Cindy Ferrarezi Uncategorized Salmos e Aclamações 4ª Semana do Tempo Comum

Salmos e Aclamações 4ª Semana do Tempo Comum

Salmos e Aclamações da 4ª Semana do Tempo Comum

      Segunda à Sábado

Ano Impar

  Olá amigos!

Entenda melhor porque as vezes o salmo que você procura não está no vídeo daquela semana.

Bem, os Salmos da Semana são divididos em Ano Par e Ano Ímpar.

Os vídeos no canal, começaram a ser postados no Ano Par (2020). Agora estamos gravando o Ano Ímpar (2021).

Os salmos da semana, na liturgia, se repetem de acordo com o ano, por isso os vídeos são gravados com os Salmos de Segunda à Sábado, para utilizarmos nos próximos anos.

Acontece que as vezes uma data específica cai em um determinado dia da semana e aí a liturgia muda de acordo com essas datas.

Exemplo:

Neste ano de 2021, o dia 2 de fevereiro, que é comemorado a Festa da Apresentação do Senhor, cai na 3ª feira, então haverá um salmo diferente, específico para este dia. Mas em 2023, esse dia cairá em uma 5ª feira.

A liturgia muda a cada ano, de acordo com o calendário. Compreende?

E para esta 4ª semana do Tempo Comum, teremos a Festa da Apresentação do Senhor (02 de fevereiro  Salmo 23 – Clique aqui) e a Aclamação ao Evangelho deste dia – Clique aqui.

Repertório Completo para a Apresentação do Senhor – Clique aqui

Agora que você já sabe que o salmo nestes dias são diferentes, deixarei aqui o vídeo com os Salmos da Semana de Segunda à Sábado e também o link da página aqui no site, com o salmo específico para estes dias.  

02 de fevereiro – Apresentação do Senhor . Festa  

Você também irá encontrar sugestões de músicas para a missa.

Deus abençoe você, seu ministério e sua comunidade!

 

Antífona de Entrada:  Salvai-nos, Senhor nosso Deus, reuni vossos filhos dispersos pelo mundo, para que celebremos o vosso santo nome e nos gloriemos em seu louvor. (Sl 105, 47)

 

ENTRADA: Ó SENHOR SALVA TEUS FILHOS (mesma melodia do domingo anterior, muda somente a letra do refrão. Gravei esse áudio para facilitar os estudos. Vídeo abaixo)

Letra e Música: Pe. Ney Brasil Pereira

Ó Senhor salva teus filhos e reúne os espalhados para que te celebremos nós, em ti, glorificados. 1. Venham todos, com alegria,  aclamar nosso Senhor,  caminhando ao seu encontro,  proclamando seu louvor.  Ele é o Rei dos reis   e dos deuses o maior. 2. Tudo é dele: abismos, montes,   mar e terra ele formou. De joelhos adoremos este Deus que nos criou, pois nós somos seu rebanho  e Ele é nosso Pastor. 3. Ninguém feche o coração, escutemos sua voz. Não sejamos tão ingratos,  tal e qual nossos avós. Mereçamos o que Ele tem guardado para nós. 4. Glória ao Pai que nos acolhe e a seu Filho Salvador.  Igualmente, demos glória  ao Espírito de Amor.  Hoje e sempre, eternamente,  cantaremos seu louvor.

ATO PENITENCIAL: Senhor que sois o caminho que leva ao Pai

melodia: Cindy Ferrarezi
  
1-Senhor que sois o caminho que leva ao Pai, tende piedade de nós. Kyrie, Kyrie, Kyrie eleison Kyrie, Kyrie, Kyrie eleison        2-Cristo, que sois a verdade que ilumina os povos, tende piedade de nós. Christe, Christe, Christe eleison Christe, Christe, Christe eleison    3-Senhor, que sois a vida que renova o mundo, tende piedade de nós Kyrie, Kyrie, Kyrie eleison  Kyrie, Kyrie, Kyrie eleison
No meu canal Cindy Ferrarezi Ensina, gravei um vídeo explicando como tocar este ritmo. Você quer aprender? Clique aqui

 

SALMOS e ACLAMAÇÃO AO EVANGELHO: Segunda à Sábado

 

 

2ª FEIRA

Salmo 30(31)


Fortalecei os corações, vós que ao Senhor vos confiais!


