Apóstolo São Matias – festa
14 de maio
Nós estamos em festa com toda a Igreja, pois lembramos a santidade de vida de um escolhido do Espírito Santo para o grupo dos apóstolos. São Matias era um discípulo que acompanhou Jesus no tempo de Seu apostolado e foi tão fiel na vivência dos ensinamentos do Mestre que tornou-se testemunha de Sua ressurreição.
No livro dos Atos dos Apóstolos, estão registrados os fatos que levaram à escolha de um discípulo que ocupasse o lugar deixado por Judas, o traidor: “…é preciso, pois, que um dentre eles se torne conosco testemunha de sua ressurreição. Apresentaram então dois homens: José chamado Barsabás, que tinha o apelido de Justo, e Matias”. (Atos 1, 22-23)
São Matias recebeu em Pentecostes a efusão do Espírito Santo, tornou-se um apóstolo ardoroso como os demais e testemunha do Ressuscitado. Evangelizou na Palestina e na Ásia Menor e morreu mártir por apedrejamento.
São Matias, rogai por nós!
Sugestão de Repertório Completo
Antífona de entrada
Não fostes vós que me escolhestes. Fui eu que vos escolhi e vos enviei para produzirdes fruto e o vosso fruto permaneça, aleluia! (Jo 15, 16)
ENTRADA: Tua voz me fez refletir – Quando chamaste os doze
Letra e Música: José Acácio Santana
1. Quando cha maste os doze pri meiros pra te se guir. Sei que cha mavas to dos os q ue haviam de vir . Tua voz me fez refletir, deixei tudo pra te se guir nos teus mares eu quero nave gar! (Bis) 2. Quando pe diste aos doze pri meiros: Ide e ensi nai: Sei que pe dias a todos nós, evangeli zai. 3. Quando envi aste os doze pri meiros de dois em dois. Sei que envi avas todos os que viessem de pois
Para o ATO PENITENCIAL 3ª fórmula temos esta opção:
Para o GLÓRIA temos essas opções:
Glória a Deus nas alturas ( Amor e Adoração)
Hino de Louvor I (Maria da Conceição)
Hino de Louvor V (José Luiz Prim)
SALMO 112
Melodia: Cindy Ferrarezi
O Senhor fez o indi gente assen tar- se com os nobres. Louvai, louvai, ó servos do Sen hor, * louvai, lou vai o nome do Sen hor! Bendito seja o nome do Sen hor, * a gora e por toda a eterni dade! Do nascer do sol até o seu ocaso, * louvado seja o nome do Senhor! O Senhor está acima das nações, * sua glória vai além dos altos céus. Quem pode comparar-se ao nosso Deus, + ao Senhor, que no alto céu tem o seu trono * e se inclina para olhar o céu e a terra? e se inclina para olhar o céu e a terra? Levanta da poeira o indigente * e do lixo ele retira o pobrezinho, para fazê-lo assentar-se com os nobres, * assentar-se com nobres do seu povo.
ACLAMAÇÃO AO EVANGELHO:
Versículo
Eu vos designei para que vades e deis frutos e o vosso fruto permaneça. (Jo 15, 16)
Aleluia, Aleluia, Alelu-u- ia.
Eu vos desig nei para que vades e deis frutos
e o vosso fruto perma neça.
Para o CANTO da APRESENTAÇÃO das OFERENDAS temos essas opções:
BENDITO SEJAS, Ó REI DA GLÓRIA(Tempo Pascal)
BENDITO SEJAIS (Tempo Comum)
Melodia para o canto do SANTO temos essas opções:
SANTO – Melodia ANDRÉ J. ZAMUR
SANTO – Melodia Ministério Adoração e Vida
SANTO, SANTO, SANTO I
composição: Cindy Ferrarezi
S anto, Santo, Santo
Se nhor Deus do universo
O céu e a terra pro clamam vossa glória
Ho sana nas alturas Ho sana nas alturas
Ho sana, Ho sana nas al turas
Ben dito o que vem
em nome do Senhor
Ho sana nas alturas Ho sana nas alturas
Ho sana, Ho sana nas al turas
Santo, Santo, Santo II
L. Missal Romano
Melodia: Cindy Ferrarezi
S anto, Santo, Santo
Se nhor Deus do uni verso
O céu e a terra pro clamam
vos sa g lória
Ho sana Ho sana nas al tu- u- ras
Ho sana Ho sana nas al turas
Ho sana, Ho sana nas al tu- u- ras
Ho sana Ho sana nas al turas
Ben dito o que vem
em nome do Se nhor
Ho sana Ho sana nas al tu- u- ras
Ho sana Ho sana nas al turas
Ho sana, Ho sana nas al tu- u- ras
Ho sana Ho sana nas al turas
Santo, Santo, Santo III
L. Missal Romano
Melodia: Cindy Ferrarezi
Santo, Santo, Santo
Senhor Deus do uni verso
O céu e a terra pro clamam
a vossa gló ria
Ho sana Hosana nas al turas
Ho sana Hosana nas al turas
Ho sana Hosana nas al turas
Ho sana Hosana nas al turas
Ben dito o que vem
em nome do Se nhor
Ho sana Hosana nas al turas
Ho sana Hosana nas al turas
Temos essas opções de melodias para CORDEIRO de DEUS:
Cordeiro de Deus 1(tonalidade maior)
Cordeiro de Deus 2(tonalidade menor)
Antífona da Comunhão
Este é o meu mandamento, diz o Senhor: Amai-vos uns aos outros como eu vos amai, aleluia! (Jo 15, 12)
Prova de Amor
Letra e Música: Pe. José Weber
Prova de a mor maior não há que doar a vida pelo ir mão. (bis) 1- Eis que Eu vos dou o meu novo manda mento: "A mai-vos uns aos outros como Eu vos tenho a mado" 2-Vós sereis os meus amigos se seguirdes meu preceito: "Amai-vos uns aos outros como Eu vos tenho amado". 3-Como o Pai sempre me ama, assim também Eu vos amei: "Amai-vos uns aos outros como Eu vos tenho amado". 4-Permanecei em meu amor e segui meu mandamento: "Amai-vos uns aos outros como Eu vos tenho amado". 5-E, chegando a minha Páscoa, vos amei até o fim: "Amai-vos uns aos outros como Eu vos tenho amado". 6-Nisto todos saberão que vós sois os meus discípulos: "Amai-vos uns aos outros como Eu vos tenho amado". Prova de a mor maior não há que doar a vida pelo ir mão. (bis)
Canto final:
DIZER SIM – DOAR A VIDA POR AMOR
(DEUS AMA VOCÊ)
L. e M. Cindy Ferrarezi
Doar a vida por a mor
Esta foi a prova de Deus
Único Filho entre gou, para
Sal var o povo teu
Aban done e a me, como
Ma ria que disse sim ao Pai, e
Ao mundo trouxe o Salva dor
mundo trouxe o Salva dor (2ªx) .
Va le a pena abandonar tudo sim
Olhe veja quanto sofre nossos ir mãos
Cristo já ouviu um número incontável de nãos
Está na hora de di zermos um pequeno sim
Do ar a vida por a mor
Esta foi a prova de Deus
Único Filho entre gou, para
Sal var o povo teu
Aban done e a me, como
Ma ria que disse sim ao Pai, e
Ao mundo trouxe o Salva dor
mundo trouxe o Salva dor (2ªx)
Va le a pena abandonar tudo sim
Olhe veja quanto sofre nossos ir mãos
Cristo já ouviu um número incontável de nãos
Está na hora de di zermos um pequeno sim