Pular para o conteúdo

Dica para o Salmista Importante

Dica para o Salmista Importante

image_pdfPDF (somente letra)

Como o instrumentista deve acompanhar o Salmista?

A dica de hoje o tirada das instruções do missal romano é para os instrumentistas.

Quando vamos acompanhar os salmistas é importante entendermos que estamos acompanhando uma oração e não uma outra música. Na hora do refrão, pode sim todos os instrumentos acompanhar. Porém na hora das estrofes, quando somente o salmista canta, deve ser escolhido somente um instrumento para fazer esse acompanhamento.

 

Se no seu ministério, no seu grupo de música, tem um teclado, um violão escolha somente para te acompanhar. Vou dar um exemplo: ficando a primeira estrofe do salmo de hoje. A gente dever dar a tonalidade para o salmista, ele vai cantar a frase, a gente vai dar as próximas notas de acordo com as palavras dentro do compasso. “Ó Senhor ouvi a minha justa causa, escutai e me atentei o meu clamor” Observe que eu canto primeiro para depois entrar na nota. “Inclinai Vosso ouvido a minha prece, pois não existe falsidade nos meus lábios.”

E entre um acorde outro repare também que eu não fico fazendo ritmo eu não fico fazendo detalhes eu não fico dedilhando, lembrando é uma cantilação, então o que deve aparecer é a voz do salmista que está proclamando a palavra. Então o instrumento seja violão ou teclado ele tem que ser bem sutil é mais para dar uma base para o salmista.

Para concluir este artigo sugiro que assista o vídeo abaixo para ouvir a explicação.