Músicas Domingo de Ramos
e
da Paixão do Senhor
Olá amigos!
Esta celebração se divide em dois momentos:
O primeiro, com alegria relembramos a Entrada de Jesus em Jerusalém, com a Benção dos Ramos. Aqui é bem vindo os instrumentos de percussão ( que durante a quaresma “entram de férias”)
O segundo, Paixão de Cristo, momento mais sóbrio de interiorização.
ABERTURA DA CELEBRAÇÃO
Antífona: Saudemos com hosanas o Filho de Davi! Bendito o que nos vem em nome do Senhor! Jesus, rei de Israel, hosana nas alturas!
ENTRADA e BÊNÇÃO DOS RAMOS:
HOSANA AO FILHO DE DAVI
José Alves
Ho sana ao Filho de Da vi! (2x) 1.Ben dito o que vem em nome do Se nhor! 2.Rei de Israel, hosana nas alturas!
PROCISSÃO: O AMOR É TUA LEI
Tu és o Rei dos reis: o Deus do céu deu-te Reino, força e glória. E entre gou em Tuas mãos a nossa his tória: Tu és Rei, e o a mor é Tua lei! 1. Sou o primeiro e o derra deiro, fui ungido pelo a mor. Vós sois meu povo, eu vosso Rei e Se nhor Reden tor! 2.Vos levarei às grandes fontes, dor e fome não tereis. Vós sois meu povo, eu vosso Rei. Junto a mim vivereis!
ENTRADA NA IGREJA: Os filhos dos hebreus
Antífona de Entrada: Seis dias antes da solene Páscoa, quando o Senhor veio a Jerusalém, correram até ele os pequeninos. Trazendo em suas mãos ramos e palmas, em alta voz cantavam em sua honra: Bendito és tu que vens com tanto amor! Hosana nas alturas!
Letra e Música: Reginaldo Veloso
Os filhos dos he breus, com ramos de pal meira, co rreram ao encontro de Je sus, Nosso Se nhor, can tando e gri tando: Ho sana, ó Salva dor!" can tando e gri tando: Ho sana, ó Salva dor!" 1 – O mundo e tudo que tem nele é de Deus: A terra e os que aí vivem, todos seus! Foi Deus que a terra constru iu por sobre os mares, no fundo do oceano seus pi la res! 2 – Quem vai morar no templo de sua cidade? Quem pensa e vive longe das vaidades! Pois Deus, o Salvador o abençoará, no julgamento o defenderá! 3 – Assim, são todos os que prestam culto a Deus, que adoram o Senhor, Deus dos Hebreus! Portões antigos, se escancarem, vai chegar, alerta! O Rei da glória vai entrar! 4 – Quem é, quem é, então, quem é o Rei da glória? O Deus, forte Senhor da nossa história! Portões antigos, se escancarem, vai chegar, alerta! O Rei da glória vai entrar! 5 – Quem é, quem é, então, quem é o Rei da glória? O Deus, que tudo pode, é o Rei da glória! Aos Três, ao Pai, ao Filho e ao Confortador da Igreja que caminha o louvor!
ATO PENITENCIAL: substituído pela bênção e procissão dos ramos.
HINO DE LOUVOR: NÃO TEM
SALMO: 21(22) MEU DEUS POR QUE ME ABANDONASTE?
Salmo 22(21) – Música Irmã Miria T. Kolling
Meu Deus, meu Deus, por que me a bando naste? Riem de mim todos aqueles que me vêem, * torcem os lábios e sacodem a ca beça: “Ao Senhor se confiou, ele o li berte * e agora o salve, se verdade que ele o ama! Cães numerosos me rodeiam furi osos, * e por um bando de malvados fui cer cado. Transpassaram minhas mãos e os meus pés * e eu posso contar todos os meus ossos. Eles repartem entre si as minhas vestes * e sorteiam entre si a minha túnica. Vós, porém, ó meu Senhor, não fiqueis longe, * ó minha força vinde logo em meu so corro! Anunciarei o vosso nome a meus irmãos * e no meio da assembléia hei de lou var-vos! Vós que temeis ao Senhor Deus, dai-lhe louvores, + glorificai-o, descendentes de Ja có,* E respeitai-o, toda a raça de Isra el!