Como é grande, ó Senhor, vossa bondade, * que reservastes para aqueles que vos temem! Para aqueles que em vós se refugiam, * mostrando, assim, o vosso amor perante os homens.

Na proteção de vossa face os defendeis * bem longe das intrigas dos mortais. No interior de vossa tenda os escondeis, * protegendo-os contra as línguas maldizentes.

Seja bendito o Senhor Deus, que me mostrou * seu grande amor numa cidade protegida!

Eu que dizia quando estava perturbado: * 'Fui expulso da presença do Senhor!' Vejo agora que ouvistes minha súplica, * quando a vós eu elevei o meu clamor.

Amai o Senhor Deus, seus santos todos, + ele guarda com carinho seus fiéis, * mas pune os orgulhosos com rigor.

 

ACLAMAÇÃO AO EVANGELHO


Aleluuia, aleluuia! 
Um grande profeta surgiu, surgiu entre nós e Deus visitou o seu povo, aleluia!

EVANGELHO Marcos 5,1-20  

 

3ª FEIRA

Salmo 21(22)


Todos aqueles que vos buscam, hão de louvar-vos, ó Senhor.

Sois meu louvor em meio à grande assembleia; * cumpro meus votos ante aqueles que vos temem! Vossos pobres vão comer e saciar-se, + e os que procuram o Senhor o louvarão;* 'Seus corações tenham a vida para sempre!'


Lembrem-se disso os confins de toda a terra,* para que voltem ao Senhor e se convertam, e se prostrem, adorando, diante dele* todos os povos e as famílias das nações. Somente a ele adorarão os poderosos,* e os que voltam para o pó o louvarão.


Para ele há de viver a minha alma,* toda a minha descendência há de servi-lo; às futuras gerações anunciará* o poder e a justiça do Senhor; ao povo novo que há de vir, ela dirá:* 'Eis a obra que o Senhor realizou!'
ACLAMAÇÃO AO EVANGELHO

Aleluuia, aleluuia!
O Cristo tomou sobre si nossas dores carregou em seu corpo nossas fraquezas.

EVANGELHO Marcos 5,21-43  

 

4ª FEIRA

Salmo 102 (103)


O amor do Senhor por quem o respeita, é de sempre e para sempre


Bendize, ó minha alma, ao Senhor, * e todo o meu ser, seu santo nome! Bendize, ó minha alma, ao Senhor, * não te esqueças de nenhum de seus favores!


Como um pai se compadece de seus filhos, * o Senhor tem compaixão dos que o temem. Porque sabe de que barro somos feitos, * e se lembra que apenas somos pó.


Mas o amor do Senhor Deus por quem o teme * é de sempre e perdura para sempre; e também sua justiça se estende * por gerações até os filhos de seus filhos, + aos que guardam fielmente sua Aliança.


  ACLAMAÇÃO AO EVANGELHO


Aleluuia, aleluuia!
Minhas ovelhas escutam minha voz eu as conheço e elas me seguem.

EVANGELHO Marcos 6,1-6  

 

5ª FEIRA

Salmo 47(48)

Este salmo possui 4 estrofes, ambas com quatro versos. Sem alterações.


Recordamos, ó Senhor, vossa bondade emmeio ao vosso templo.


Grande é o Senhor e muito digno de louvores * na cidade onde ele mora; seu Monte santo, esta colina encantadora * é a alegria do universo.


Monte Sião, no extremo norte situado, * és a mansão do grande Rei! Deus revelou-se em suas fortes cidadelas * um refúgio poderoso.


Como ouvimos dos antigos, contemplamos: * Deus habita esta cidade, a cidade do Senhor onipotente, * que ele a guarde eternamente!


Recordamos, Senhor Deus, vossa bondade * em meio ao vosso templo; com vosso nome vai também vosso louvor * aos confins de toda a terra.


  ACLAMAÇÃO AO EVANGELHO


Aleluuia, aleluuia!

