Como ter uma Voz Bonita e Saudável?

 

 

Uma das perguntas que mais recebo é: Como ter uma voz bonita?

Eu sempre respondo: Para se ter uma voz bonita precisa que ela seja saudável!

E aí você deve estar se perguntando…mas como ter uma voz saudável?

Para se ter uma voz bonita e saudável precisamos cuidar não somente da voz, mas da saúde do nosso corpo, da nossa mente, das nossas emoções. Tudo está interligado e tudo depende da sua rotina, dos seus hábitos.

Uma preocupação familiar, uma discussão no trabalho, não ter o costume de beber água, dormir pouco, uma dor de cabeça, má alimentação, um sapato apertado, tudo isso pode refletir no bom funcionamento da voz. E não pense somente em coisas vividas no presente, emoções mal resolvidas no passado afetam profundamente o desempenho da sua voz.

Alguns cuidados são essenciais para quem busca um a voz bonita e saudável.

 

AQUECIMENTO VOCAL

 

Um deles são os exercícios de aquecimento vocal, seja você cantor, professor, locutor, profissional da voz ou não, todos que usam a voz precisam aquecer, assim como um jogador de bola precisa aquecer antes de entrar no campo, também devemos aquecer. Estamos falando de músculos! É, as pregas vocais, conhecidas popularmente por “cordas vocais” são músculos que estão presentes na laringe.

Neste vídeo trago alguns exemplos de exercícios.

 RESPIRAÇÃO

  Você sabia que para nossa voz sair bonita, com projeção, além de alongarmos e aquecermos as pregas vocais, também precisamos cuidar da nossa articulação, postura e respiração?

  A respiração é o primeiro e o último ato da vida humana.

  E para cantarmos bem, precisamos não só do diafragma, assim também como das costelas para dar sustentação para este músculo.

  Neste vídeo dou dicas de exercício e explico como realizar a respiração ideal tanto para falar quanto para cantar.

HIDRATAÇÃO   

   E o que dizer sobre hidratação? Primeira coisa que devemos cuidar é da hidratação. Você sabe quanto de água e quando deve beber?

   Existe um cálculo (seu peso x 35 ml de água).

   Então uma pessoa com 50 kg deve beber por dia 1.750?

   Depende! Cada caso é um caso.

   Essa pessoa trabalha no sol ou no ar condicionado?

   Transpira pouco ou muito?

   Faz exercícios físicos?

   Toma bebida alcoólica?

   Como é a alimentação desta pessoa? Quanto de açúcar ela consome? E aqui devemos pensar não só no açúcar que adoça o cafezinho mas também no que está escondido nos produtos alimentícios como: embutidos, salgadinhos, pães, bolos, chocolate, balas, refrigerante, suco de frutas…

   Muitos falam da água, mas poucos sabem que para hidratar as pregas vocais, todo o seu corpo deve estar hidratado. E você sabia que a água que você bebe agora só vai te hidratar daqui uma hora?

   Neste vídeo falo mais a respeito.

  ALIMENTAÇÃO

  A alimentação é a chave de todo o funcionamento do nosso organismo, e muitos se alimentam de acordo com suas emoções e não de acordo com suas necessidades fisiológicas, e nossos hábitos alimentares influenciam diretamente na saúde do nosso corpo e por com sequencia na saúde da nossa voz.

  Ao cantarmos temos um gasto calórico expressivo, então devemos nos alimentar, mas temos que saber quais alimentos vão nos ajudar e quais irão nos prejudicar.

  Carboidratos: temos o simples e o complexo. Opte sempre pelo complexo (que te dará energia mas não dará pico de insulina no corpo) como batata doce, frutas como maça com casca, pois é onde tem as fibras, que além de ajudar na articulação também ajudará no trato intestinal, e ainda é adstringente. Ao contrário da banana, carboidrato simples e deixa a saliva grossa.

  Evite os alimentos condimentados e pesados (famosos fast foods, lanches, pizzas, macarrão, pão, feijoada), que além de atrapalharem a digestão e consequentemente a respiração, deixam seu corpo mais lento.

  Evite todos os alimentos inflamatórios: leite (de origem animal) e derivados, glúten, açúcar, alimentos processados e industrializado. Eles além de atrapalharem o bom desenvolvimento da voz, são as portas de entrada para várias doenças como: refluxo, diabetes, pressão alta, lúpus, psoríase,  rinite, sinusite, Alzheimer, câncer, doença de Crohn.

  Um conselho: Descasque mais, desembrulhe menos!

Os alimentos, apesar de não passarem diretamente pelo aparelho fonatório, apresentam grande influência na produção vocal. Além de fornecerem energia para a produção da voz, os alimentos podem apresentar efeitos positivos e negativos na qualidade vocal.

 Os cuidados com a voz passam por uma alimentação saudável, com escolhas de alimentos benéficos a produção vocal, promovendo a melhora da vibração das pregas vocais e redução da secreção mucosa, como os alimentos adstringentes e as frutas cítricas.

 Por outro lado, alimentos que podem alterar à produção vocal, como bebidas alcoólicas, refrigerantes, alimentos gordurosos e condimentados, devem ser evitados, pois além de serem prejudiciais à saúde, também podem alterar o movimento muco ondulatório das pregas vocais, aumentar a secreção mucosa e propiciar a utilização inadequada da voz, causando disfonia.

 Portanto, conhecer os alimentos torna-se importante não só para os profissionais da voz, mas também para todos que desejam manter uma boa comunicação e uma voz saudável.

Texto retirado da: HU Revista, Juiz de Fora, v. 42, n.1, p. 19-25, jan./jun. 2016

Neste vídeo falo um pouco mais sobre os malefícios do leite, e sua relação com pigarro e refluxo.

MITOS E VERDADES

  Você deve ter ouvido mil e uma receitas, tipo: chá de gengibre; chá de alho com limão e mel; romã; própolis…mas será que realmente eles são benéficos para a voz? Será mito ou verdade?

Alguns alimentos que fazem bem para a saúde e são utilizados como tratamento complementar de algumas doenças ( como resfriados, tosses), se utilizados antes de cantar podem prejudicar ainda mais a voz.

O mesmo efeito anestésico causado pelo uso do álcool dando a impressão de voz aquecida é também o efeito obtido pelo uso de balas de menta, pastilhas, spray, própolis, gengibre.

Saiba mais sobre esses Mitos e Verdades no vídeo abaixo.

Você deseja participar ao vivo do ENSAIA COMIGO? Participe do nosso grupo no Telegram