ACLAMAÇÃO AO EVANGELHO:
Versículo
Jesus Cristo se tornou obediente, obediente até a morte numa cruz
Pelo que o Senhor o exaltou, e deu-lhe um nome muito acima de outro nome
Sugestão de melodia:
Louvor a vós ó Cristo, Rei da eterna glória
SALVE O CRISTO OBEDIENTE
Salve, ó Cristo o bedi ente! Salve, a mor onipo tente, Que te entre gou à cruz e te recebeu na luz! 1. O Cristo obede ceu até a morte, humi lhou-se e obede ceu o bom Je sus, Humi lhou-se e obedeceu, sereno e forte, humi lhou-se e obedeceu até a cruz 2. Por isso o Pai do céu o exaltou, exaltou-o e lhe deu um grande nome, Exaltou-o e lhe deu poder e glória, diante deles céus e terra se ajoelhem!
APRESENTAÇÃO DOS DONS:
Letra: Antonio do Prado
Música: Adap. canto gregoriano
Ó morte, es tás ven cida Pe lo Se nhor da vida, Pe lo Se nhor da vi da! 1. O Servo do Se nhor Fez sua, nossa dor. 2. De Adão a triste sorte, Ao Cristo trouxe a morte. 3. Eis o Cordeiro mudo, Vazio está de tudo. 4. Amou a humilhação, Por ela a redenção. 5. Ao Filho e a ti, Senhora, Chegada é a hora. 6. A espada te feria, Pois, Mãe tu és, Maria.
Criai em nós um coração que seja puro
SANTO:
No período da quaresma, procure fazer o ritmo mais suave. Falo mais a respeito neste vídeo. Clique aqui para ver.
composição: Cindy Ferrarezi
Santo, Santo, Santo Se nhor Deus do universo O céu e a terra pro clamam vossa glória Ho sana nas alturas Ho sana nas alturas Ho sana, Ho sana nas al turas Ben dito o que vem em nome do Senhor Ho sana, Ho sana nas al turas Ho sana nas alturas Ho sana nas alturas Ho sana, Ho sana nas al turas
CORDEIRO:
No período da quaresma, procure fazer o ritmo mais suave. Falo mais a respeito neste vídeo. Clique aqui para ver.
Composição: Cindy Ferrarezi
Cordeiro de Deus que ti rais o pecado do mundo tende pie da de de nós Cordeiro de Deus que ti rais o pecado do mundo tende pie da de de nós Cordeiro de Deus que ti rais o pecado do mundo dai-nos a paz, a paz!
COMUNHÃO:
Antífona da Comunhão: Ó Pai, se este cálice não pode passar sem que eu o beba, faça-se a tua vontade! (Mt 26,42)
1ª OPÇÃO – PROVA DE AMOR
Letra e Música: Pe. José Weber
Prova de a mor maior não há que doar a vida pelo ir mão. (bis) 1- Eis que Eu vos dou o meu novo manda mento: "A mai-vos uns aos outros como Eu vos tenho a mado". 2-Vós sereis os meus amigos se seguirdes meu preceito: "Amai-vos uns aos outros como Eu vos tenho amado". 3-Como o Pai sempre me ama, assim também Eu vos amei: "Amai-vos uns aos outros como Eu vos tenho amado". 4-Permanecei em meu amor e segui meu mandamento: "Amai-vos uns aos outros como Eu vos tenho amado". 5-E, chegando a minha Páscoa, vos amei até o fim: "Amai-vos uns aos outros como Eu vos tenho amado". 6-Nisto todos saberão que vós sois os meus discípulos: "Amai-vos uns aos outros como Eu vos tenho amado".