Convertei-vos e crede no Evangelho, pois, o Reino de Deus está chegando!

EVANGELHO Marcos 6,7-13  

 

6ª FEIRA

Salmo 26 (27)


O Senhor é minha luz e salvação!


O Senhor é minha luz e salvação; * de quem eu terei medo? O Senhor é a proteção da minha vida; * perante quem eu tremerei?


Se contra mim um exército se armar, * não temerá meu coração; se contra mim uma batalha estourar, * mesmo assim confiarei.


Pois um abrigo me dará sob o seu teto * nos dias da desgraça; no interior de sua tenda há de esconder-me * e proteger-me sobre a rocha.


Senhor, é vossa face que eu procuro; * não me escondais a vossa face! Não afasteis em vossa ira o vosso servo, + sois vós o meu auxílio! * Não me esqueçais nem me deixeis abandonado.


  ACLAMAÇÃO AO EVANGELHO


Aleluuia, aleluuia!
Felizes os que observam a Palavra do Senhor de reto coração e que produzem muitos frutos, até o fim perseverantes!

EVANGELHO Marcos 6,14-29  

 

SÁBADO

Salmo 22(23)

No meu canal no YouTube tenho este salmo gravado, completo. Melodia Ir. Miria Kolling. Para ver basta clicar aqui


O Senhor é o pastor que me conduz, não me falta coisa alguma.


O Senhor é o pastor que me conduz;* não me falta coisa alguma. Pelos prados e campinas verdejantes* ele me leva a descansar. Para as águas repousantes me encaminha,* e restaura as minhas forças.


Ele me guia no caminho mais seguro,* pela honra do seu nome. Mesmo que eu passe pelo vale tenebroso,* nenhum mal eu temerei. Estais comigo com bastão e com cajado,* eles me dão a segurança!


Preparais à minha frente uma mesa,* bem à vista do inimigo; com óleo vós ungis minha cabeça,* e o meu cálice transborda.


Felicidade e todo bem hão de seguir-me,* por toda a minha vida; e, na casa do Senhor, habitarei* pelos tempos infinitos.


  ACLAMAÇÃO AO EVANGELHO (igual 4ª feira)


Aleluuia, aleluuia!
Minhas ovelhas escutam minha voz
eu as conheço e elas me seguem.

EVANGELHO Marcos 6,30-34    

 

 

 

CANTO DAS OFERENDAS:

 

BENDITO SEJAIS (Cindy Ferrarezi)  

Bendito sejais, Senhor, Deus do universo,       pelo pão que recebemos de vossa bondade, fruto da terra e do trabalho humano, que agora vos apresentamos e para nós se vai tornar pão da vida. Bendito seja Deus para sempre! Bendito seja Deus para sempre!                Bendito sejais, Senhor, Deus do universo,       pelo vinho que recebemos de vossa bondade, fruto da videira e do trabalho humano, que agora vos apresentamos e para nós se vai tornar vinho da salvação.

 

SANTO: No meu canal do YouTube, Cindy Ferrarezi Ensina, gravei um vídeo explicando como tocar esse ritmo. Você quer aprender? Clique aqui

composição: Cindy Ferrarezi
Santo, Santo, Santo Senhor Deus do universo O céu e a terra proclamam vossa glória   Hosana nas alturas  Hosana nas alturas   Hosana, Hosana nas alturas   Bendito o que vem em nome do Senhor Hosana, Hosana nas alturas Hosana nas alturas Hosana nas alturas Hosana, Hosana nas alturas

CORDEIRO:

composição: Cindy Ferrarezi  

Cordeiro de Deus que tirais o pecado do mundo tende piedade de nós Cordeiro de Deus que tirais o pecado do mundo tende piedade de nós Cordeiro de Deus que tirais o pecado do mundo dai-nos a paz, a paz, a paz.

 

COMUNHÃO:

Você pode seguir a Antífona da Comunhão ou o Evangelho do dia.  

 

 

CANTO FINAL: À ESCOLHA

 

 Você quer o REPERTÓRIO COMPLETO para a 1ª sexta-feira? Clique aqui

 

Deixe um elogio ou uma sugestão.