso Monte Santo? - É aquele que caminha sem pecado* e pratica a justiça fielmente; - que pensa a verdade no seu íntimo * e não solta em calúnias sua língua. - Que em nada prejudica o seu irmão,* nem cobre de insultos seu vizinho; - que não dá valor algum ao homem ímpio,* mas honra os que respeitam o Senhor. = não empresta o seu dinheiro com usura, + nem se deixa subornar contra o inocente.* Jamais vacilará quem vive assim!​

ACLAMAÇÃO AO EVANGELHO

 

Aleluia, aleluia, aleluia, aleluia! Eu sou a luz do mundo; aquele que me segue não caminha entre as trevas, mas terá a luz da vida (Jo 8,12). 

EVANGELHO
Mateus 7,6.12-14

Feliz o homem que ama o Senhor

 

4ª FEIRA

Salmo 104(105)

Este salmo possui QUATRO estrofes, ambas com quatro versos. Sem alterações!

MELODIA com 4 compassos!

O Senhor se lembra sempre da Aliança. - Dai graças ao Senhor, gritai seu nome, * anunciai entre as nações seus grandes feitos! - Cantai, entoai salmos para ele, * publicai todas as suas maravilhas! - Gloriai-vos em seu nome que é santo, * exulte o coração que busca a Deus! - Procurai o Senhor Deus e seu poder, * buscai constantemente a sua face! - Descendentes de Abraão, seu servidor, * e filhos de Jacó, seu escolhido, - ele mesmo, o Senhor, é nosso Deus, * vigoram suas leis em toda a terra. - Ele sempre se recorda da Aliança, * promulgada a incontáveis gerações; - da Aliança que ele fez com Abraão, * e do seu santo juramento a Isaac.

 

ACLAMAÇÃO AO EVANGELHO

 

Aleluia, aleluia, aleluia, aleluia! Ficai em mim e eu em vós ficarei, diz Je-sus; quem em mim permanece , há de dar muito fruto (Jo 15,4s).
 ​
EVANGELHO Mateus 7,15-20​

A boa árvore não pode dar maus frutos

 

5ª FEIRA

Salmo 105(106)

Este salmo possui 3 estrofes, ambas com quatro versos. Sem alterações!

MELODIA com 4 compassos!

Dai graças ao Senhor, porque ele é bom. - Dai graças ao Senhor, porque ele é bom, * porque eterna é a sua misericórdia! - Quem contará os grandes feitos do Senhor? * Quem cantará todo o louvor que ele merece? - Felizes os que guardam seus preceitos * e praticam a justiça em todo o tempo! - Lembrai-vos, ó Senhor, de mim, lembrai-vos, * pelo amor que demonstrais ao vosso povo! - Visitai-me com a vossa salvação, * para que eu veja o bem-estar do vosso povo, - e exulte na alegria dos eleitos, * e me glorie com os que são vossa herança.

ACLAMAÇÃO AO EVANGELHO

 

Aleluia, aleluia, aleluia, aleluia! Eu sou a luz do mundo; aquele que me segue não caminha entre as trevas, mas terá a luz da vida (Jo 8,12). ​
EVANGELHO Mateus 7, 21-29​

Senhor, és a pedra, lajedo seguro

 

 

6ª FEIRA

Salmo 127(128)

Este salmo possui três estrofes, ambas com QUATRO versos. Sem alterações!

MELODIA com 4 compassos!

Será assim abençoado todo aquele que respeita o Senhor! Feliz és tu se temes o Senhor * e trilhas seus caminhos! Do trabalho de tuas mãos hás de viver,* serás feliz, tudo irá bem! A tua esposa é uma videira bem fecunda* no coração da tua casa; os teus filhos são rebentos de oliveira* ao redor de tua mesa. Será assim abençoado todo homem* que teme o Senhor. O Senhor te abençoe de Sião,* cada dia de tua vida.

 

ACLAMAÇÃO AO EVANGELHO

Aleluia, aleluia, aleluia, aleluia! Cristo tomou sobre si-, nossas dores, carregou em seu corpo as nossas fraquezas (Mt 8,17).​

EVANGELHO
Mateus 8,1-4​

Senhor, se tu queres, tu podes me curar

Vejam, eu andei pelas vilas

 

SÁBADO

Salmo Lucas 1,46

Este salmo possui quatro estrofes, 1ª e 2ª com QUATRO versos. 3ª e 4ª com DOIS versos!

Quer ouvir este salmo completo? Clique aqui! Atenção a letra das estrofes!

MELODIA com 4 compassos!

O Senhor se lembrou de mostrar sua bondade. A minh'alma engrandece ao Senhor, * e se alegrou o meu espírito em Deus, meu Salvador, pois, ele viu a pequenez de sua serva, * eis que agora as gerações hão de chamar-me de bendita. O Poderoso fez por mim maravilhas e Santo é o seu nome! Seu amor, de geração em geração, * chega a todos que o respeitam. De bens saciou os famintos * e despediu, sem nada, os ricos. Acolheu Israel, seu servidor, * fiel ao seu amor, como havia prometido aos nossos pais, * em favor de Abraão e de seus filhos, para sempre.

 

 

ACLAMAÇÃO AO EVANGELHO

Aleluia, aleluia, aleluia, aleluia! Cristo tomou sobre si-, nossas dores, carregou em seu corpo as nossas fraquezas (Mt 8,17).​

EVANGELHO

Mateus 8,5-17

Vem Senhor, vem curar nossos males


Para o CANTO da APRESENTAÇÃO das OFERENDAS temos essas opções: 

BENDITO SEJAIS (Comp. Cindy Ferrarezi)

Melodia para o canto do SANTO temos essas opções:

Santo, Santo, Santo I

Santo, Santo, Santo II


 

Temos essas opções de melodias para  CORDEIRO de DEUS:

Cordeiro de Deus

Cordeiro de Deus 2

 

Para o CANTO de COMUNHÃO temos essas opções:

Você pode seguir a Antífona da Comunhão ou o Evangelho do dia (as sugestões estão logo abaixo da indicação do Evangelho, de cada dia.)

 

Antífona da Comunhão: Todos os olhos, ó Senhor, em vós esperam e vós lhes dais no tempo certo o alimento (Sl 144,15)​

 

Para o CANTO FINAL temos essas opções:

 

 

 

 

Marcações:

Escreva um elogio ou uma sugestão.