Cindy Ferrarezi Uncategorized Salmos e Aclamações 5ª Semana do Tempo Comum

Salmos e Aclamações 5ª Semana do Tempo Comum

Salmos e Aclamações da 5ª Semana do Tempo Comum

      Segunda à Sábado

Ano Impar

Olá amigos!

Entenda melhor porque as vezes o salmo que você procura não está no vídeo daquela semana. Bem, os Salmos da Semana são divididos em Ano Par e Ano Ímpar.

Os vídeos no canal, começaram a ser postados no Ano Par (2020).

Agora estamos gravando o Ano Ímpar (2021).

Os salmos da semana, na liturgia, se repetem de acordo com o ano, por isso os vídeos são gravados com os Salmos de Segunda à Sábado, para utilizarmos nos próximos anos.

Acontece que as vezes uma data específica cai em um determinado dia da semana e aí a liturgia muda de acordo com essas datas.

Exemplo:

Neste ano de 2021, o dia 2 de fevereiro, que é comemorado a Festa da Apresentação do Senhor, cai na 3ª feira, então haverá um salmo diferente, específico para este dia. Mas em 2023, esse dia cairá em uma 5ª feira.

A liturgia muda a cada ano, de acordo com o calendário.

Compreende?

Agora que você já sabe as diferenças, vamos aos Salmos e Aclamações desta semana.

Os vídeos ficam logo abaixo das cifras.

Você também irá encontrar sugestões de músicas para a missa.

Deus abençoe você, seu ministério e sua comunidade!  

 

REPERTÓRIO:

 

Antífona de Entrada: Entrai, inclinai-vos e prostrai-vos: adoremos o Senhor que nos criou, pois ele é o nosso Deus.​

 

  ENTRADA: VÃO ENTRANDO DE JOELHOS

 

(mesma melodia do domingo anterior, muda somente a letra do refrão. Gravei um áudio para facilitar os estudos. Vídeo abaixo)

 

Letra e Música: Pe. Ney Brasil Pereira

Vão entrando e de joe-lhos ao Senhor, nós adoremos. pois é Ele o nosso criador nosso Deus, e somos dele. 1. Venham todos, com alegria,  aclamar nosso Senhor,  caminhando ao seu encontro,  proclamando seu louvor.  Ele é o Rei dos reis   e dos deuses o maior. 2. Tudo é dele: abismos, montes,   mar e terra ele formou. De joelhos adoremos este Deus que nos criou, pois nós somos seu rebanho  e Ele é nosso Pastor. 3. Ninguém feche o coração, escutemos sua voz. Não sejamos tão ingratos,  tal e qual nossos avós. Mereçamos o que Ele tem guardado para nós. 4. Glória ao Pai que nos acolhe e a seu Filho Salvador.  Igualmente, demos glória  ao Espírito de Amor.  Hoje e sempre, eternamente,  cantaremos seu louvor.

ATO PENITENCIAL: Senhor que sois o caminho que leva ao Pai

melodia: Cindy Ferrarezi
  
1-Senhor que sois o caminho que leva ao Pai, tende piedade de nós. Kyrie, Kyrie, Kyrie eleison Kyrie, Kyrie, Kyrie eleison        2-Cristo, que sois a verdade que ilumina os povos, tende piedade de nós. Christe, Christe, Christe eleison Christe, Christe, Christe eleison    3-Senhor, que sois a vida que renova o mundo, tende piedade de nós Kyrie, Kyrie, Kyrie eleison  Kyrie, Kyrie, Kyrie eleison
No meu canal Cindy Ferrarezi Ensina, gravei um vídeo explicando como tocar este ritmo. Você quer aprender? Clique aqui

 

SALMOS e ACLAMAÇÕES AO EVANGELHO: Segunda à Sábado

Caso você tenha dúvidas sobre como cantar quando tem três (3), cinco (5) versos, sinal da flexa (+), deixarei aqui um texto explicando.

  2ª FEIRA

Salmo 103(104)

Este salmo possui 4 estrofes, ambas com quatro versos. Sem alterações.


Alegre-se o Senhor em suas obras!


