Salmos e Aclamações 3ª Semana do Tempo Comum

Salmos e Aclamações da 3ª Semana do Tempo Comum

      Segunda à Sábado

Ano Impar

  Olá amigos!

 

Entenda melhor porque as vezes o salmo que você procura não está no vídeo daquela semana.

Bem, os Salmos da Semana são divididos em Ano Par e Ano Ímpar.

Os vídeos no canal, começaram a ser postados no Ano Par (2020).

Agora estamos gravando o Ano Ímpar (2021).

Os salmos da semana, na liturgia, se repetem de acordo com o ano, por isso os vídeos são gravados com os Salmos de Segunda à Sábado, para utilizarmos nos próximos anos.

Acontece que as vezes uma data específica cai em um determinado dia da semana e aí a liturgia muda de acordo com essas datas.

Exemplo:

Neste ano de 2021, o dia 25 de janeiro, que é comemorado a Festa da Conversão de São Paulo Apóstolo, cai na 2ª feira, então haverá um salmo diferente, específico para este dia. Mas em 2023, esse dia cairá em uma 4ª feira.

A liturgia muda a cada ano, de acordo com o calendário. Compreende?

E para esta 3ª semana do Tempo Comum, temos além da Conversão de São Paulo Apóstolo (25 de janeiro – Clique aqui) , também a memória dos bispos São Timóteo e São Tito (26 de janeiro – Clique aqui).

Agora que você já sabe que o salmo nestes dias são diferentes, deixarei aqui o vídeo com os Salmos da Semana de Segunda à Sábado e também o link da página aqui no site, com o salmo específico para estes dias.  

25 de janeiro – Conversão de São Paulo, Apóstolo .

Festa 26 de janeiro – São Timóteo e São Tito, bispos . Memória  

 
 

Antífona de Entrada: Cantai ao Senhor um canto novo, cantai ao Senhor, ó terra inteira; esplendor, majestade e beleza brilham no seu templo santo.  

 

ENTRADA: CANTO NOVO AO SENHOR QUE É DEUS

(mesma melodia do domingo anterior, muda somente a letra do refrão. Gravei esse áudio para facilitar os estudos. Vídeo abaixo)

 

Letra e Música: Pe. Ney Brasil Pereira

Canto novo ao Senhor que é Deus, canta agora o terra inteira, no seu santo tempo brilham majestade e beleza! 1. Venham todos, com alegria,  aclamar nosso Senhor,  caminhando ao seu encontro,  proclamando seu louvor.  Ele é o Rei dos reis   e dos deuses o maior. 2. Tudo é dele: abismos, montes,   mar e terra ele formou. De joelhos adoremos este Deus que nos criou, pois nós somos seu rebanho  e Ele é nosso Pastor. 3. Ninguém feche o coração, escutemos sua voz. Não sejamos tão ingratos,  tal e qual nossos avós. Mereçamos o que Ele tem guardado para nós. 4. Glória ao Pai que nos acolhe e a seu Filho Salvador.  Igualmente, demos glória  ao Espírito de Amor.  Hoje e sempre, eternamente,  cantaremos seu louvor.

  ATO PENITENCIAL: Senhor que sois o caminho que leva ao Pai

melodia: Cindy Ferrarezi
  
1-Senhor que sois o caminho que leva ao Pai, tende piedade de nós. Kyrie, Kyrie, Kyrie eleison Kyrie, Kyrie, Kyrie eleison        2-Cristo, que sois a verdade que ilumina os povos, tende piedade de nós. Christe, Christe, Christe eleison Christe, Christe, Christe eleison    3-Senhor, que sois a vida que renova o mundo, tende piedade de nós Kyrie, Kyrie, Kyrie eleison  Kyrie, Kyrie, Kyrie eleison
No meu canal Cindy Ferrarezi Ensina, gravei um vídeo explicando como tocar este ritmo. Você quer aprender? Clique aqui

 

2ª FEIRA Salmo 97(98) 

No meu canal no YouTube, tenho um vídeo com este salmo na melodia da irmã Miria Kolling. Você quer ver? Clique aqui!

Este salmo é composto por 4 estrofes, ambas com 4 versos. Sem alterações.

