Salmos e Aclamações 6ª Semana do Tempo Comum

Segunda à Sábado

Ano Impar

 

Olá amigos!

Entenda melhor porque as vezes o salmo que você procura não está no vídeo daquela semana. Bem, os Salmos da Semana são divididos em Ano Par e Ano Ímpar.

Os vídeos no canal, começaram a ser postados no Ano Par (2020).

Agora estamos gravando o Ano Ímpar (2021).

Os salmos da semana, na liturgia, se repetem de acordo com o ano, por isso os vídeos são gravados com os Salmos de Segunda à Sábado, para utilizarmos nos próximos anos.

Acontece que as vezes uma data específica cai em um determinado dia da semana e aí a liturgia muda de acordo com essas datas.

Exemplo:

Neste ano de 2021, a Quarta-feira de Cinzas, cai no dia 17 do mês de fevereiro, então haverá um salmo diferente, específico para este dia. Mas em 2022 esse dia cairá no dia 2 de março e em 2023, esse dia cairá no dia 22 de fevereiro.

A liturgia muda a cada ano, de acordo com o calendário.

Compreende?

Agora que você já sabe as diferenças, vamos aos Salmos e Aclamações desta semana.

Os vídeos ficam logo abaixo das cifras.

Você também irá encontrar sugestões de músicas para a missa.

Deus abençoe você, seu ministério e sua comunidade!

 

REPERTÓRIO:

 

Antífona de Entrada:  “Sede o rochedo que me abriga, a casa bem defendida que me salva. Sois minha fortaleza e minha rocha; para honra do vosso nome, vós me conduzis e alimentais” (Sl 30,3s).

 

Para o CANTO  de ENTRADA temos essa opção:

Sê a rocha que me abriga (vídeo, letra completa e cifrada)

 

Para o ATO PENITENCIAL Tempo Comum, temos na 3ª formula a seguinte melodia:

Senhor que sois o caminho que leva ao Pai (vídeo, letra completa e cifrada)

 

Salmos e Aclamações 6ª Semana do Tempo Comum

 

Segunda à Sábado – Ano Impar

 

Caso você tenha dúvidas sobre como cantar um salmo quando tem três (3), ou cinco (5) versos, sinal da flexa (+), deixarei aqui um texto explicando.

 

2ª FEIRA

 

Salmo 49(50)

Este salmo possui 3 estrofes, 1ª e 2ª ambas com quatro versos. As alerações ficam por conta 3ª estrofe com seis versos. Basta repetir a melodia! Dúvidas, clique aqui!

Imola a Deus um sacrifício de louvor! Falou o Senhor Deus, chamou a terra, * do sol nascente ao sol poente a convocou. Eu não venho censurar teus sacrifícios, * pois sempre estão perante mim teus holocaustos; 'Como ousas repetir os meus preceitos * e trazer minha Aliança em tua boca? Tu que odiaste minhas leis e meus conselhos * e deste as costas às palavras dos meus lábios! Assentado, difamavas teu irmão, * e ao filho de tua mãe injuriavas. Diante disso que fizeste, eu calarei? * Acaso pensas que eu sou igual a ti? É disso que te acuso e repreendo * e manifesto essas coisas aos teus olhos.

  ACLAMAÇÃO AO EVANGELHO

Aleluia, aleluia! 2x Sou o Caminho, a Verdade e a Vida, ninguém vem ao Pai, senão por mim.

EVANGELHO: Marcos 8,11-13​  

 
3ª FEIRA

Salmo 28(29) Este salmo possui 3 estrofes, ambas com quatro versos. Sem alterações!

Que o Senhor abençoe, que o Senhor abençoe, Que o Senhor abençoe, com a paz, o seu povo! Filhos de Deus, tributai ao Senhor, * tributai-lhe a glória e o poder! Dai-lhe a glória devida ao seu nome; * adorai-o com santo ornamento! Eis a voz do Senhor sobre as águas, * sua voz sobre as águas imensas! Eis a voz do Senhor com poder! * Eis a voz do Senhor majestosa. Sua voz no trovão reboando! * No seu templo os fiéis bradam: “Glória!” É o Senhor que domina os dilúvios, * o Senhor reinará para sempre!

ACLAMAÇÃO AO EVANGELHO

Aleluia, aleluia! 2x Quem me ama realmente guardará minha palavra e meu Pai o amará, e a ele nós viremos.

EVANGELHO Marcos 8,14-21​  

 
4ª FEIRA

Salmo 115(116) Este salmo possui 3 estrofes, ambas com quatro versos. Sem alterações!