Bendize, ó minha alma, ao Senhor! * Ó meu Deus e meu Senhor, como sois grande! De majestade e esplendor vos revestis * e de luz vos envolveis como num manto.

A terra vós firmastes em suas bases, * ficará firme pelos séculos sem fim; os mares a cobriam como um manto, * e as águas envolviam as montanhas.

Fazeis brotar em meio aos vales as nascentes * que passam serpeando entre as montanhas; às suas margens vêm morar os passarinhos, * entre os ramos eles erguem o seu canto.

Quão numerosas, ó Senhor, são vossas obras, * e que sabedoria em todas elas!  Encheu-se a terra com as vossas criaturas! * Bendize, ó minha alma, ao Senhor!


  ACLAMAÇÃO AO EVANGELHO


Aleluia, aleluia, aleluia aleluia! 
Jesus pregava a Boa-Nova, o Reino anunciando e curava toda espécie de doenças entre o povo.

 

EVANGELHO

Marcos 6,53-56

 

3ª FEIRA

Salmo 8

No meu canal no YouTube, tenho este salmo gravado completo com melodia da irmã Miria. Caso queira ver, clique aqui.

Este salmo possui 3 estrofes. 1ª com seis versos. 2ª e 3ª ambas com quatro versos.

 


Ó Senhor nosso Deus, como é grande vosso nome por todo o universo!


Contemplando estes céus que plasmastes* e formastes com dedos de artista; vendo a lua e estrelas brilhantes,* perguntamos: 'Senhor, que é o homem, para dele assim vos lembrardes* e o tratardes com tanto carinho?'

Pouco abaixo de Deus o fizestes,* coroando-o de glória e esplendor; vós lhe destes poder sobre tudo,* vossas obras aos pés lhe pusestes.

as ovelhas, os bois, os rebanhos,* todo o gado e as feras da mata; passarinhos e peixes dos mares,* todo ser que se move nas águas.


  ACLAMAÇÃO AO EVANGELHO


Aleluia, aleluia, aleluia aleluia! 
Inclinai meu coração às vossas advertências e dai-me a vossa lei como um presente valioso!


EVANGELHO

Marcos 7,1-13  

 

4ª FEIRA

Salmo 103(104)

Este salmo possui 3 estrofes, ambas com quatro versos. Sem alterações.

 


Bendize, ó minha alma, ao Senhor!


Bendize, ó minha alma, ao Senhor!* Ó meu Deus e meu Senhor, como sois grande! De majestade e esplendor vos revestis e de luz vos envolveis como num manto.

Todos eles, ó Senhor, de vós esperam* que a seu tempo vós lhes deis o alimento; vós lhes dais o que comer e eles recolhem,* vós abris a vossa mão e eles se fartam.

Se tirais o seu respiro, eles perecem* e voltam para o pó de onde vieram; enviais o vosso espírito e renascem* e da terra toda a face renovais.


  ACLAMAÇÃO AO EVANGELHO


Aleluia, aleluia, aleluia aleluia! 
Vossa palavra é a verdade santificai-nos na verdade!


EVANGELHO

Marcos 7,14-23​  

 

5ª FEIRA

Salmo 127(128)

Este salmo possui 3 estrofes, ambas com quatro versos. Sem alterações.

 


Felizes todos os que respeitam o Senhor.


Feliz és tu se temes o Senhor* e trilhas seus caminhos! Do trabalho de tuas mãos hás de viver,* serás feliz, tudo irá bem!

A tua esposa é uma videira bem fecunda* no coração da tua casa; os teus filhos são rebentos de oliveira* ao redor de tua mesa.

Será assim abençoado todo homem* que teme o Senhor. O Senhor te abençoe de Sião,* cada dia de tua vida.

ACLAMAÇÃO AO EVANGELHO


Aleluia, aleluia, aleluia aleluia! 
Acolhei docilmente a Palavra semeada em vós,
meus irmãos, ela pode salvar vidas!


