Quinta, Sexta, Sábado depois das Cinzas
Salmos e Aclamações
Sugestão Repertório Completo
ENTRADA: No Senhor está a misericórdia
Letra: Marco Campos inspirado no salmo 129(130) Música: Ir. Miria T. Kolling
No Senhor es tá a miseri córdia, graça plena e reden ção No Senhor es tá a miseri córdia, graça plena e reden ção 1. Ó Se - nhor sempre ou viste o cla mor E escu taste o meu grito! Soco rreste o meu corpo quando em dor Eu es ta - va a flito 2.Se elencasses, Senhor, os meus pecados, Eu jamais me salvaria! Mas teu grande amor os põe de lado, E refaz o meu dia! 3.Só por ti, confiante, eu aguardo, Pela tua imensa ajuda! Se eu cair ante o peso do meu fardo, Que a tua mão me acuda! 4.Ponho em ti, ó Senhor, minha esperança, Pois é justo e fiel! Me darás a salvação qual uma herança, Como agiste co’ Israel.
ATO PENITENCIAL:
Letra: Lecionário Dominical Música: Mauro Vialle Junior
Senhor, que nos mandastes perdo ar-nos mutua mente, antes de nos aproxi mar do vosso al tar Se nhor, tende pie – da - de de nós! (2x) Cristo, que na cruz destes per dão aos peca dores Cristo, tende pie – da - de de nós! (2x) Se nhor, que confiastes à vossa i greja o minis tério da re concilia ção Se nhor, tende pie – da - de de nós! (2x)
Caso você tenha dúvidas sobre como cantar um salmo com alterações, exemplo: quando tem três (3), ou cinco (5) versos, sinal da flexa (+), deixarei aqui um texto explicando.
Quinta-feira depois das Cinzas
Salmo 1
Este salmo possui três estrofes, todas com alterações! A 1ª temos seis versos, e a 2ª e 3ª com cinco versos. Atenção ao sinal da flexa.
É feliz quem a Deus se con fia! Feliz é todo aquele que não anda* conforme os conselhos dos per versos; que não entra no caminho dos mal vados,* nem junto aos zombadores vai sen tar-se; mas en contra seu prazer na lei de Deus* e a me dita, dia e noite, sem ce ssar. Eis que ele é semelhante a uma árvore,* que à beira da torrente está plan tada; ela sempre dá seus frutos a seu tempo, + e jamais as suas folhas vão mur char.* Eis que tudo o que ele faz vai prospe rar. Mas bem outra é a sorte dos perversos. + Ao contrário, são iguais à palha seca* espa lhada e dispersada pelo vento. Pois Deus vi gia o caminho dos e leitos,* mas a es trada dos malvados leva à morte.
ACLAMAÇÃO AO EVANGELHO
Salve, Cris to, Luz da vida, compa nhe iro na par tilha! Versículo: Convertei-vos, nos diz o Se nhor, está próximo o Reino de Deus!
EVANGELHO
Lucas 9,22-25
Sexta-feira depois das Cinzas
Salmo 50(51)
Este salmo possui três estrofes, ambas com 4 versos. Sem alterações!
Ó Senhor, não despre zeis um cora ção arrepen dido!
Tende piedade, ó meu Deus, miseri córdia! *
Na imensidão de vosso amor, purifi cai-me!
La vai-me todo inteiro do pe cado, *
e apa gai completamente a minha culpa!
Eu reconheço toda a minha iniquidade,*
o meu pecado está sempre à minha frente.
Foi contra vós, só contra vós, que eu pequei,*
e pratiquei o que é mau aos vossos olhos!
Pois não são de vosso agrado os sacrifícios, *
e, se oferto um holocausto, o rejeitais.
Meu sacrifício é minha alma penitente, *
não desprezeis um coração arrependido!
ACLAMAÇÃO AO EVANGELHO
Salve, Cris to, Luz da vida, compa nhe iro na par tilha! Versículo: Buscai o bem, e não o mal, pois assim vive reis; então, o Se nhor, nosso Deus, convosco esta rá.