Oferto ao Senhor um sacrifício de louvor. Que poderei retribuir ao Senhor Deus * por tudo aquilo que ele fez em meu favor? Elevo o cálice da minha salvação, * invocando o nome santo do Senhor. Vou cumprir minhas promessas ao Senhor * na presença de seu povo reunido. É sentida por demais pelo Senhor * a morte de seus santos, seus amigos. Vou cumprir minhas promessas ao Senhor * na presença de seu povo reunido; nos átrios da casa do Senhor, * em teu meio, ó cidade de Sião!

ACLAMAÇÃO AO EVANGELHO

Aleluia, aleluia! 2x Que o Pai do Senhor Jesus Cristo vos dê do saber o Espírito para que conheçais a esperança, reservada para vós como herança!

EVANGELHO: Marcos 8,22-26​    

5ª FEIRA

  Salmo 101(102) Este salmo possui 3 estrofes, 1ª e 2ª ambas com seis versos. Na 3ª temos 7 versos. Atenção ao sinal da flexa! Dúvidas clique aqui!

O Senhor olhou a terra do alto céu. As nações respeitarão o vosso nome, * e os reis de toda a terra, a vossa glória; quando o Senhor reconstruir Jerusalém * e aparecer com gloriosa majestade, ele ouvirá a oração dos oprimidos * e não desprezará a sua prece. Para as futuras gerações se escreva isto, * e um povo novo a ser criado louve a Deus. Ele inclinou-se de seu templo nas alturas, * e o Senhor olhou a terra do alto céu, para os gemidos dos cativos escutar * e da morte libertar os condenados. Assim também a geração dos vossos servos + terá casa e viverá em segurança, * e ante vós se firmará sua descendência. Para que cantem o seu nome em Sião * e louve ao Senhor Jerusalém, quando os povos e as nações se reunirem * e todos os impérios o servirem.

ACLAMAÇÃO AO EVANGELHO

Aleluia, aleluia! 2x Senhor, tuas palavras são espírito, são vida só tu tens palavras de vida eterna!

EVANGELHO Marcos 8,27-33​    

6ª FEIRA

Salmo 22(23) Tenho este salmo gravado completo. Você gostaria de ver? Clique aqui Este salmo possui 4 estrofes, 1ª e 2ª com seis versos. As demais com quatro versos. Dúvidas clique aqui!

O Senhor é o pastor que me conduz, não me falta coisa alguma. O Senhor é o pastor que me conduz;* não me falta coisa alguma. Pelos prados e campinas verdejantes* ele me leva a descansar. Para as águas repousantes me encaminha,* e restaura as minhas forças. Ele me guia no caminho mais seguro,* pela honra do seu nome. Mesmo que eu passe pelo vale tenebroso,* nenhum mal eu temerei. Estais comigo com bastão e com cajado,* eles me dão a segurança! Preparais à minha frente uma mesa,* bem à vista do inimigo; com óleo vós ungis minha cabeça,* e o meu cálice transborda. Felicidade e todo bem hão de seguir-me,* por toda a minha vida; e, na casa do Senhor, habitarei* pelos tempos infinitos.

ACLAMAÇÃO AO EVANGELHO

Aleluia, aleluia! 2x Eu vos chamo meus amigos pois vos dei a conhecer o que o Pai me revelou.

EVANGELHO Marcos 8,34-9,1​    

SÁBADO

Salmo 144(145) Este salmo possui 3 estrofes, ambas com quatro versos.

Bendirei o vosso nome pelos séculos, Senhor! Todos os dias haverei de bendizer-vos, * hei de louvar o vosso nome para sempre. Grande é o Senhor e muito digno de louvores, * e ninguém pode medir sua grandeza. Uma idade conta à outra vossas obras * e publica os vossos feitos poderosos; proclamam todos o esplendor de vossa glória * e divulgam vossas obras portentosas! Que vossas obras, ó Senhor, vos glorifiquem, * e os vossos santos com louvores vos bendigam! Narrem a glória e o esplendor do vosso reino * e saibam proclamar vosso poder!

ACLAMAÇÃO AO EVANGELHO

Aleluia, aleluia! 2x Abriram-se os céus e fez-se ouvir a voz do Pai: "Eis meu filho muito amado, escutai-o, todos vós!"

EVANGELHO ​Marcos 9,2-13      

 

 



 

Para o CANTO da APRESENTAÇÃO das OFERENDAS temos essas opções: 

BENDITO SEJAIS (Comp. Cindy Ferrarezi)  

 

Melodia para o canto do SANTO temos essas opções:

Santo, Santo, Santo I

Santo, Santo, Santo II

 
 

Temos essas opções de melodias para  CORDEIRO de DEUS:

Cordeiro de Deus

Cordeiro de Deus 2

 

Para o CANTO de COMUNHÃO temos essas opções:

Você pode seguir a Antífona da Comunhão ou o Evangelho do dia.

 

CANTO FINAL: À ESCOLHA