EVANGELHO

Marcos 7,24-30​  

 

6ª FEIRA

Salmo 31(32)

Este salmo possui 4 estrofes. A alteração está na 1ª estrofe, com cinco versos. Atenção ao sinal da flexa. 2ª, 3ª e 4ª ambas com quatro versos.

 


Feliz aquele cuja falta é perdoada!


Feliz o homem que foi perdoado * e cuja falta já foi encoberta! Feliz o homem a quem o Senhor + não olha mais como sendo culpado, * e em cuja alma não há falsidade!

Eu confessei, afinal, meu pecado, * e minha falta vos fiz conhecer. Disse: 'Eu irei confessar meu pecado!' * E perdoastes, Senhor, minha falta.

Todo fiel pode, assim, invocar-vos, * durante o tempo da angústia e aflição, porque, ainda que irrompam as águas, * não poderão atingi-lo jamais.

Sois para mim proteção e refúgio; * na minha angústia me haveis de salvar, e envolvereis a minha alma no gozo * da salvação que me vem só de vós.

ACLAMAÇÃO AO EVANGELHO


Aleluia, aleluia, aleluia aleluia! 
Abri-nos, ó Senhor, o coração para ouvirmos a Palavra de Jesus!

EVANGELHO

Marcos 7,31-37  

 

SÁBADO

Salmo 89(90)

Este salmo possui 4 estrofes. A alteração está na 1ª estrofe, com três versos. Atenção ao sinal da flexa. 2ª, 3ª e 4ª ambas com quatro versos.

 


Ó Senhor, vós fostes sempre um refúgio para nós.


Já bem antes que as montanhas fossem feitas+ ou a terra e o mundo se formassem,* desde sempre e para sempre vós sois Deus.

Vós fazeis voltar ao pó todo mortal,* quando dizeis: 'Voltai ao pó, filhos de Adão!' Pois mil anos para vós são como ontem,* qual vigília de uma noite que passou.

Eles passam como o sono da manhã,* são iguais à erva verde pelos campos: De manhã ela floresce vicejante,* mas à tarde é cortada e logo seca.

Ensinai-nos a contar os nossos dias,* e dai ao nosso coração sabedoria! Senhor, voltai-vos! Até quando tardareis? * Tende piedade e compaixão de vossos servos!


  ACLAMAÇÃO AO EVANGELHO


Aleluia, aleluia, aleluia aleluia! 
O homem não vive somente de pão mas de toda palavra da boca de Deus.


EVANGELHO

Marcos 8,1-10​  

 

 

 

CANTO DAS OFERENDAS:   BENDITO SEJAIS (Cindy Ferrarezi)  

Bendito sejais, Senhor, Deus do universo,       pelo pão que recebemos de vossa bondade, fruto da terra e do trabalho humano, que agora vos apresentamos e para nós se vai tornar pão da vida. Bendito seja Deus para sempre! Bendito seja Deus para sempre!                Bendito sejais, Senhor, Deus do universo,       pelo vinho que recebemos de vossa bondade, fruto da videira e do trabalho humano, que agora vos apresentamos e para nós se vai tornar vinho da salvação.

 

SANTO:

No meu canal do YouTube, Cindy Ferrarezi Ensina, gravei um vídeo explicando como tocar esse ritmo. Você quer aprender? Clique aqui

composição: Cindy Ferrarezi
Santo, Santo, Santo Senhor Deus do universo O céu e a terra proclamam vossa glória   Hosana nas alturas  Hosana nas alturas   Hosana, Hosana nas alturas   Bendito o que vem em nome do Senhor Hosana, Hosana nas alturas Hosana nas alturas Hosana nas alturas Hosana, Hosana nas alturas

CORDEIRO:

composição: Cindy Ferrarezi  

Cordeiro de Deus que tirais o pecado do mundo tende piedade de nós Cordeiro de Deus que tirais o pecado do mundo tende piedade de nós Cordeiro de Deus que tirais o pecado do mundo dai-nos a paz, a paz, a paz.

 

  COMUNHÃO: Você pode seguir a Antífona da Comunhão ou o Evangelho do dia.  

 

 

CANTO FINAL: À ESCOLHA    

Deixe um elogio ou uma sugestão.