EVANGELHO
Mateus 9,14-15
Sábado depois das Cinzas
Salmo 85(86)
Este salmo possui três estrofes. A 1ª com cinco versos (atenção ao sinal da flexa) e as demais com quatro versos sem alterações!
Ensinai-me os vossos ca minhos
e na vossa verdade anda rei.
Inclinai, ó Senhor, vosso ou vido, *
escu tai, pois sou pobre e infe liz!
Prote gei-me, que sou vosso amigo, +
e salvai vosso servo, meu Deus, *
que es pera e confia em vós!
Piedade de mim, ó Senhor, *
porque clamo por vós todo o dia!
Animai e alegrai vosso servo, *
pois a vós eu elevo a minh'alma.
Ó Senhor, vós sois bom e clemente, *
sois perdão para quem vos invoca.
Escutai, ó Senhor, minha prece, *
o lamento da minha oração!
ACLAMAÇÃO AO EVANGELHO
Salve, Cris to, Luz da vida, compa nhe iro na par tilha! Versículo: Não quero a morte do pecador, diz o Se nhor, mas que ele volte, se con verta e tenha a vida.
EVANGELHO
Lucas 5,27-32
APRESENTAÇÃO DOS DONS:
Letra e Música: Frei Telles Ramon Música: João Paulo Durães
Volta o teu o lhar Senhor e dá-nos teu per dão. Bendito seja teu i menso cora ção! (2x) 1. A ceita ó Deus Santo a nossa ora ção. Compade cido olha para nós Senhor. Li berta nossas vidas, te supli camos, e anda remos para sempre em teus ca minhos. 2. Acolhe, Deus bondoso, a nossa caminhada, revivendo o teu amor para sempre. Confiantes aguardamos o teu perdão e do mal seremos nós purificados. 3.Aceita o jejum e a nossa penitencia, que vivemos neste tempo quaresmal. Confirma-nos em teu amor grandioso, Bendito sejas, Senhor Deus do universo!
SANTO: No período da quaresma, procure fazer o ritmo mais suave. Falo mais a respeito neste vídeo. Clique aqui para ver.
CORDEIRO:No período da quaresma, procure fazer o ritmo mais suave. Falo mais a respeito neste vídeo. Clique aqui para ver.
COMUNHÃO: de acordo com a Antífona da Comunhão ou Evangelho do Dia
CANTO FINAL: À ESCOLHA
Hino Campanha da Fraternidade 2021
CF 2021 / CFE 2021
Tema: “Fraternidade e diálogo: compromisso de amor”
Lema: “Cristo é a nossa paz: do que era dividido fez uma unidade” (Ef 2, 14ª)
Letra: Frei Telles Ramon, O. de M.
Música: Adenor Leonardo Terra
No meu canal no YouTube, Cindy Ferrarezi Ensina, ensino a tocar o ritmo e também os acordes, versão facilitada. Você quer ver? Clique aqui01 – Venham todos, vo cês, venham todos, Reu nidos num só cora ção, (cf. At 4, 32) De mãos dadas formando a a liança, Confir mados na mesma mis são. De mãos dadas formando a a liança, Confir mados na mesma mis são. Refrão: Em nome de C risto, que é a nossa paz! Em nome de C risto, que a vida nos traz: Do que es tava divi dido, uni dade E le faz! Do que es tava divi dido, uni dade E le faz!(cf. Ef 2,14a) 02 – Venham todos, vocês, meus amigos, Caminhar com o Mestre Jesus, Ele vem revelar a Escritura Como fez no caminho à Emaús. Ele vem revelar a Escritura Como fez no caminho à Emaús. (cf. Lc 24) 03 – Venham todos, vocês, testemunhas, Construamos a plena unidade No diálogo comprometido Com a paz e a fraternidade No diálogo comprometido Com a paz e a fraternidade. 04 – Venham todos, mulheres e homens, Superar toda polaridade, Pois em Cristo nós somos um povo, Reunidos na diversidade Pois em Cristo nós somos um povo, Reunidos na diversidade. 05 – Venham jovens, idosos, crianças E vivamos o amor-compromisso Na partilha, no dom da esperança E na fé que se torna serviço Na partilha, no dom da esperança E na fé que se torna serviço.