Cantai ao Senhor Deus um canto novo,* porque ele fez prodígios! Cantai ao Senhor Deus um canto novo,* porque ele fez prodígios! Sua mão e o seu braço forte e santo* alcançaram-lhe a vitória. O Senhor fez conhecer a salvação,* e às nações, sua justiça; recordou o seu amor sempre fiel* pela casa de Israel. Os confins do universo contemplaram* da salvação do nosso Deus. aclamai o Senhor Deus, ó terra inteira,* alegrai-vos e exultai! Cantai salmos ao Senhor ao som da harpa* e da cítara suave! Aclamai, com os clarins e as trombetas,* ao Senhor, o nosso Rei!

  ACLAMAÇÃO AO EVANGELHO

Aleluia, Aleluia. Jesus Cristo, Salvador, destruiu o mal e a morte: fez brilhar pelo Evangelho a luz e a vida imperecíveis.


EVANGELHO

Marcos 3,22-30  

 

3ª FEIRA Salmo 39(40)

Este salmo é composto por 4 estrofes. A melodia será para 2 versos. Depois repete a mesma melodia. Atenção as alterações.

Eis que venho fazer, com prazer, a vossa vontade, Senhor! Esperando, esperei no Senhor, * e inclinando-se, ouviu meu clamor. Canto novo ele pôs em meus lábios, * um poema em louvor ao Senhor. Sacrifício e oblação não quisestes,* mas abristes, Senhor, meus ouvidos; não pedistes ofertas nem vítimas,+ holocaustos por nossos pecados,* E então eu vos disse: 'Eis que venho!' Boas-novas de vossa justiça + anunciei numa grande assembleia; * vós sabeis: não fechei os meus lábios! Proclamei toda a vossa justiça, + sem retê-la no meu coração; * vosso auxílio e lealdade narrei. Não calei vossa graça e verdade * na presença da grande assembleia.

    ACLAMAÇÃO AO EVANGELHO

Aleluia, Aleluia. Eu te bendigo, ó Pai, que escondestes os mistérios do Reino, aos sábios e entendidos, e aos pequenos com amor revelastes.


EVANGELHO

Marcos 3,31-35  

 

4ª FEIRA

Salmo 109(110) para este salmo tem um vídeo gravado no meu canal, com a melodia da irmã Miria. Quer ver? Clique aqui

Este salmo possui quatro estrofes, todas com quatro versos.  

Tu és eternamente sacerdote segundo a ordem do rei Melquisedec! Palavra do Senhor ao meu Senhor:* 'Assenta-te ao lado meu direito até que eu ponha os inimigos teus* como escabelo por debaixo de teus pés!' O Senhor estenderá desde Sião + vosso cetro de poder, pois Ele diz:* 'Domina com vigor teus inimigos; 'Domina com vigor teus inimigos; tu és príncipe desde o dia em que nasceste; + na glória e esplendor da santidade,* como o orvalho, antes da aurora, eu te gerei!' como o orvalho, antes da aurora, eu te gerei!' Jurou o Senhor e manterá sua palavra: + 'Tu és sacerdote eternamente,* segundo a ordem do rei Melquisedec!' segundo a ordem do rei Melquisedec!'

    ACLAMAÇÃO AO EVANGELHO

Aleluia, Aleluia. Semente é de Deus a Palavra, o Cristo é o semeador todo aquele que o encontra, vida eterna encontrou

EVANGELHO

Marcos 4,1-20  

 

5ª FEIRA

Salmo 23(24)

Este salmo possui quatro estrofes, ambas com 4 versos. Sem alterações.

É assim a geração dos que buscam vossa face, ó Senhor, Deus de Israel. Ao Senhor pertence a terra e o que ela encerra,* o mundo inteiro com os seres que o povoam; porque ele a tornou firme sobre os mares,* e sobre as águas a mantém inabalável. 'Quem subirá até o monte do Senhor,* quem ficará em sua santa habitação?' 'Quem tem mãos puras e inocente coração,* quem não dirige sua mente para o crime. Sobre este desce a bênção do Senhor* e a recompensa de seu Deus e Salvador'. 'É assim a geração dos que o procuram,* e do Deus de Israel buscam a face'.

ACLAMAÇÃO AO EVANGELHO

Aleluia, Aleluia. Vossa Palavra é uma luz para os meus passos e uma lâmpada emmeu caminho.