2ª OPÇÃO – SOMOS TODOS CONVIDADOS
Letra: Frei José Moacyr Cadenassi
Música: Adenor Leonardo Terra
1. Somos todos convi dados para a ceia do Cor deiro Neste mundo imo lado, dos vi ventes é o pri meiro! Não sejamos sepa rados do a mor que ao mundo veio! Ó Se nhor, a tua Páscoa, confir mada no ma deiro, é pe nhor da ali ança e o fim do cati veiro. 2. Exaltado no Calvário, o Senhor abriu caminho, Elegendo a santuário o humano peregrino! O seu Reino é contrário a quem nega o pequenino! 3. O Senhor a cada dia vem abrir-nos os ouvidos Co’a palavra que nos guia e dá força ao abatido: É convite de ousadia frente á morte e ao perigo. 4. O Senhor é a nossa estrada, salvação ao mundo inteiro, Comunhão que nos abraça, nosso fim e paradeiro! É o amor que nunca passa, luz que brilha ao caminheiro! 5. Do Deus vivo e verdadeiro recebemos plena vida Pra vivermos pioneiros, liberdade a mais querida: Eis o sonho que é primeiro desde a história mais antiga. 6. Do triunfo sobre a morte, nós fazemos a memória: Mais que a cruz, o Cristo é forte e conquista a vitória! Do seu povo é o norte, o Senhor de toda a história!
CANTO FINAL: À ESCOLHA
BENDITA E LOUVADA SEJA
1-Ben dita e lou vada seja a pai xão do reden tor, que por nós, so freu, mar tí rios, mo rreu por nosso a mor! (2x) 2-Os céus cantam a vitória de Nosso Senhor Jesus; cantemos também na terra louvores à Santa Cruz! (2x) 3-Humildes e confiantes levemos a nossa cruz; seguindo o sublime exemplo de Nosso Senhor Jesus! (2x) 4-Ao povo, aqui reunido, dai graças, perdão e luz; salvai-nos, o’ Deus clemente, em nome da Santa Cruz! (2x)
VITÓRIA, TU REINARÁS
Letra: Reginaldo Veloso
Música: Folk Música Sacra
Vitória, tu reina rás! Ó cruz, tu nos salva rás! (Bis) 1. Nós vamos à ci dade e lá eu irei so frer; serei crucifi cado, mas hei de revi ver! 2. Vocês não são do mundo, do mundo os escolhi! Se o mundo os odeia, primeiro odiou a mim! 3. Vocês vão ter no mundo tristezas e aflições, mas eu venci o mundo, coragem, e vencerão! 4. Se o grão, que cai por terra, não morre, fica só... Se morre, germina e cresce, seu fruto será maior! 5. Pois era necessário um só sofrer por todos e, assim, os separados formarem um só povo. 6. Escutem meu mandamento, reparem como os amei! Por todos eu dei a vida, se amem, assim, vocês! 7. Se alguém quer ser meu servo, me siga e, então, verá, esteja onde eu'stiver, meu Pai o honrará!
Hino Campanha da Fraternidade 2021
CF 2021 / CFE 2021
Tema: “Fraternidade e diálogo: compromisso de amor”
Lema: “Cristo é a nossa paz: do que era dividido fez uma unidade” (Ef 2, 14ª)
Letra: Frei Telles Ramon, O. de M.
Música: Adenor Leonardo Terra
No meu canal no YouTube, Cindy Ferrarezi Ensina, ensino a tocar o ritmo e também os acordes, versão facilitada. Você quer ver? Clique aqui01 – Venham todos, vo cês, venham todos, Reu nidos num só cora ção, (cf. At 4, 32) De mãos dadas formando a a liança, Confir mados na mesma mis são. De mãos dadas formando a a liança, Confir mados na mesma mis são. Refrão: Em nome de C risto, que é a nossa paz! Em nome de C risto, que a vida nos traz: Do que es tava divi dido, uni dade E le faz! Do que es tava divi dido, uni dade E le faz!(cf. Ef 2,14a) 02 – Venham todos, vocês, meus amigos, Caminhar com o Mestre Jesus, Ele vem revelar a Escritura Como fez no caminho à Emaús. Ele vem revelar a Escritura Como fez no caminho à Emaús. (cf. Lc 24) 03 – Venham todos, vocês, testemunhas, Construamos a plena unidade No diálogo comprometido Com a paz e a fraternidade No diálogo comprometido Com a paz e a fraternidade. 04 – Venham todos, mulheres e homens, Superar toda polaridade, Pois em Cristo nós somos um povo, Reunidos na diversidade Pois em Cristo nós somos um povo, Reunidos na diversidade. 05 – Venham jovens, idosos, crianças E vivamos o amor-compromisso Na partilha, no dom da esperança E na fé que se torna serviço Na partilha, no dom da esperança E na fé que se torna serviço.