EVANGELHO

Marcos 4,21-25  

 

6ª FEIRA

Salmo 36(37)

No meu canal no Youtube, tenho um vídeo com este salmo completo. Você quer ver? Clique aqui!

Este salmo possui 4 estrofes. 1ª, 2ª e 3ª com quatro versos. A 4ª tem cinco versos atenção ao sinal da flexa.

A salvação de quem é justo, vem de Deus! Confia no Senhor e faze o bem, * e sobre a terra habitarás em segurança. Coloca no Senhor tua alegria, * e ele dará o que pedir teu coração. Deixa aos cuidados do Senhor o teu destino; * confia nele, e com certeza ele agirá. Fará brilhar tua inocência como a luz, * e o teu direito, como o sol do meio-dia. É o Senhor quem firma os passos dos mortais * e dirige o caminhar dos que lhe agradam; mesmo se caem, não irão ficar prostrados,* pois é o Senhor quem os sustenta pela mão. A salvação dos piedosos vem de Deus; * ele os protege nos momentos de aflição. O Senhor lhes dá ajuda e os liberta, + defende-os e protege-os contra os ímpios, * e os guarda porque nele confiaram.

  ACLAMAÇÃO AO EVANGELHO

Aleluia, Aleluia. Eu te louvo, ó Pai Santo, Deus do céu, Senhor da terra. Os mistérios do teu Reino aos pequenos, Pai, revelas


​EVANGELHO

Marcos 4,26-34  

 

SÁBADO

Lucas 1,69-70

Este salmo possui três estrofes. 1ª e 2ª com quatro versos. Atenção ao sinal da flexa na 3ª estrofe, com cinco versos.

 

Bendito seja o Senhor Deus de Israel, porque a seu povo visitou e libertou! Fez surgir um poderoso Salvador * na casa de Davi, seu servidor, como falara pela boca de seus santos, * os profetas desde os tempos mais atigos. - para salvar-nos do poder dos inimigos * e da mão de todos quantos nos odeiam. - Assim mostrou misericórdia a nossos pais, * recordando a sua santa Aliança. - e o juramento a Abraão, o nosso pai, * de conceder-nos que, libertos do inimigo, = a ele nós sirvamos sem temor + em santidade e em justiça diante dele, * enquanto perdurarem nossos dias.

  ACLAMAÇÃO AO EVANGELHO

Aleluia, Aleluia. Deus o mundo tanto amou, que lhe deu seu próprio Filho, para que todo o que nele crer, encontre a vida eterna.

EVANGELHO

Marcos 4,35-41    

 

 

  CANTO DAS OFERENDAS: BENDITO SEJAIS (Cindy Ferrarezi)  

Bendito sejais, Senhor, Deus do universo,       pelo pão que recebemos de vossa bondade, fruto da terra e do trabalho humano, que agora vos apresentamos e para nós se vai tornar pão da vida. Bendito seja Deus para sempre! Bendito seja Deus para sempre!                Bendito sejais, Senhor, Deus do universo,       pelo vinho que recebemos de vossa bondade, fruto da videira e do trabalho humano, que agora vos apresentamos e para nós se vai tornar vinho da salvação.

 

SANTO: No meu canal do YouTube, Cindy Ferrarezi Ensina, gravei um vídeo explicando como tocar esse ritmo. Você quer aprender? Clique aqui

composição: Cindy Ferrarezi
Santo, Santo, Santo Senhor Deus do universo O céu e a terra proclamam vossa glória   Hosana nas alturas  Hosana nas alturas   Hosana, Hosana nas alturas   Bendito o que vem em nome do Senhor Hosana, Hosana nas alturas Hosana nas alturas Hosana nas alturas Hosana, Hosana nas alturas

CORDEIRO:

composição: Cindy Ferrarezi  

Cordeiro de Deus que tirais o pecado do mundo tende piedade de nós Cordeiro de Deus que tirais o pecado do mundo tende piedade de nós Cordeiro de Deus que tirais o pecado do mundo dai-nos a paz, a paz, a paz.

 

 

 

 

COMUNHÃO: Segue a Antífona ou o Evangelho do dia  

 

 

 

 

CANTO FINAL: À ESCOLHA